Hidden Figures
Direção: Theodore Melfi
Elenco: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kevin Costner, Kirsten Dunst, Jim Parsons, Mahershala Ali, Aldis Hodge, Glen Powell, Kimberly Quinn, Olek Krupa, Kurt Krause, Ken Strunk, Lidya Jewett, Donna Biscoe, Ariana Neal, Saniyya Sidney, Zani Jones Mbayise, Tre Stokes, Selah Kimbro Jones, Corey Mendell Parker, Ashton Tyler, Alkoya Brunson, Karan Kendrick, Jaiden Kaine, Gregory Alan Williams, Maria Howell, Arnell Powell, Ron Clinton Smith, Crystal Lee Brown, Tequilla Whitfield, Dane Davenport, Evan Holtzman, Travis Smith, Scott Michael Morgan, Chris Cavalier, Robert McKay, Rhoda Griffis, Frank Hoyt Taylor, Joe Knezevich, Wilbur Fitzgerald, Michael Hartson, Bob Jennings, Gary Weeks, Glenn Allen, Elizabeth Youman.
Ano: 2016
Sinopse: Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, três brilhantes mulheres afro-americanas que trabalharam na NASA e foram os cérebros por trás de uma das maiores operações da História: o lançamento em órbita do astronauta John Glenn, uma conquista fantástica que restaurou a confiança do país, mudou a Corrida Espacial e galvanizou o mundo. O trio visionário atravessou todas as barreiras de gênero e raça para inspirar gerações para sonhar grande.
Crítica do CINEVITOR: Estrelas Além do Tempo já vale o ingresso só pelo fato de contar histórias tão importantes de três grandes mulheres. Em uma época assustadoramente preconceituosa e machista, não muito diferente dos dias atuais, Katherine, Dorothy e Mary, interpretadas respectivamente por Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe, tiveram que enfrentar os piores e mais dolorosos obstáculos para serem valorizadas. Humilhadas por serem negras e desrespeitadas por serem mulheres, essas três guerreiras e heroínas da vida real só receberam os merecidos aplausos depois de cruzarem, com a cabeça erguida e sem medo, o caminho de pessoas que não acreditavam em seus potenciais. Com um importante discurso social em sua trama, Estrelas Além do Tempo apresenta um trio de protagonistas carismáticas, que se sobressaem em relação a qualquer outro elemento do filme por conta de um harmonioso entrosamento. Com direção de Theodore Melfi, de Um Santo Vizinho, o longa discute o papel da mulher na sociedade com uma importante mensagem que chama atenção necessária para torná-lo um filme inspirador. Fato é que a história dessas três brilhantes mulheres, até então desconhecidas para muita gente, que tinham cargos importantes dentro da NASA, promete emocionar o público ao retratar a cruel realidade vivida por elas, onde homens eram a maioria e mulheres negras não podiam trabalhar no mesmo lugar em que as brancas. Superioridade e arrogância caminhavam juntas por aqueles corredores, mas, foi ali, neste mesmo ambiente hostil, que a história ganhou um novo rumo e abriu uma janela de esperança. Estrelas Além do Tempo é comovente porque reflete o brilho de suas protagonistas e retrata um passo importante na luta das mulheres pelo empoderamento feminino em uma época que isso se quer era discutido. (Vitor Búrigo)
Nota do CINEVITOR: