Foram anunciadas nesta terça-feira, 30/11, em uma coletiva de imprensa virtual, novidades da 16ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que acontecerá entre os dias 9 e 15 de dezembro em formato híbrido.
Lucio Vilar, fundador e produtor executivo do festival, comandou o anúncio da programação pelo canal oficial do evento no YouTube (clique aqui e confira na íntegra). Além de apresentar os longas em competição, também foi revelada uma homenagem aos 20 anos do filme A Canga, premiado curta de ficção de Marcus Vilar, baseado no romance do ator e escritor Waldemar José Solha, com fotografia de Walter Carvalho, que recebeu mais de 20 prêmios nacionais e internacionais e figura entre as mais icônicas produções da história do cinema paraibano.
Neste ano, o Fest Aruanda terá uma programação híbrida, com sessões presenciais de todos os filmes selecionados no Cinépolis do Manaíra Shopping, em João Pessoa, e on-line para quase todas as obras através da Aruanda Play, plataforma de streaming do festival criada na edição do ano passado. Já ações como oficinas, palestras, conferências e minicursos serão realizadas através do YouTube.
Entre os homenageados desta edição, estão: o maestro, compositor e regente José Siqueira, e o cineasta paraibano Ely Marques, ambos in memoriam. Também serão homenageados o diretor e roteirista W. J. Solha, o ator Othon Bastos e a consagrada montadora Cristina Amaral.
Os filmes de abertura deste ano serão: o curta-metragem A Canga, de Marcus Vilar; e o longa A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky. Já para o encerramento serão exibidos: o curta Aluísio, o Silêncio e o Mar, de Luiz Carlos Vasconcelos; e o longa Ney, À Flor da Pele, de Felipe Nepomuceno.
Além dos filmes em competição, a programação contará com sessões especiais de diversos títulos, entre eles: Deserto Particular, de Aly Muritiba, escolhido para representar o Brasil no Oscar 2022; O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, que faz parte da homenagem a W. J. Solha; A Mãe de Todas as Lutas, de Susanna Lira, em uma sessão com acessibilidade; Garotas do ABC, de Carlos Reichenbach, que faz parte da homenagem à Cristina Amaral; o curta Caramujo-Flor, de Joel Pizzini, e o longa O Paciente – O Caso Tancredo Neves, de Sergio Rezende, em homenagem a Othon Bastos; entre outros.
O júri desta 16ª edição será formado por: Sandra Corveloni, Cristina Amaral e Cesar Meneghetti na Mostra Competitiva Nacional; Paulo Vieira, Ingrid Trigueiro e Wolney Oliveira na mostra Sob o Céu Nordestino; Manuel José Damásio, Felipe Roque do Vale, João Lobo, Raquel Ferreira e Lúcio Vilar na Mostra Internacional; Ana Célia Gomes, Igor da Nóbrega Gomes e Sérgio Silveira na Mostra Universitária Independente; e Roberto Cotta, André Dib e Carine Fiúza no Júri da Crítica (Abraccine).
Conheça os novos filmes selecionados para o Fest Aruanda 2021:
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE LONGAS-METRAGENS
A Felicidade das Coisas, de Thais Fujinaga (SP/MG)
Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente, de Cesar Cabral (SP)
Capitu e o Capítulo, de Júlio Bressane (RJ)
Madalena, de Madiano Marcheti (MS)
Salamandra, de Alex Carvalho (Brasil/França/Alemanha)
MOSTRA COMPETITIVA SOB O CÉU NORDESTINO | LONGAS-METRAGENS
A Praia do Fim do Mundo, de Petrus Cariry (CE)
Fendas, de Carlos Segundo (RN)
Miami-Cuba, de Caroline Oliveira (PB)
Transversais, de Émerson Maranhão (CE)
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL | CURTA-METRAGEM
Adeus aos Livros, de Diego Quinderé de Carvalho (Hungria/Portugal/Bélgica)
Bruxa, de Faud Halwani (Portugal/Estônia/Reino Unido)
Sink Away, de Felix Cognard (Portugal/Estônia/Reino Unido)
Tomorrow Island, de Gwenn Joyaux (Portugal/Estônia/Reino Unido)
Wild Game, de Jerónimo Sarmiento (Portugal/Estônia/Reino Unido)
MOSTRA INTERNACIONAL | CURTA-METRAGEM | ARUANDA PLAY
Agosto de 74, de Duarte Carvalho (Portugal)
Desterro, de Lucas Rached (Portugal/Brasil)
Nós os Lentos, de Jeanne Waltz (Portugal)
O Copo, de Rodrigo Ferreira (Portugal)
*Clique aqui e conheça os curtas-metragens paraibanos selecionados para a Mostra Competitiva Sob o Céu Nordestino; e aqui para conhecer os curtas-metragens selecionados para a Mostra Competitiva Nacional.
Foto: Divulgação/Iluminura Filmes.