Conheça os filmes selecionados para o 7º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

por: Cinevitor

solalegriacuritiba2Tavinho Teixeira e Ney Matogrosso em Sol Alegria: selecionado.

Foram anunciados nesta quarta-feira, 09/05, os filmes selecionados para o 7º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que acontecerá entre os dias 6 e 14 de junho na capital paranaense. Neste ano, a programação conta com 156 produções, de 46 países, cujas propostas se conectam com nosso momento atual como sociedade.

Em sua sétima edição, o evento traz uma combinação do cinema contemporâneo com filmes clássicos e retrospectivas, colocando lado a lado cineastas estreantes e já consolidados para apresentar ao público uma programação plural. Diversos filmes que tiveram passagem recente por festivais como Berlim, Locarno e Roterdã terão estreia brasileira no Olhar de Cinema 2018.

Paralelamente às exibições dos filmes, serão realizadas três oficinas e diversos seminários. As oficinas serão voltadas às temáticas de som, animação e roteiro. Os seminários envolverão discussões sobre a distribuição de cinema de autor/autora, crítica, curadoria, além de conversas sobre os processos de finalização de filmes.

Além disso, o Curitiba Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos do Olhar de Cinema, pretende criar um amplo espaço de trocas e consultorias para as histórias que desejamos contar, com a participação de renomados profissionais do audiovisual.

Confira a lista completa com os filmes selecionados para o 7º Olhar de Cinema:

FILME DE ABERTURA:
Djon África (Djon Africa), de Filipa Reis e João Pedro Miller (Portugal/Brasil/Cabo Verde)

FILME DE ENCERRAMENTO:
Meu Nome é Daniel, de Daniel Gonçalves (Brasil)

COMPETITIVA | LONGAS-METRAGENS:
A Casa Lobo (La Casa Lobo), de Cristóbal León e Joaquín Cociña (Chile)
A Feiticeira Viúva (Xiao gua fu cheng xian ji), de Cai Chengjie (China)
A Floricultura (La Fleurière), de Ruben Desiere (Bélgica/Eslováquia)
Ansiosa Tradução (Nervous Translation), de Shireen Seno (Filipinas)
Boa Sorte (Good Luck), de Ben Russel (França/Alemanha)
A Árvore (Drvo), de André Gil Mata (Portugal)
Fabiana, de Brunna Laboissière (Brasil)
Homens que Jogam (Playing Men), de Matjaz Ivanisin (Eslovênia/Croácia)
O Visto e o Não Visto (Sekala Niskala), de Kamila Andini (Indonésia)
Sol Alegria, de Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira (Brasil)

COMPETITIVA | CURTAS-METRAGENS:
A Estranha História do Prince Dethmer (L’étrange Histoire de Prince Dethmer), de Corto Vaclav e Hadrien La Vapeur (França)
Caminhada Solar (Solar Walk), de Réka Bucs (Dinamarca)
Carne, de Mariana Jaspe (Brasil)
Eles Vêm Aí! (¡Allá Vienen!), de Ezequiel Reyes (México)
Espreita (Negah), de Farnoosh Samadi (Irã/Itália)
Evidência da Evidência (Evidence of the Evidence), de Alexander Johnston (EUA)
Homem Negro Sem Identificação (Hombre Negro sin Identificar), de Javier Extremera Rodríguez (Espanha)
Imfura, de Samuel Ishmwe (Suíça/Ruanda)
Maré, de Amaranta Cesar (Brasil)
Nosso Canto de Guerra (Our Song to War), de Juanita Onzaga (Bélgica/Colômbia)

NOVOS OLHARES:
Expo Lío 92’, de María Cañas (Espanha)
La Película Infinita, de Leandro Listorti (Argentina)
Mãe Preta (Black Mother), de Khalik Allah (EUA)
Nossa Loucura (Our Madness), de João Viana (Portugal/Moçambique/França/Guiné-Bissau/Catar)
Por Detrás das Cortinas (Derrière les Volets), de Messaline Raverdy (Bélgica)
Smetak, de Simone Dourado, Nicolas Hallet e Mateus Dantas (Brasil)

OUTROS OLHARES | LONGAS-METRAGENS:
A Nação Morta (Die Tote Nation), de Radu Jude (Romênia)
Algumas Perguntas (Unas Preguntas), de Kristina Konrad (Alemanha/Uruguai)
Diante dos Meus Olhos, de André Felix (Brasil)
Minatomachi, de Kazuhiro Soda (Japão)
Nossa Casa (Watashitachi no ie), de Yui Kiyohara (Japão)
O Chalé é Uma Ilha Batida de Vento e Chuva, de Letícia Simões (Brasil)
O Saco Sem Fundo (Meshok bez dna), de Rustam Khamdamov (Rússia)
Os Mitos de Pushkar (Pushkar Puran), de Kamal Swaroop (Índia)
Para Além de Nós (Al di lá dell’uno), de Anna Marziano (França/Itália/Alemanha)
Um Abraço, na Sororidade (Yours in Sisterhood), de Irene Lusztig (EUA)
Você Já Se Perguntou Quem Atirou? (Did You Wonder Who Fired the Gun?), de Travis
Wilkerson (EUA)

