Anna Muylaert, diretora de Que Horas Ela Volta?, é um dos nomes confirmados na comissão.
A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta terça-feira, 11/06, os nomes da comissão responsável por escolher o longa brasileiro que disputará uma vaga para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro na 92ª edição da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, marcada para o dia 9 de fevereiro de 2020.
Entre os nove integrantes da Comissão Especial de Seleção, estão: a cineasta Anna Muylaert, que representou o Brasil com Que Horas Ela Volta?; David Schurmann, diretor de Pequeno Segredo, representante do Brasil no Oscar 2017; o diretor de fotografia Walter Carvalho; o cineasta Zelito Viana; as produtoras Sara Silveira e Vania Catani; o roteirista Mikael de Albuquerque, de A Glória e a Graça; o crítico e fundador do festival É Tudo Verdade, Amir Labaki; e a diretora do Festival do Rio, Ilda Santiago.
Além dos membros titulares, compõem a comissão de suplentes: o distribuidor e produtor Marcio Fraccaroli e a documentarista e produtora Adriana Dutra. “A comissão representa a pluralidade da produção audiovisual brasileira”, disse Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema.
Na última edição, o Brasil estava na disputa com O Grande Circo Místico, dirigido por Cacá Diegues, mas não conseguiu uma vaga na premiação. Vale lembrar que a última vez que o Brasil concorreu na categoria de melhor filme estrangeiro foi em 1999, com Central do Brasil; e em 2008, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, ficou entre os nove semifinalistas.
Foto: Igor Pires/PressPhoto.