Foram anunciados na noite desta terça-feira, 30/11, em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, os vencedores da 8ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso, que aconteceu na Praia do Maceió.
Além dos premiados, a noite também foi marcada pelos filmes de encerramento: o curta-metragem Mestre Marciano, de Igor Ribeiro e Rubens dos Anjos, do Coletivo Nós do Audiovisual; e pelo longa A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky. A cerimônia de encerramento contou com a presença de patrocinadores e com um belo discurso da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.
Neste ano, o Troféu Cascudo de melhor longa-metragem teve um empate técnico entre Cabeça de Nêgo, de Déo Cardoso, e Rolê – Histórias dos Rolezinhos, de Vladimir Seixas. Também foram entregues prêmios para os curtas-metragens, além do Troféu Imprensa, escolhido por jornalistas e críticos de cinema que fizeram a cobertura do evento.
Para esta edição, a Mostra recebeu um número recorde de filmes, totalizando 650 inscrições entre curtas e longas-metragens de todas as regiões do país. Os filmes da Mostra Competitiva concorreram ao Troféu Cascudo, em homenagem ao folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo.
Conheça os vencedores da Mostra de Cinema de Gostoso 2021:
MELHOR LONGA-METRAGEM | JÚRI POPULAR
Cabeça de Nêgo, de Déo Cardoso (CE), e Rolê – Histórias dos Rolezinhos, de Vladimir Seixas (RJ)
MELHOR CURTA-METRAGEM | JÚRI POPULAR
Tereza Joséfa de Jesus, de Samuel Costa (SP)
PRÊMIO IMPRENSA | MELHOR CURTA-METRAGEM
Sideral, de Carlos Segundo (RN)
PRÊMIO IMPRENSA | MELHOR LONGA-METRAGEM
A Felicidade das Coisas, de Thais Fujinaga (MG)
Com direção geral e curadoria de Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld, a Mostra de Cinema de Gostoso é realizado pela Heco Produções e CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania.
Foto: Rubens dos Anjos.