OUTROS OLHARES | CURTAS-METRAGENS:
A Valeta (Areka), de Begoña Vicario (Espanha)
António e Catarina, de Cristina Hanes (Portugal)
Estamos Todos Aqui, de Chico Santos e Rafael Mellim (Brasil)
Fervendo, de Camila Gregório (Brasil)
Hair Wolf, de Mariama Dialo (EUA)
Hoissuru, de Armand Rovira (Espanha)
Lembri Uudu, de Eeva Mägi (Estônia)
O Cemitério se Alumbra (El Cementerio se Alumbra), de Luis Alejandro Yero (Cuba)
O Homem com a Bicicleta (Der Mann Mit Dem Fahrrad), de Levan Tsintsadze (Alemanha)
Sílica (Silica), de Pia Borg (Austrália/Reino Unido)
Sweet Heart, de Amina Jorge (Brasil)
Tempo de Ir, Tempo de Voltar, de Pedro Nishi (Brasil)
Uma Lua de Ferro (Una Luna de Hierro), de Francisco Rodriguez (França/Chile)

OLHARES CLÁSSICOS:
A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead), de George Romero (EUA, 1968)
Aopção Ou As Rosas da Estrada, de Ozualdo Ribeiro Candeias (Brasil, 1981)
O Baile dos Bombeiros (The Firemen’s Ball), de Milos Forman (Tchecoslováquia, 1967)
O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla (Brasil, 1968)
O Terror das Mulheres (The Ladies Man), de Jerry Lewis (EUA, 1961)
Os Encontros de Anna (Les Rendez vous d’Anna), de Chantal Akerman (França/Bélgica/Alemanha Ocidental, 1978)
Santo Contra Cérebro do Mal, de Joselito Rodríguez (México/Cuba, 1961)
Scarface: A Vergonha de uma Nação, de Howard Hawks  (EUA, 1932)
Programa de Curtas Alice Guy-Blaché:
Algie, o Minerador (Algie the Miner)
Chegada dos Raios de Sol (Coming of Sunbeam)
Filhotes Trocados (Mixed Pets)
Harmonia Enlatada (Canned Harmony)
Limite de Velocidade Matrimonial (Matrimony’s Speed Limit)
O Cair das Folhas (Falling Leaves)
O Grande Amor Não Tem Homem (Greater Love Hath no Man)
Um Tolo e Seu Dinheiro (A Fool and His Money)

EXIBIÇÕES ESPECIAIS:
Accidence, de Guy Maddin, Evan Johnson e Galen Johnson (Canadá)
Baixo Centro, de Ewerton Belico e Samuel Marotta (Brasil)
Camocim, de Quentin Delaroche (Brasil/França)
Diários de Classe, de Maria Carolina e Igor Souza (Brasil)
O Nó do Diabo, de Ian Abé, Gabriel Martins, Jhésus Tribuzi e Ramon Porto Mota (Brasil)
Otimismo (Optimism), de Deborah Stratman (Canadá/EUA)
Peggy e Fred no Inferno: Desenlace (Peggy and Fred in Hell: Folding), de Leslie Thornton (EUA)
Pessoas do Lago (Gens du Lac), de Jean-Marie Straub (Suíça)
Sem Título # 4 : Apesar dos Pesares, na Chuva há de Cantares, de Carlos Adriano (Brasil)

MIRADA PARANAENSE | LONGAS-METRAGENS:
Euller Miller Entre Dois Mundos, de Fernando Severo
O Bem-Aventurado, de Tulio Viaro

MIRADA PARANAENSE | CURTAS-METRAGENS:
[Des]prendidas, de Ana Esperança e Fábio Allon
Acima da Lei, de Diego Florentino
Lui, de Denise Kelm
Mergulho do Olho, de Haroldo Castro Alves
Primavera de Fernanda, de Débora Zanatta e Estevan de la Fuente
Superfície, de Bernardo Teodorico Costa Souza
Terreiros, de Felipe Lovo e Mauricio Santos
Vazante, de Fábio Allon

PEQUENOS OLHARES:
Longa:
O Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no Haka), de Isao Takahata (Japão)
Curtas:
A Retirada Para Um Coração Bruto, de Marco Antônio Pereira (Brasil)
Apaixonado por Cinema (Kinoman), de Askar Nurakun uulu (Quirguistão)
Faísca (Spark), de Aharonit Elior (EUA)
Menina Seta, de Camila Tarifa (Brasil)
No Caminho da Escola, de Alunos do Projeto Animação (Brasil)
O Rosto de Carlotta (Carlotta’s Face), de Valentin Riedl e Fréderic Schuld (Alemanha)
Os Segredos do Rio Grande, de Alunos do Projeto Animação (Brasil)
Plantae, de Guilherme Gehr (Brasil)
Primavera Secundarista, de Maíra Kaline Januário Cabral (Brasil)
Sobre a Gente, de Alunos do Projeto Animação (Brasil)
Travessia, de Safira Moreira dos Santos (Brasil)

*Para conferir os filmes selecionados da mostra Olhar Retrospectivo Djibril Diop Mambéty e Jean Rouch, clique aqui; para saber mais sobre a mostra Foco Janie Geiser, clique aqui.

Foto: Divulgação/Boulevard Filmes.

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