Foram anunciados nesta quarta-feira, 02/02, os vencedores da 51ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã (IFFR, International Film Festival Rotterdam), considerado um dos maiores do mundo e que destaca talentos cinematográficos dirigidos por novos cineastas.
O melhor filme da Tiger Competition, eleito pelo júri formado por Zsuzsi Bankuti, Gust Van den Berghe, Thekla Reuten, Farid Tabarki e pela brasileira Tatiana Leite, foi EAMI, da cineasta paraguaia Paz Encina. Na trama, a terra natal de Eami, interpretada por Anel Picanerai, é invadida por colonos. Incorporando Asojá, a mulher-deusa-pássaro, ela entra em transe e caminha lentamente e atordoada por sua amada floresta enquanto se prepara para deixá-la para sempre.
Além disso, foram anunciados também os vencedores do IFFR Pro Days 2022, que apresenta o Rotterdam Lab, entre outras atividades paralelas. O evento contou com 73 produtores de filmes internacionais emergentes, de 37 países, para um workshop de treinamento intensivo de quatro dias.
O cinema brasileiro se destacou no IFFR Pro Award com dois projetos: Canção da Noite (Nightsong), de Maya Da-Rin, coprodução com a França, que recebeu o Filmmore Post-production Award. O júri, formado por Annamaria Lodato, Julie Savary, Boelie Vis e Erik Glijnis, declarou: “Rural, família indígena e diabo são palavras que ouvimos muito durante nossas sessões com diretores e produtores dos 23 projetos originais da seleção CineMart e Boost NL. Histórias sobre quebra de fronteiras, diversidade, migração e aceitação social. Uma das histórias que se destacaram e ressoaram conosco é sobre uma paisagem em mudança. Uma mensagem universal urgente, de forma forte visual, auditiva e também sonhadora. Emite biodiversidade, natureza, mulheres de diferentes gerações, mudando a terra, mudando a cultura e o passado”.
Outro que se destacou no IFFR Pro Award foi Mãe do Ouro, de Madiano Marcheti e produzido pela Multiverso Produções, que recebeu o Wouter Barendrecht Award. O júri, formado por Nelleke e Ellis Driessen, declarou: “O júri decidiu um projeto de um diretor talentoso com uma linguagem visual impressionante como comprovado em seu trabalho anterior. O projeto é uma reflexão sobre crises políticas e ecológicas, através dos mitos do país combinados com uma original interpretação pessoal. Temos certeza de que o subsídio será bem gasto no desenvolvimento futuro”.
O cinema brasileiro também exibiu alguns títulos na programação, como: os curtas-metragens Cantos de um Livro Sagrado (Chants from a Holy Book), de Cesar Gananian e Cassiana Der Haroutiounian; e urban solutions, de Arne Hector, Luciana Mazeto, Vinícius Lopes e Minze Tummescheit, coprodução com a Alemanha. E mais: Medusa, de Anita Rocha da Silveira, e A Noite do Fogo, de Tatiana Huezo, uma coprodução entre México, Alemanha, Brasil, Argentina, Suíça e Estados Unidos, se destacaram na mostra Harbour.
Conheça os vencedores do International Film Festival Rotterdam 2022:
TIGER COMPETITION
Melhor Filme: EAMI, de Paz Encina (Paraguai/Alemanha/Argentina/Holanda/França/EUA)
Prêmio Especial do Júri: Excess Will Save Us, de Morgane Dziurla-Petit (Suécia) e To Love Again, de Gao Linyang (China)
BIG SCREEN COMPETITION
Melhor Filme: Kung Fu Zohra, de Mabrouk El Mechri (França)
PRÊMIO DO PÚBLICO | VriendenLoterij Audience Award
Freaks Out, de Gabriele Mainetti (Itália)
PRÊMIO FIPRESCI
To Love Again, de Gao Linyang (China)
AMMODO TIGER SHORT AWARDS
Melhor curta-metragem: Becoming Male in the Middle Ages, de Pedro Neves Marques (Portugal), Nazarbazi, de Maryam Tafakory (Irã/Reino Unido) e Nosferasta: First Bite, de Bayley Sweitzer e Adam Khalil (EUA)
PRÊMIO KNF | CURTA-METRAGEM
Punctured Sky, de Jon Rafman (EUA)
EUROPEAN FILM AWARD | CURTA-METRAGEM
Becoming Male in the Middle Ages, de Pedro Neves Marques (Portugal)
PRÊMIO ROBBY MÜLLER
Sayombhu Mukdeeprom
Foto: Divulgação/IFFR.