A segunda edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul, o FALA São Chico, acontecerá entre os dias 21 e 24 de junho e contará com 25 títulos na programação; oito são internacionais e Santa Catarina aparece com três produções.
Nove países serão representados na tela de oito metros montada especialmente para o festival em uma CineTenda na Praia da Enseada, em São Francisco do Sul, norte de Santa Catarina. Além do Brasil, fazem parte da listagem: Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México e Peru; França e Suíça também aparecem como coproduções.
Do Brasil, três dos filmes selecionados são de Santa Catarina, sendo um de São Francisco do Sul, cidade sede do FALA, e dois da capital Florianópolis. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro e São Paulo também com três filmes cada; Bahia e Rio Grande do Norte com dois filmes cada; e Amapá, Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná com um representante por estado.
Dos 25 selecionados, três são filmes convidados; dois curtas completam a Mostra Infantojuvenil, que este ano exibirá seis filmes ao todo; e o terceiro é o tradicional longa-metragem convidado, que encerra o festival. Da diretora Juliana Vicente, o documentário Diálogos com Ruth de Souza será exibido no sábado, dia 24 de junho.
Nesta segunda edição, realizada pela Associação Cultural Panvision, nove filmes terão a primeira exibição e quatro diretores fazem sua estreia. Como pontuado pela diretora de programação, Marilha Naccari, a curadoria do II FALA São Chico buscou dar foco principalmente às obras que conversem com a comunidade na qual o festival é inserido. Temas ligados ao mar, ao meio ambiente e ao cotidiano, por exemplo, serão representados na tela através de personagens reais, unindo cinema e história de diversas culturas.
Também vale destacar o protagonismo feminino: 12 produções selecionadas contam com o Selo Marias de Cinema, que é aplicado em obras que retratam personagens mulheres com complexidade, dimensionalidade e presença relevante, mesmo não estando no lugar de personagem principal da história contada.
Conheça os filmes selecionados para o FALA São Chico 2023:
MOSTRA CURTAS CATARINENSE E LATINOS
Apenas Mais um Dia, de Samantha Joanne (Brasil, SC)
Aqui é o Meu Lugar, de Breno Soares (Brasil, RJ)
Bruno Joanne, de Allan Constancio (Brasil, PR)
Chagra de la Vida: El Camino de las Mujeres Sabedoras, de Edgar Medina Fetecua (Colômbia)
Colchão d’água, de Livia Motta (Brasil, RN)
Essa Terra é Meu Quilombo, de Rayane Penha (Brasil, AP)
Fantasmagoría, de Juan Francisco González (Chile/França/Suíça)
Juanchito: El Limpia Alcantarillas, de María Isabel Caro Zamora (Colômbia)
Mulheres de São Chico, de Ney Inacio (Brasil, SC)
Nhãndê kuery mã hi’ãn rivê hê’yn (Não Somos Apenas Sombras), de Dino Menezes (Brasil, SP)
Nunca Pensei que Seria Assim, de Meibe Rodrigues (Brasil, MG)
Pescadoras em Rede: As Mulheres da Gamboa de Baixo, de Lucas Ribeiro e Luísa Caria (Brasil, BA)
Postales de un Paraíso Olvidado, de José Oliva Gaytán (Guatemala)
¿Quién es?, de Víctor Augusto Mendívil (Peru)
Repugnancia, de Benjamín Romero Salinas (México)
Romão, de Clementino Junior (Brasil, RJ)
Tesouro em Carros de Barro, de Vinicius Rios (Brasil, BA)
Valéria Divina e as Histórias do Vovô Moju, de François Muleka (Brasil, SC)
MOSTRA CURTAS INFANTOJUVENIL
Cota Não é Esmola, de Val Gomes (Brasil, SP)
Esquecimento, de Uri Bezerra Soares (Brasil, MT)
La Ferroviaria, de Participantes da oficina Living Legends: Cumandá Gordón, Doménica Flores, Jorge Ojeda, Robinson Chanastasig e Salvador Yugcha; Tutora: Doménica Guarderas (Equador) (filme convidado)
Flores da Macambira, de Crianças e Adolescentes da Comunidade de Macambira; Projeto Animação Ambiental (Brasil, RN)
El Tigre y el Totumo, de Participantes da oficina Living Legends: Delcia Fuentes, Heriberto Herrera, Nolberto Fuentes, Richard Segundo, Silvio Hildebrando e Yorely Dorantes; Tutores: Nadja Bulow e Julia Schneeweiss (Colômbia) (filme convidado)
Yasmin, de Ludmila Curi (Brasil, RJ)
LONGA DE ENCERRAMENTO | FILME CONVIDADO
Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente (SP)
Foto: Divulgação.