Foram anunciados nesta quarta-feira, 21/06, no Cine Passeio, os vencedores do 12º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que contou com 87 filmes na programação. Neste ano, pela primeira vez, o evento premiou categorias técnicas na Competitiva Brasileira, além de trazer de volta o Prêmio do Público para melhor curta-metragem.
Dirigido por Fernanda Faya, Neirud recebeu o Prêmio Olhar de melhor filme da Competitiva Brasileira de longas. O documentário, com traços performáticos, busca a personagem título, tia da diretora, que trabalhava no circo e era presença marcante nas festas da família, mas de quem pouco se sabia. O filme também recebeu o prêmio de melhor montagem.
O mineiro Ramal, de Higor Gomes, retrato da juventude da periferia da cidade de Sabará, em Minas Gerais, onde jovens e suas motos passam o tempo, foi o vencedor do Prêmio Olhar de melhor filme da Competitiva Brasileira de curta-metragem. Além disso, Cemitério Verde, de Maurício Chades, recebeu o Prêmio Especial do Júri.
O júri de longas-metragens foi formado pelos atores Fabrício Boliveira e Guilherme Weber; pelo codiretor artístico do RIDM, Rencontres Internationales du Documentaire de Montréal, Hubert Sabino-Brunette; pela diretora e montadora Jéssica Queiroz; e pela crítica e curadora Nanako Tsukidate.
Os escolhidos do público nesta 12ª edição do Olhar de Cinema foram: o longa-metragem Anhell69, de Theo Montoya, e o curta Uma Espécie de Testamento, de Vuillemin Stephen. O filme de Montoya, ficção que se mistura à realidade para buscar a cena queer de Medellín, na Colômbia, também foi o escolhido pelo júri para receber o Prêmio Olhar de melhor filme na Competitiva Internacional de longa-metragem.
A produção chinesa Fuga de Visão, de Peng Zuqiang, foi eleita o melhor filme da Competitiva Internacional de curta-metragem. O júri foi formado pelo programador Antoine Thirion, pelo pesquisador e professor Bernardo Oliveira, e pela curadora e escritora Chloe Roddick. O time também foi responsável pelos prêmios das mostras competitivas brasileiras e internacionais de curtas-metragens e Novos Olhares.
A produção paranaense se destacou com o Prêmio AVEC-PR, que neste ano homenageou Solange Stecz, importante nome da preservação e formação audiovisual no estado. O vencedor foi Midríase, de Eduardo Monteiro, que tem como protagonistas dois seres que residem em um mundo isolado e artificializado. Já o Prêmio Abraccine, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema, foi concedido para o longa-metragem cearense Quando Eu Me Encontrar, de Amanda Pontes e Michelline Helena, e para o curta-metragem Ramal, de Higor Gomes.
Conheça os vencedores do Olhar de Cinema 2023:
COMPETITIVA BRASILEIRA | LONGAS
PRÊMIO OLHAR | MELHOR FILME
Neirud, de Fernanda Faya
MELHOR DIREÇÃO
Suellen Vasconcelos e Tati Franklin, por Toda Noite Estarei Lá
MELHOR ROTEIRO
Quando Eu Me Encontrar, escrito por Amanda Pontes e Michelline Helena
MELHOR ATUAÇÃO
Mel Rosário, por Toda Noite Estarei Lá
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Zé, por Oswaldo Lioi
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
O Estranho, por Camila Freitas
MELHOR SOM
O Estranho, por Gustavo Nascimento, Léo Bortolin e Vitor Moraes
MELHOR MONTAGEM
Neirud, por Yuri Amaral
COMPETITIVA BRASILEIRA | CURTAS
PRÊMIO OLHAR | MELHOR FILME
Ramal, de Higor Gomes
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
Cemitério Verde, de Maurício Chades
COMPETITIVA INTERNACIONAL
PRÊMIO OLHAR | MELHOR LONGA-METRAGEM
Anhell69, de Theo Montoya (Colômbia/Romênia/França/Alemanha)
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
Lugar Seguro (Sigurno Mjestro), de Juraj Lerotić (Croácia)
PRÊMIO OLHAR | MELHOR CURTA-METRAGEM
Fuga de Visão (瞥漏), de Zuqiang Peng (China)
NOVOS OLHARES
PRÊMIO OLHAR | MELHOR LONGA
Mudos Testemunhos (Mudos Testigos), de Jerónimo Atehortúa e Luis Ospina (Colômbia/França)
OUTROS PRÊMIOS
PRÊMIO DO PÚBLICO
Melhor longa: Anhell69, de Theo Montoya (Colômbia/Romênia/França/Alemanha)
Melhor curta: Uma Espécie de Testamento (Un Genre de Testament), de Vuillemin Stephen (França)
PRÊMIO ABRACCINE
Melhor longa: Quando Eu Me Encontrar, de Amanda Pontes e Michelline Helena
Melhor curta: Ramal, de Higor Gomes
PRÊMIO AVEC-PR SOLANGE STECZ
Melhor Filme: Midríase, de Eduardo Monteiro
Menção Honrosa: A Trilha Sonora de um Bairro, de Carlos Alberto Moura e Danilo Custódio
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Foto: Divulgação/Marrevolto Filmes.