Confira os melhores momentos do Oscar 2016

por: Cinevitor

atoresoscarPremiados: Mark Rylance, Brie Larson, Leonardo DiCaprio e Alicia Vikander.

O dia mais esperado para os amantes da sétima arte foi repleto de surpresas. Encerrando a temporada de premiações, o Oscar apresentou os melhores do ano, segundo os votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, neste domingo, 28/02, no Dolby Theatre, em Los Angeles.

88ª edição do prêmio mais importante do cinema consagrou Leonardo DiCaprio como melhor ator, depois de seis indicações. Sylvester Stallone, que liderava as apostas para melhor ator coadjuvante, perdeu a estatueta dourada para Mark Rylance, de Ponte dos Espiões.

Confira os melhores momentos do Oscar 2016:

CHRIS ROCK

O apresentador deste ano, Chris Rock, começou a cerimônia polemizando. Com sarcasmo, o comediante discursou sobre o boicote à premiação adotado por algumas celebridades, como Spike Lee e Jada Pinkett Smith, por causa da falta de indicados negros nas principais categorias. “Por que não protestamos antes? Porque tínhamos coisas mais importantes para protestar”, disse o mestre de cerimônias. E completou: “Nem tudo é sexismo, racismo. Você quer diversidade? Nós temos!”. Mesmo irônico, Chris também mandou seu recado: “Os atores negros precisam ter as mesmas oportunidades que os brancos”.

chrisrockoscar

A GAROTA DINAMARQUESA

Ao ser anunciada por J.K. Simmons como a melhor atriz coadjuvante, Alicia Vikander subiu ao palco emocionada e agradeceu seu colega Eddie Redmayne, do filme A Garota Dinamarquesa: “Obrigada por ser o melhor parceiro em cena. Eu não poderia ter feito isso sem você”.

aliciaatriz

O GRANDE CAMPEÃO

Apesar de não ser premiado nas principais categorias, Mad Max: Estrada da Fúria se tornou o grande campeão do Oscar 2016, vencendo em seis categorias. A primeira estatueta para o filme, de melhor figurino, foi entregue por Cate Blanchett. Logo depois, o longa, dirigido por George Miller, ganhou um prêmio atrás do outro: edição, cabelo e maquiagem, design de produção, edição de som e mixagem de som. Na foto, Margaret Sixel, editora do filme, recebe a estatueta dourada.

madmaxpremios

TALENTO

O mexicano Emmanuel Lubezki entrou para a história do Oscar. O motivo? Pelo terceiro ano consecutivo foi premiado na categoria de melhor fotografia. Em 2014 levou por Gravidade; no ano passado, por Birdman; e neste ano, seu impecável trabalho em O Regresso, lhe rendeu mais uma estatueta dourada para a coleção.

fotografiaoscar

DIVERSÃO

Os jovens atores Jacob Tremblay, de O Quarto de Jack, e Abraham Attah, de Beasts of No Nation, subiram ao palco para apresentar o prêmio de melhor curta-metragem, que foi entregue para o britânico Stutterer. Outro destaque da cerimônia foi a presença dos personagens C-3PO, R2-D2 e BB-8, de Star Wars: O Despertar da Força, que alegraram o público, assim como os Minions, que apresentaram o vencedor na categoria de melhor curta-metragem de animação. Ainda no mundo animado, Woody e Buzz Lightyear, de Toy Story, aproveitaram a premiação para celebrar os 20 anos do primeiro filme. Os personagens anunciaram o prêmio de melhor animação, que ficou para Divertida Mente, deixando o brasileiro O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, para trás.

jacoboscar

SURPRESA

Quando Patricia Arquette subiu ao palco para anunciar o melhor ator coadjuvante, todos esperavam que Sylvester Stallone, depois de três indicações, finalmente faria seu discurso de agradecimento com a estatueta dourada em mãos. Mas, isso, infelizmente não aconteceu. Para a surpresa de muitos, Mark Rylance, de Ponte dos Espiões, que apareceu como favorito e depois perdeu forças, acabou levando o prêmio pra casa.

markoscar

EMOÇÃO

Lady Gaga, mais uma vez, emocionou o público com sua apresentação. A cantora, que foi anunciada por Joe Biden, vice-presidente dos Estados Unidos, interpretou a música Til It Happens To You, indicada a melhor canção original pelo documentário The Hunting Ground, que fala sobre a onda de ataques sexuais em universidades americanas. A plateia ficou comovida e não segurou as lágrimas. Porém, a estatueta dourada foi entregue a Sam Smith, intérprete e compositor da música Writing’s On The Wall, do filme 007 Contra Spectre. O cantor dedicou o prêmio à toda comunidade LGBT do mundo: “Eu estou aqui nesta noite como um homem gay orgulhoso e espero que todos nós possamos estar juntos com igualdade um dia”.

ladygagashow

smithoscar

MADE IN ITALY

Um dos momentos mais emocionantes da premiação foi quando o compositor italiano Ennio Morricone, de 87 anos, conhecido por seus trabalhos em diversos faroestes de sucesso, subiu ao palco para receber o Oscar de melhor trilha sonora original por Os Oito Odiados, filme de Quentin Tarantino. Muito emocionado, ele chorou e fez seu discurso em italiano: “Não podemos ter uma trilha fabulosa sem um filme fabuloso”.

morriconepremio

A FAVORITA

Depois de J.J. Abrams anunciar Alejandro González Iñárritu como o melhor diretor pelo filme O Regresso, Eddie Redmayne subiu ao palco para entregar o prêmio de melhor atriz para Brie Larson, de O Quarto de Jack. Favorita desde o anúncio dos indicados, a vencedora não escondeu a emoção e agradeceu a parceria do jovem ator Jacob Tremblay, seu colega de cena.

brieatriz

DISCURSO ECOLÓGICO

O prêmio de melhor ator era um dos mais esperados da noite. Quando Julianne Moore abriu o envelope e anunciou Leonardo DiCaprio como o grande vencedor, a plateia aplaudiu de pé. Depois de seis indicações, DiCaprio finalmente recebeu seu primeiro Oscar. Em seu discurso, o ator falou sobre as consequências das mudanças climáticas, causa que ele defende há anos: “A mudança climática é real e está acontecendo agora. É a ameaça mais urgente para toda a nossa espécie, e precisamos trabalhar juntos e parar de procrastinar. Precisamos apoiar os líderes do mundo todo que falam para a humanidade e não para os grandes poluidores”.

dicaprioator

MELHOR FILME

O último e mais importante prêmio do Oscar, o de melhor filme, foi anunciado pelo veterano Morgan Freeman. Spotlight: Segredos Revelados, que fala sobre casos de pedofilia na Igreja Católica, desbancou o favorito O Regresso e levou pra casa a estatueta dourada mais cobiçada da cerimônia.

spotlightfilme

Clique aqui e confira os vencedores do Oscar 2016.

Fotos: Frederic J. Brown e Kevin Winter/Divulgação.

Comentários