Conheça os filmes selecionados para o 22º Festival de Cinema Brasileiro de Miami

por: Cinevitor

karinebenzinhoKarine Teles em Benzinho, de Gustavo Pizzi: kikito de melhor atriz.

De 14 a 23 de setembro acontecerá em Miami o maior e mais tradicional festival de cinema brasileiro realizado no exterior. Na mostra competitiva do 22º Festival de Cinema Brasileiro de Miami, Brazilian Film Festival of Miami, oito longas-metragens de ficção retratam a diversidade da cinematografia nacional, com produções que representam a diversidade.

Este ano, a curadoria é de Anna Marie de la Fuente, editora-chefe para América Latina da revista Variety; Flavia Guerra, jornalista e documentarista; e Carlos Gutierrez, diretor do Cinema Tropical, distribuidora baseada em NY.

Todos os filmes que concorrem ao troféu Lente de Cristal são inéditos nos Estados Unidos, sendo que um deles será exibido antes de ser lançado no Brasil: a comédia Correndo Atrás, de Jeferson De. Dois dos oito longas em competição são dirigidos por mulheres: os dramas Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor e As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra.

Completam a seleção: Berenice Procura, de Allan Fiterman, com uma importante representação LGBT no elenco; o drama Benzinho, de Gustavo Pizzi, recentemente premiado no Festival de Cinema de Gramado; O Paciente – O Caso Tancredo Neves, de Sérgio Rezende que revela detalhes da misteriosa morte do presidente que nunca tomou posse; e as comédias Uma Quase Dupla, de Marcus Baldini e Antes que Eu Me Esqueça, de Tiago Arakilian.

maneirasriopremioMarjorie Estiano e Isabél Zuaa em cena de As Boas Maneiras.

Em sessões hors concours, o festival apresenta dois aguardados documentários também inéditos no Brasil: Quero Botar Meu Bloco na Rua, de Adriana L. Dutra, sobre o carnaval de rua carioca; e Fevereiros, de Marcio Debellian, que registra a vitória da Mangueira quando homenageou Maria Bethânia e acompanha a cantora nas festas da Nossa Senhora da Purificação, na Bahia.

Cacá Diegues, o grande homenageado desta edição, ganhará uma mostra especial com exibição de três filmes emblemáticos: Orfeu (1999), Deus é Brasileiro (2003) e O Maior Amor do Mundo (2006). Em uma mostra paralela voltada para a formação de novas plateias, três filmes serão exibidos na Florida International University: o documentário Euller Miller Entre Dois Mundos, de Fernando Severo, protagonizado por um jovem indígena da etnia kaiwá; Como é Cruel Viver Assim, de Julia Rezende; e Canastra Suja, de Caio Sóh.

Maior vitrine do audiovisual nacional nos Estados Unidos, o Festival de Cinema Brasileiro de Miami (BRAFF) apresenta um panorama diversificado da mais recente produção audiovisual brasileira, com mostras e painéis que ocupam diversos espaços da cidade: o Regal South Beach 18 (tradicional cinema que sedia a mostra competitiva), New World Symphony SoundScape Park, Savor Cinema, Downtown Media Center e Florida Internacional University.

Fotos: Bianca Aun e Rui Poças.

Comentários