Robert Pattinson em cena do filme High Life, da cineasta francesa Claire Denis.
Considerado o mais importante festival de cinema da Espanha e um dos mais antigos da Europa, o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián é também um dos mais prestigiados do mundo. Seu principal prêmio, a Concha de Ouro, é concedido ao melhor filme em competição da seleção oficial.
Os selecionados da 66ª edição, que acontecerá entre os dias 21 e 29 de setembro, foram anunciados nesta semana. O cinema brasileiro marca presença com diversas produções: na seleção oficial com Rojo, de Benjamín Naishtat, uma coprodução Argentina, Brasil e outros países. Na mostra Horizontes Latinos aparece com: Ferrugem, de Aly Muritiba, que foi o grande vencedor da mostra Films in Progress no ano passado; Los Silencios, de Beatriz Seigner; e com as coproduções As Herdeiras, do Paraguai, Familia sumergida e Sueño Florianópolis, da Argentina.
Além dos filmes, o festival também presta homenagens a grandes nomes da sétima arte com o Prêmio Donostia, que este ano será entregue para o cineasta japonês Hirokazu Kore-eda, para o ator americano Danny DeVito e para a atriz britânica Judi Dench.
Conheça os filmes selecionados para o Festival de San Sebastián 2018:
SELEÇÃO OFICIAL:
El amor menos pensado, de Juan Vera (Argentina) (filme de abertura)
Alpha, The Right To Kill, de Brillante Mendoza (Filipinas)
Angelo, de Markus Schleinzer (Áustria/Luxemburgo)
Bao Bei Er (Baby), de Liu Jie (China)
Beautiful Boy, de Felix Van Groeningen (EUA)
Blind Spot, de Tuva Novotny (Noruega)
Der Unschuldige (The Innocent), de Simon Jaquemet (Suíça/Alemanha)
El reino, de Rodrigo Sorogoyen (Espanha/França)
Entre dos aguas, de Isaki Lacuesta (Espanha)
High Life, de Claire Denis (França/Alemanha/Reino Unido/Polônia/EUA)
Illang: The Wolf Brigade, de Kim Jee-woon (Coreia do Sul)
In Fabric, de Peter Strickland (Reino Unido)
L’homme fidèle (A Faithful Man), de Louis Garrel (França)
Le Cahier Noir (The Black Book), de Valeria Sarmiento (França/Portugal)
Quién te cantará, de Carlos Vermut (Espanha/França)
Rojo, de Benjamín Naishtat (Argentina/Brasil/França/Holanda/Alemanha)
Vision, de Naomi Kawase (Japão/França)
Yuli, de Icíar Bollaín (Espanha/Cuba/Reino Unido/Alemanha)
Gigantes, de Enrique Urbizu e Jorge Dorado (Espanha) (fora de competição)
Dantza, de Telmo Esnal (Espanha) (Special Screenings)
Tiempo después, de José Luis Cuerda (Espanha/Portugal) (Special Screenings)
HORIZONTES LATINOS:
As Herdeiras (Las herederas), de Marcelo Martinessi (Paraguai/Alemanha/Brasil/Uruguai/Noruega/França) (filme de abertura)
Cómprame un revólver, de Julio Hernández Cordón (México)
El Motoarrebatador, de Agustín Toscano (Argentina/Uruguai/França)
Enigma, de Ignacio Juricic Merillán (Chile)
Familia sumergida, de Maria Alché (Argentina/Brasil/Alemanha/Noruega)
Ferrugem (Rust), de Aly Muritiba (Brasil)
Figuras, de Eugenio Canevari (Espanha/Argentina)
La noche de 12 años, de Alvaro Brechner (Espanha/Argentina/França/Uruguai)
Los Silencios, de Beatriz Seigner (Brasil/França/Colômbia)
Marilyn, de Martín Rodríguez Redondo (Argentina/Chile)
Nuestro Tiempo, de Carlos Reygadas (México/França/Alemanha/Dinamarca/Suécia)
Sueño Florianópolis, de Ana Katz (Argentina/Brasil/França)
NEW DIRECTORS:
Apuntes para una película de atracos, de León Siminiani (Espanha)
Boku wa Iesu-sama ga kirai (Jesus), de Hiroshi Okuyama (Japão)
Der Läufer (Midnight Runner), de Hannes Baumgartner (Suíça)
Julia y el zorro, de Inés María Barrionuevo (Argentina)
La camarista, de Lila Avilés (México)
Les météorites (Meteorites), de Romain Laguna (França)
Nëntor i ftohtë (Cold November), de Ismet Sijarina (Kosovo/Albânia/República da Macedônia)
Neon Heart, de Laurits Flensted-Jensen (Dinamarca)
Oreina, de Koldo Almandoz (Espanha)
Para la guerra, de Francisco Marise (Argentina/Espanha)
Qing Feng De Wei Dao (Breeze), de Kun Yang (China)
Serdtse Mira (Core of the World), de Nataliia Meshchaninova (Rússia/Lituânia)
The Third Wife, de Ash Mayfair (Vietnã)
Un om la locul lui (A Decent Man), de Hadrian Marcu (Romênia)
Viaje al cuarto de una madre, de Celia Rico Clavellino (Espanha/França)
DONOSTIA AWARD SPECIAL SCREENINGS:
Manbiki kazoku (Shoplifters), de Hirokazu Kore-eda (Japão)
Red Joan, de Trevor Nunn (Reino Unido)
Foto: Wild Bunch/Divulgação.