Premiados: Mark Rylance, Brie Larson, Leonardo DiCaprio e Alicia Vikander.
O dia mais esperado para os amantes da sétima arte foi repleto de surpresas. Encerrando a temporada de premiações, o Oscar apresentou os melhores do ano, segundo os votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, neste domingo, 28/02, no Dolby Theatre, em Los Angeles.
A 88ª edição do prêmio mais importante do cinema consagrou Leonardo DiCaprio como melhor ator, depois de seis indicações. Sylvester Stallone, que liderava as apostas para melhor ator coadjuvante, perdeu a estatueta dourada para Mark Rylance, de Ponte dos Espiões.
Confira os melhores momentos do Oscar 2016:
CHRIS ROCK
O apresentador deste ano, Chris Rock, começou a cerimônia polemizando. Com sarcasmo, o comediante discursou sobre o boicote à premiação adotado por algumas celebridades, como Spike Lee e Jada Pinkett Smith, por causa da falta de indicados negros nas principais categorias. “Por que não protestamos antes? Porque tínhamos coisas mais importantes para protestar”, disse o mestre de cerimônias. E completou: “Nem tudo é sexismo, racismo. Você quer diversidade? Nós temos!”. Mesmo irônico, Chris também mandou seu recado: “Os atores negros precisam ter as mesmas oportunidades que os brancos”.
A GAROTA DINAMARQUESA
Ao ser anunciada por J.K. Simmons como a melhor atriz coadjuvante, Alicia Vikander subiu ao palco emocionada e agradeceu seu colega Eddie Redmayne, do filme A Garota Dinamarquesa: “Obrigada por ser o melhor parceiro em cena. Eu não poderia ter feito isso sem você”.
O GRANDE CAMPEÃO
Apesar de não ser premiado nas principais categorias, Mad Max: Estrada da Fúria se tornou o grande campeão do Oscar 2016, vencendo em seis categorias. A primeira estatueta para o filme, de melhor figurino, foi entregue por Cate Blanchett. Logo depois, o longa, dirigido por George Miller, ganhou um prêmio atrás do outro: edição, cabelo e maquiagem, design de produção, edição de som e mixagem de som. Na foto, Margaret Sixel, editora do filme, recebe a estatueta dourada.
TALENTO
O mexicano Emmanuel Lubezki entrou para a história do Oscar. O motivo? Pelo terceiro ano consecutivo foi premiado na categoria de melhor fotografia. Em 2014 levou por Gravidade; no ano passado, por Birdman; e neste ano, seu impecável trabalho em O Regresso, lhe rendeu mais uma estatueta dourada para a coleção.
DIVERSÃO
Os jovens atores Jacob Tremblay, de O Quarto de Jack, e Abraham Attah, de Beasts of No Nation, subiram ao palco para apresentar o prêmio de melhor curta-metragem, que foi entregue para o britânico Stutterer. Outro destaque da cerimônia foi a presença dos personagens C-3PO, R2-D2 e BB-8, de Star Wars: O Despertar da Força, que alegraram o público, assim como os Minions, que apresentaram o vencedor na categoria de melhor curta-metragem de animação. Ainda no mundo animado, Woody e Buzz Lightyear, de Toy Story, aproveitaram a premiação para celebrar os 20 anos do primeiro filme. Os personagens anunciaram o prêmio de melhor animação, que ficou para Divertida Mente, deixando o brasileiro O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, para trás.
SURPRESA
Quando Patricia Arquette subiu ao palco para anunciar o melhor ator coadjuvante, todos esperavam que Sylvester Stallone, depois de três indicações, finalmente faria seu discurso de agradecimento com a estatueta dourada em mãos. Mas, isso, infelizmente não aconteceu. Para a surpresa de muitos, Mark Rylance, de Ponte dos Espiões, que apareceu como favorito e depois perdeu forças, acabou levando o prêmio pra casa.
EMOÇÃO
Lady Gaga, mais uma vez, emocionou o público com sua apresentação. A cantora, que foi anunciada por Joe Biden, vice-presidente dos Estados Unidos, interpretou a música Til It Happens To You, indicada a melhor canção original pelo documentário The Hunting Ground, que fala sobre a onda de ataques sexuais em universidades americanas. A plateia ficou comovida e não segurou as lágrimas. Porém, a estatueta dourada foi entregue a Sam Smith, intérprete e compositor da música Writing’s On The Wall, do filme 007 Contra Spectre. O cantor dedicou o prêmio à toda comunidade LGBT do mundo: “Eu estou aqui nesta noite como um homem gay orgulhoso e espero que todos nós possamos estar juntos com igualdade um dia”.
MADE IN ITALY
Um dos momentos mais emocionantes da premiação foi quando o compositor italiano Ennio Morricone, de 87 anos, conhecido por seus trabalhos em diversos faroestes de sucesso, subiu ao palco para receber o Oscar de melhor trilha sonora original por Os Oito Odiados, filme de Quentin Tarantino. Muito emocionado, ele chorou e fez seu discurso em italiano: “Não podemos ter uma trilha fabulosa sem um filme fabuloso”.
A FAVORITA
Depois de J.J. Abrams anunciar Alejandro González Iñárritu como o melhor diretor pelo filme O Regresso, Eddie Redmayne subiu ao palco para entregar o prêmio de melhor atriz para Brie Larson, de O Quarto de Jack. Favorita desde o anúncio dos indicados, a vencedora não escondeu a emoção e agradeceu a parceria do jovem ator Jacob Tremblay, seu colega de cena.
DISCURSO ECOLÓGICO
O prêmio de melhor ator era um dos mais esperados da noite. Quando Julianne Moore abriu o envelope e anunciou Leonardo DiCaprio como o grande vencedor, a plateia aplaudiu de pé. Depois de seis indicações, DiCaprio finalmente recebeu seu primeiro Oscar. Em seu discurso, o ator falou sobre as consequências das mudanças climáticas, causa que ele defende há anos: “A mudança climática é real e está acontecendo agora. É a ameaça mais urgente para toda a nossa espécie, e precisamos trabalhar juntos e parar de procrastinar. Precisamos apoiar os líderes do mundo todo que falam para a humanidade e não para os grandes poluidores”.
MELHOR FILME
O último e mais importante prêmio do Oscar, o de melhor filme, foi anunciado pelo veterano Morgan Freeman. Spotlight: Segredos Revelados, que fala sobre casos de pedofilia na Igreja Católica, desbancou o favorito O Regresso e levou pra casa a estatueta dourada mais cobiçada da cerimônia.
Clique aqui e confira os vencedores do Oscar 2016.
Fotos: Frederic J. Brown e Kevin Winter/Divulgação.