Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli, é premiado no Festival Biarritz Amérique Latine 2022

por: Cinevitor
O cineasta brasileiro Leonardo Martinelli: premiado

Foram anunciados neste sábado, 01/10, os vencedores da 31ª edição do Festival Biarritz Amérique Latine, evento realizado desde 1979 com o objetivo de promover o cinema latino-americano na França, além de oferecer oportunidades de distribuição e coprodução para os realizadores.

Neste ano, o curta-metragem brasileiro Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli, foi eleito o melhor filme da categoria. Na trama, João é um entregador de aplicativo que sonha em ter uma moto; disseram a ele que tudo seria como um filme musical. O elenco do curta, vencedor do Leopardo de Ouro em Locarno, conta com Dennis Pinheiro e Silvero Pereira.

Além disso, o cinema brasileiro também estava representado com: Tinnitus, de Gregorio Graziosi, na competitiva de longas de ficção; O Lugar mais Seguro do Mundo, de Aline lata e Helena Wolfenson, e Todas por Uma, de Jeanne Dosse, na competitiva de longas documentais; e Ava Mocoi, de Luiza Calagian e Vinicius Toro, e Último Domingo, de Joana Claude e Renan Barbosa Brandão, na competitiva de curtas.

A 31ª edição do Festival de Biarritz Amérique Latine realizou uma mostra especial focada no cinema brasileiro, que teve curadoria do consagrado cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. Entre os longas da Focus Brasil, foram exibidos: A Hora da Estrela, de Suzana Amaral; Arábia, de João Dumans e Affonso Uchoa; Azougue Nazaré, de Tiago Melo; Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho; Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes; Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha; Garrincha, Alegria do Povo, de Joaquim Pedro de Andrade; Mato Seco em Chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta; Pixote, a Lei do Mais Fraco, de Hector Babenco; e Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert.

Kleber Mendonça Filho também selecionou um programa de curtas-metragens para a mostra Focus Brasil: A gente acaba aqui, de Everlane Moraes; Deus, de Vinícius Silva; Dia do Fogo, de Maria Augusta Ramos; Fogo Baixo, Alto Astral, de Helena Ignez; Mens Sana in Corpore Sano, de Juliano Dornelles; Monumento, de Gregorio Graziosi; O Colírio do Corman me Deixou Doido Demais, de Ivan Cardoso; O Duplo, de Juliana Rojas; Pouco Mais de um Mês, de André Novais Oliveira; Sem Coração, de Nara Normande e Tião; SuperOutro, de Edgard Navarro; Terremoto Santo, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca; Travessia, de Safira Moreira; e Vereda Tropical, de Joaquim Pedro de Andrade.

O júri deste ano foi formado por: Eric Lartigau, Rufus, Éléonore Bernheim, Lorenzo Vigas e Charlotte Uzu na competitiva de longas de ficção; Nicolas Philibert, Gabriela Trujillo e Jean-Pierre Duret nos longas documentais; César Díaz, Aurélie Chesné e Jean-Charles Mille na competitiva de curtas; Nadia Turincev, Jérôme Dopffer e Damien Megherbi no BAL-LAB; e Pierre Murat, Juliette Goffart  e Bernard Payen no prêmio do Syndicat Français de la Critique de Cinéma.

Conheça os vencedores do Festival de Biarritz América Latina 2022:

LONGA-METRAGEM | FICÇÃO

Prêmio Abrazo | Melhor Filme: Los reyes del mundo, de Laura Mora (Colômbia)
Prêmio do Júri: Punto rojo, de Nicanor Loreti (Argentina)
Menção Especial do Júri: Daniela Marín, por sua atuação em Tengo sueños eléctricos
Prêmio Syndicat Français de la Critique de Cinéma: La hija de todas las rabias, de Laura Baumeister (Nicarágua)
Prêmio do Público: 1976, de Manuela Martelli (Chile)
Prêmio Biarrots: La hija de todas las rabias, de Laura Baumeister (Nicarágua)

LONGA-METRAGEM | DOCUMENTÁRIO

Melhor Filme: Retratos del futuro, de Virna Molina (Argentina)
Prêmio do Júri Estudantil IHEAL: Alis, de Clare Weiskopf e Nicolas Van Hemelryck (Colômbia)
Prêmio do Público: Alis, de Clare Weiskopf e Nicolas Van Hemelryck

CURTA-METRAGEM

Melhor Filme: Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli (Brasil)
Menção Especial: La Baláhna, de Xóchitl Enríquez Mendoza (México)

BAL-LAB

Prêmio BAL-LAB de Documentário: Cuando todos se vayan, de Felipe Rodríguez Cerda
Prêmio BAL-LAB de Ficção: Todo esto eran mangas, de Daniela Abad
Beca de desarrollo del CNC: Los pájaros, de Fabian Hernández
Prêmio Cristal Publishing: Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli
Premio Alhambra Studios – Mixage: La primavera de los anacoretas, de Andrés Kaiser
Premio Lily Post Prod-Etalonaje: Esencia Habana, de Luis Ernesto Doñas

Foto: Divulgação.

Comentários