Conheça os vencedores da 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

por: Cinevitor

elamparomostraCena do filme El Amparo: vencedor de dois prêmios.

Durante duas semanas foram exibidos 322 filmes, de 50 países, ao longo da programação da 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Na noite desta quarta-feira, 02/11, os vencedores foram anunciados em uma cerimônia realizada na área externa do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer.

Depois de exibidos na 40ª Mostra, os filmes da seção Competição Novos Diretores mais votados pelo público foram submetidos ao Júri Internacional, que escolheu os vencedores do Troféu Bandeira Paulista. O venezuelano El Amparo, de Rober Calzadilla, recebeu o prêmio de melhor filme de ficção. Além disso, neste ano, o júri criou o Prêmio Abbas Kiarostami, para laurear um filme iraniano.

Além dos prêmios outorgados pelo Júri Internacional, o público da Mostra escolheu, entre os estrangeiros, o melhor filme de ficção e o melhor documentário; e os melhores brasileiros nas duas categorias receberão, da Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, um total de R$ 50 mil, sendo R$ 35 mil para Era o Hotel Cambridge, melhor ficção, e R$ 15 mil para Martírio, melhor documentário.

Dirigido por Cristiane Oliveira, Mulher do Pai levou o Prêmio da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), que justificou a escolha: “Pela maneira terna e delicada no tratamento da relação entre um pai que não enxerga, uma filha adolescente e a professora de artes dos dois, que se insere entre os dois como presença disruptiva; pela dimensão humana com que são tratados personagens prosaicos na fronteira entre Brasil e Uruguai; pelo domínio de uma narrativa em que contrastes na psique dos personagens centrais se revelam de forma sutil; pelo equilíbrio entre estilística autoral e diálogo com o público”.

Confira a lista completa com os vencedores da 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo:

PRÊMIO DO JÚRI | MELHOR FILME DE FICÇÃO (Competição Novos Diretores):
El Amparo
, dirigido por Rober Calzadilla (Venezuela/Colômbia)

MENÇÕES HONROSAS DO JÚRI | ATRIZ:
Mirjana Karanovic
, por A Boa Esposa (Dobra zena) e Lene Cecilia Sparrok, por Sami Blood (Sameblod)

PRÊMIO ABBAS KIAROSTAMI:
Maat, dirigido por Saba Kazemi (Irã)

PRÊMIO DO PÚBLICO | MELHOR FICÇÃO INTERNACIONAL:
The Handmaiden (Ah-ga-ssi), dirigido por Park Chan-wook (Coreia do Sul)

PRÊMIO DO PÚBLICO | MELHOR FICÇÃO BRASILEIRA:
Era o Hotel Cambridge, dirigido por Eliane Caffé (Brasil/França)

PRÊMIO DO PÚBLICO | MELHOR DOCUMENTÁRIO INTERNACIONAL:
Gurumbé. Canções de Sua Memória Negra (Gurumbé. Canciones de tu memoria negra), dirigido por Miguel Ángel Rosales (Espanha) e Gaga – O Amor pela Dança (Mr. Gaga), dirigido por Tomer Heymann (Israel/Suécia/Alemanha/Holanda)

PRÊMIO DO PÚBLICO | MELHOR DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO:
Martírio, dirigido por Vincent Carelli

PRÊMIO DA CRÍTICA | MELHOR FILME INTERNACIONAL:
Depois da Tempestade (Umi yori mo mada fukaku), dirigido por Hirokazu Koreeda (Japão)

PRÊMIO DA CRÍTICA | MELHOR FILME BRASILEIRO:
Pitanga, dirigido por Beto Brant e Camila Pitanga

PRÊMIO ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ROTEIRISTAS E AUTORES | MELHOR ROTEIRO (Competição Novos Diretores):
El Amparo, dirigido por Rober Calzadilla (Venezuela/Colômbia)

PRÊMIO ABRACCINE | MELHOR FILME:
Mulher do Pai, dirigido por Cristiane Oliveira (Brasil/Uruguai)

PRÊMIO HUMANIDADE:
Andrzej Wajda

PRÊMIO LEON CAKOFF:
Marco Bellocchio
William Friedkin
Antonio Pitanga

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