Conheça os vencedores da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

por: Cinevitor
Equipe do documentário Exu e o Universo, de Thiago Zanato: premiado

Foram anunciados nesta quarta-feira, 02/11, na Cinemateca Brasileira, os vencedores da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. A solenidade foi apresentada por Serginho Groisman e Renata de Almeida, diretora da Mostra, e contou com a presença dos brasileiros premiados e de personalidades do meio cultural.

Na cerimônia, o cineasta Jorge Bodanzky foi homenageado com o Prêmio Humanidade por sua carreira ligada às causas essenciais do Brasil e do humano. Jorge não pode estar presente e o produtor Nuno Godolphim recebeu em seu lugar. Além disso, o filme de encerramento deste ano foi Até os Ossos, de Luca Guadagnino, premiado no Festival de Veneza.

Os filmes da seção Competição Novos Diretores mais votados pelo público foram submetidos ao Júri Oficial formado por Lina Chamie, Rodrigo Areias e André Novais Oliveira, que escolheu Aftersun, de Charlotte Wells, como melhor filme da 46ª Mostra de São Paulo. Outras obras foram escolhidas pelo público e pela crítica brasileira; os premiados receberam o Troféu Bandeira Paulista, uma criação da artista plástica Tomie Ohtake.

A escolha do público é feita por votação: a cada sessão assistida, o espectador recebe uma cédula para votar com uma escala de 1 a 5, entregue sempre ao final do filme. O resultado proporcional dos filmes com maiores pontuações determina os vencedores.

A imprensa especializada, que cobre o evento e tradicionalmente confere o Prêmio da Crítica, também participou da premiação. A Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema, com júri formado por Beatriz Saldanha, Amilton Pinheiro e Sérgio Rizzo, escolheu À Margem do Ouro, de Sandro Kakabadze.

Conheça os vencedores da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo:

TROFÉU BANDEIRA PAULISTA 2022 | JÚRI INTERNACIONAL

Melhor Filme: Aftersun, de Charlotte Wells (Reino Unido/EUA)
Menção Honrosa: Salgueiros Cegos, Mulher Dormindo (Saules Aveugles, Femme Endormie), de Pierre Földes (França/Canadá/Holanda/Luxemburgo)
Menção Honrosa: Zelda Samsom, por sua atuação em Dalva
Menção Honrosa: Ali Junejo, por sua atuação em Joyland

PRÊMIO DO PÚBLICO

Melhor Ficção Brasileira: O Mestre da Fumaça, de André Sigwalt e Augusto Soares
Melhor Documentário Brasileiro: Exu e o Universo, de Thiago Zanato
Melhor Ficção Internacional: Nayola, de José Miguel Ribeiro (Portugal/Bélgica/França/Holanda)
Melhor Documentário Internacional: Marcha Sobre Roma (Marcia Su Roma), de Mark Cusins (Itália)

PRÊMIO ABRACCINE

Melhor Filme Brasileiro: À Margem do Ouro, de Sandro Kakabadze
Justificativa: Pela capacidade de usar a linguagem do documentário direto para ajudar na compreensão de um tema controverso e multifacetado em seus aspectos culturais, sociais, econômicos, ambientais e políticos, o garimpo ilegal na Amazônia

PRÊMIO DA CRÍTICA

Melhor Filme Brasileiro: Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você, de Roberto de Oliveira
Justificativa: Neste ano em que o Brasil está se reconciliando com o amor e a esperança, o Prêmio da Crítica na Mostra para o melhor filme brasileiro de 2022 vai para um documentário que celebra a música de dois grandes, imensos artistas. Em 1974, eles se reuniram em Los Angeles para um disco raro, que fez história. Quase 50 anos depois, Roberto de Oliveira reconstitui os bastidores daquela obra-prima musical num filme belíssimo. Só tinham de ser eles, Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você

Melhor Filme Internacional: Noite Exterior (Esterno Notte), de Marco Bellocchio
Justificativa: Homenageado com o  Prêmio Leon Cakoff em 2016, ele tem brindado a Mostra e seu público com grandes filmes que celebram o casamento da arte com a política. Depois de abordar o sequestro de Aldo Moro pelas Brigadas Vermelhas em Bom Dia, Noite, ele volta ao tema e agora por um viés muito mais abrangente. A família, o Parlamento, a imprensa, até o papa. Pela riqueza humana e complexidade política, mas poderia ser o contrário, pela complexidade humana e riqueza política, o Prêmio da Crítica para o melhor filme estrangeiro de 2022 na Mostra vai para Noite Exterior, de Marco Bellocchio

PRÊMIO PARADISO 2022
Walala, de Perseu Azul
Justificativa: Walala é um filme que traz um frescor e modernidade na forma como trata temas tão atuais e relevantes como os povos indígenas, o meio ambiente e o agronegócio. É um projeto promissor, com grande potencial internacional. Todas as portas que o Prêmio Paradiso abrirá serão muito importantes para a carreira do longa e dos profissionais envolvidos.

*Clique aqui e confira os filmes que participarão da repescagem.

Foto: Mario Miranda Filho/Agência Foto.

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