Foram divulgados nesta sexta-feira, 09/04, os filmes vencedores do 1º Festival de Cinema de Jacarehy, que tem como ponto principal a valorização da produção audiovisual de cidades que não são capitais. O evento, realizado na cidade paulista de Jacareí, no Vale do Paraíba, reuniu 33 produções de 11 estados do Brasil, divididos em duas mostras competitivas: curta-metragem e infantojuvenil.
O grande vencedor desta primeira edição foi a ficção O Pato, de Antônio Galdino, da cidade paraibana de Alagoa Grande, eleito o melhor curta-metragem pelo Júri Oficial. A animação Por Dentro das Árvores, de Francisco de Paula, do município paulista de Santos, garantiu o prêmio na categoria de melhor filme infantojuvenil.
O Ciclope, de Guilherme Cenzi e Pedro Achilles, levou para casa o Troféu Panvision e Curso Navega, entregue ao melhor curta-metragem pelo júri popular. A ficção Entre Muros, de Gleison Mota, garantiu o mesmo prêmio, porém na categoria de melhor filme infantojuvenil, também por júri popular.
Idealizado pela Associação Cultural Panvision, o evento reuniu mais de duas mil pessoas, entre público das sessões, apresentações musicais, participantes de palestras e oficinas. Ao todo, foram mais de 20 horas de atividades de formação, com a exibição dos 33 filmes selecionados e também do longa A Felicidade das Coisas, de Thais Fujinaga, que encerrou a primeira edição do festival.
Com filmes exibidos em diferentes locais da cidade, entre eles a Sala Mário Lago, escolas públicas e no bairro Pagador de Andrade, o Festival de Cinema Curta Jacarehy foi marcado também pela homenagem ao Cineclube de Jacareí, como forma de respeito a quem já trabalha com o audiovisual há tanto tempo: “Vocês chegaram em um bom momento, de comemoração do aniversário da cidade, e espero que voltem sempre”, afirmou o representante do Cineclube, Tom Farmácia, ao receber a homenagem.
Produzido através da Lei de Incentivo à Cultura, o Festival Curta Jacarehy premiou também os vencedores do Júri Oficial com R$ 25 mil em produtos de empresas e instituições parceiras, como forma de incentivo a continuidade da produção audiovisual. Considerado o primeiro festival de cinema presencial de Jacareí, o evento já tem data marcada para a sua próxima edição: entre os dias 5 e 8 de abril de 2023.
Confira os vencedores do Festival Curta Jacarehy 2022:
MOSTRA INFANTOJUVENIL
MELHOR FILME INFANTOJUVENIL | JÚRI POPULAR
Entre Muros, de Gleison Mota (Feira de Santana/BA)
MELHOR FILME INFANTOJUVENIL | JÚRI OFICIAL
Por Dentro das Árvores, de Francisco de Paula (Santos/SP)
MOSTRA CURTA
MENÇÃO HONROSA
Tupinambás – Vozes da Caminhada, de Rodrigo Brucoli (Olivença e Ilhéus/BA)
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
Na Estrada Sem Fim Há Lampejos de Esplendor, de Liv Costa e Sunny Maia (Jaguaretama/CE)
MELHOR CURTA-METRAGEM | JÚRI POPULAR
O Ciclope, de Guilherme Cenzi e Pedro Achilles (Jacareí/SP)
MELHOR CURTA METRAGEM | JÚRI OFICIAL
O Pato, de Antonio Galdino (Alagoa Grande/PB)
Foto: Divulgação.