O cineasta pernambucano durante o debate do filme.
Depois dos discursos e da homenagem à atriz Gloria Pires, a noite de abertura da 30ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema contou com a exibição do primeiro filme da Mostra Competitiva de longas: A Morte Habita à Noite, de Eduardo Morotó.
Protagonizado por Roney Villela e inspirado em contos do autor Charles Bukowski, o filme fez sua estreia nacional e presencial em Fortaleza. Antes disso, passou pelo Festival de Roterdã, Viña del Mar e Inffinito Film Festival, que rendeu um prêmio de atuação para Villela. Em breve, será exibido no Festival de Havana.
Aos cinquenta anos, alcoólatra e desempregado, a tábua de equilíbrio de Raul é sua paixão por Lígia, que nos últimos anos foi sua parceira de uma vida sem regras. Mas a relação entre os dois não é mais a mesma. Durante uma noite conturbada, Raul cruza com Cássia, uma jovem desgarrada e cheia de vida que vai despertar nele um lado antes desconhecido. O elenco conta também com Mariana Nunes, Endi Vasconcelos, Rita Carelli e Pedro Gracindo.
Roney Villela e Endi Vasconcelos em cena.
Formado em Cinema, o pernambucano Eduardo Morotó já roteirizou e dirigiu curtas-metragens que têm acumulado mais de 80 prêmios em festivais nacionais e internacionais, como: Agreste Adentro, Mar Exílio, Quando Morremos À Noite, Eu Nunca Deveria Ter Voltado e Todos Esses Dias em que Sou Estrangeiro. Em 2017, rodou seus mais recentes filmes, o curta Repulsa, selecionado para vários festivais internacionais, e seu primeiro longa-metragem, A Morte Habita À Noite. Atualmente trabalha no desenvolvimento do seu segundo longa, Irmãos Karaiba.
Para falar mais sobre o filme de abertura do 30º Cine Ceará, exibido na competição ibero-americana de longas, conversamos com o diretor sobre a ideia do roteiro, referências, elenco e a importância de exibir o filme nos cinemas.
Aperte o play e confira:
*O CINEVITOR está em Fortaleza e você acompanha a cobertura do 30º Cine Ceará por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.
Fotos: Rogerio Resende/Divulgação.