Fest Aruanda 2022: Fausto Fawcett fala sobre documentário que narra sua trajetória musical

por: Cinevitor
Fausto Fawcett apresenta o filme em João Pessoa

Considerado um grande expoente do rap rock e da literatura cyberpunk no Brasil, o cantor, compositor, guitarrista rítmico, letrista, romancista, contista, dramaturgo, jornalista, ator, poeta e roteirista Fausto Fawcett marcou presença na 17ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro.

No documentário Fausto Fawcett na Cabeça, exibido na mostra competitiva nacional, o diretor Victor Lopes mostra o compositor de músicas ícones como Kátia Flávia, A Godiva do Irajá, Rio 40 Graus e Balada do Amor Inabalável, e também autor de cinco romances e diversas performances que desvendam um vasto e singular universo.

Partindo de signos reais e cotidianos com raízes em Copacabana, sua obra cruza fronteiras narrativas, filosóficas e temporais para instaurar visões futuristas e experiências sensoriais que chacoalham a aventura humana, nos carregando para outros mundos. O destino deste filme-transe é entrar nestes mundos que habitam a mente criativa, inquieta e desafiadora de um artista único. O longa, que também passou pelo Festival do Rio e Mostra de São Paulo, tem fotografia de Pedro Faerstein e montagem de Victor Lopes, Yan Motta e Ananda Banhatto.

O diretor do longa e seu protagonista

Nascido Fausto Borel Cardoso em maio de 1957, no Rio de Janeiro, formou-se em jornalismo na década de 1980 e em seu tempo livre encenava esquetes teatrais com música e poesia sob o nome artístico Fausto Fawcett, em homenagem a uma de suas atrizes favoritas, Farrah Fawcett, de As Panteras.

Começou a carreira musical em 1986 e lançou seu álbum de estreia, Fausto Fawcett e os Robôs Efêmeros, no ano seguinte. Em 1990, publicou seu primeiro romance, Santa Clara Poltergeist, que foi seguido por Básico Instinto, uma antologia de contos. Grande entusiasta da cultura popular, também atuou nas telonas e sempre declarou suas influências no meio artístico, como: Rolling Stones, Sex Pistols, Jovem Guarda, Jean-Paul Sartre, Paulo Leminski, Clarice Lispector, Jorge Mautner, Rubem Fonseca, entre muitos outros.

Para falar mais sobre o documentário que narra sua carreira, conversamos com Fausto Fawcett logo depois do debate, que aconteceu no dia seguinte à exibição, no Best Western Hotel Caiçara. No bate-papo, o artista destacou sua trajetória pelas artes plásticas, literatura e música; também falou sobre a ideia do projeto, colaboração no filme e recepção do público em festivais. Além disso, relembrou parcerias de sucesso, trabalhos importantes, como Fausto Fawcett e os Robôs Efêmeros, e algumas de suas musas, entre elas, Fernanda Abreu, Marinara, Regininha Poltergeist, Deborah Colker e Silvia Pfeifer.

Aperte o play e confira:

*O CINEVITOR está em João Pessoa e você acompanha a cobertura do evento por aqui, pelo canal do YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Foto: Mano de Carvalho.

Comentários