Festival Curta Cinema 2022: conheça os filmes selecionados

por: Cinevitor
Ana Luiza Ferreira no curta alagoano Infantaria, de Laís Santos Araújo

Foram anunciados nesta quinta-feira, 10/11, os selecionados para a 32ª edição do Festival Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, que acontecerá entre os dias e 7 de dezembro no Estação NET Botafogo.

Neste ano, a programação conta com 97 filmes e o comitê de seleção e curadoria, coordenado por Paulo Roberto Jr., contou com o olhar dedicado e cuidadoso de: Beatriz Vieirah, Cristiana Giustino, Evelyn Sacramento, Gustavo Duarte, Lucas Murari, Marina Fontes Pessanha e Sérgio Alpendre.

A abertura do evento será com a Mostra Animac, realizada em parceria com o Festival Animac, que acontece na Catalunha e apresenta uma seleção de filmes de animação do mundo todo. Depois dos filmes haverá um debate com o cineasta Marcelo Marão.

Entre os selecionados, a Mostra Competitiva Internacional traz filmes que se destacaram em diversos festivais, entre eles: o iraniano Deer (Gavazn), de Hadi Babaeifar, premiado em Berlim; o curta belga The Fruit Tree, de Isabelle Tollenaere, que estreou no Festival de Veneza; Raie Manta, de Anton Bialas, que passou na Semana da Crítica em Cannes; e Tsutsué, de Amartei Armar, representando o novo cinema negro internacional e que marcou presença na última edição do Festival de Cannes.

Além dos curtas que concorrem nas mostras competitivas, produções cariocas e latino-americanas ganham destaque nas Mostras Panoramas, enquanto as Mostras Especiais, como Primeiros Quadros Nacional e Primeiros Quadros Hispânicos, apresentam os primeiros filmes de novos cineastas.

“Este ano temos uma programação mais enxuta, que traz alguns dos filmes mais importantes da temporada para a tela do Estação. Foi um trabalho intenso de seleção dentre os quase 4000 inscritos que compartilhei com um grupo de olhar muito afiado responsável pela curadoria deste ano. Mantemos nosso perfil de passear por vários gêneros e propostas do curta metragem, dando destaque a filmes que apresentam notáveis inovações na linguagem”, disse Paulo Roberto Júnior, responsável pela programação do Festival Curta Cinema

A programação desta edição conta também com atividades paralelas, como a masterclass de direção com Neville d’Almeida e a Oficina de Desenvolvimento de Projetos de Curta-Metragem com Beth Formaggini. O festival também apresenta a 25ª edição do Laboratório de Projetos, com Lobo Mauro, Luciana Bezerra e Marina Meliande, que contemplará uma equipe de jovens cineastas com a possibilidade de produzir seu curta. O encerramento do Curta Cinema terá uma programação especial com a exibição de filmes participantes do Festival REGARD, do Canadá, apresentando uma seleção de seis produções de Quebec.

O festival é exclusivamente dedicado à exibição e à promoção de obras audiovisuais de curta-metragem. O evento exibe trabalhos finalizados em suportes digitais, com duração máxima de 30 minutos, e tem caráter competitivo e informativo. Além disso, é qualificador para importantes prêmios da indústria audiovisual, entre eles, o Oscar, realizado pela AMPAS, Academy of Motion Picture Arts and Sciences.

Conheça os filmes selecionados para o Curta Cinema 2022:

MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL

Alexandrina – Um Relâmpago, de Keila Sankofa (AM)
Ave Maria, de Pê Moreira (RJ)
Aragem, de Ricardo Alves Jr. (MG)
Big Bang, de Carlos Segundo (SP)
Contragolpe, de Victor Uchôa (BA)
Deus Não Deixa, de Marçal Vianna (RJ)
Escasso, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles (SP)
Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli (RJ)
Infantaria, de Laís Santos Araújo (AL)
Luazul, de Letícia Batista e Vitória Liz (PE)
Lugar de Ladson, de Rogério Borges (SP)
Madrugada, de Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza (RS)
Manhã de Domingo, de Bruno Ribeiro (RJ)
Possa Poder, de Victor Di Marco e Márcio Picoli (RS)
Promessa de um Amor Selvagem, de Davi Mello (SP)
Qual é a Grandeza?, de Marcus Curvelo (BA)
Sangoma, de Aline Fernandes, Nathalia Freitas, Talita Araujo e Terená Kanouté (SP)
Teatro de Máscaras, de Eduardo Ades (RJ)
Último Domingo, de Joana Claude e Renan Barbosa Brandão (RJ)
Xar: Sueño de Obsidiana, de Fernando Pereira dos Santos e Edgar Rolando Calel Apén (SP)

MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL

Aftermath, Afterpath, de Frédérique Buck e Gintare Parulyte (Luxemburgo)
Buurman Abdi, de Douwe Dijkstra (Holanda)
By Flavio, de Pedro Cabeleira (Portugal)
Deer (Gavazn), de Hadi Babaeifar (Irã)
El After del Mundo, de Florentina Gonzalez (França)
Further and Further Away, de Polen Ly (Camboja)
Ice Merchants, de João Gonzalez (Portugal)
I Love Pictures, de Gabriel Bellone (EUA)
Invisibles, de Esteban Garcia Garzon (Colômbia)
La Marcha de Balogun, de Michelle Coelho (Cuba/Brasil)
L’autre Rive, de Gaëlle Graton (Canadá)
Noche. Del Borde Del Sofa a La Cama Doble., de Luis Enrique Barbour (Colômbia)
Raie Manta, de Anton Bialas (França)
Salvation Has No Name, de Joseph Wallace (Reino Unido)
Same Old, de Lloyd Lee Choi (EUA)
Scale, de Joseph Pierce (França/Bélgica/Reino Unido)
The Empty Sphere, de Stéphanie Roland (Estados Federados da Micronésia)
The Fruit Tree, de Isabelle Tollenaere (Bélgica)
Tria, de Giulia Grandinetti (Itália)
Tsutsué, de Amartei Armar (França/Gana)

PANORAMA CARIOCA

Carta para Glauber, de Gregory Baltz
Correria, de Liliana Mont Serrat
Flores Vermelhas, de Érica Sansil
Iceberg, de Will Domingos
Jornada de 14 Horas, de Clara Henriques e Luiza França
Korrupta, de Marcos Bonisson
O Plantonista do Dia, de Allan Ribeiro
Quem de Direito, de Ana Galizia
Vem de Volta, de Cavi Borges

PANORAMA LATINO AMERICANO

Agustina, de Luciana Herrera Caso (México)
Colligare Herbarium et Insecta, de Augustina Arrarás e Nicolás Onischuk (Argentina)
Dia de Visita, de Diego Rodriguez (Cuba)
El Aliento, de Hernan Biassoti, Franco Cerana e Alejandro Magneres (Argentina)
El Mañana es un Palacio de Agua, de Juanita Onzaga (Colômbia)
L’ombre des Corbeaux, de Elvira Barbosa (França)
Papel, de Gisela Carbajal Rodríguez e Felix Klee (México)
Tal Vez el Infierno Sea Blanco, de Diego Andres Murillo de Tommasi (Venezuela)
Tigre Tigre, de Mauricio Sáenz-Cánovas (México)
Willkawiwa (El Sagarado Fuego de Los Muertos), de Pável Quevedo Ullauri (Equador)

MOSTRA PRIMEIROS QUADROS

Aluísio, O Silêncio e o Mar, de Luiz Carlos Vasconcelos (PB)
As Velas do Monte Castelo, de Lanna Fernandes de Carvalho (CE)
Cadê Heleny?, de Esther Vital (MG)
Cinema Esperança, de Ana Carolina Francisco (RJ)
Essas Lápides Onde Habitamos, de Ana Machado e Vitor Artese (SP)
Missão Sudoeste de Angola – Afinal Quem Nos Define?, de Carla Osorio (ES)
Nada Além de Flores, de Eddy Mathias (RJ)
Salgar, de Pedro Vinícius (RJ)

MOSTRA PRIMEIROS QUADROS HISPÂNICOS

All My Scars Vanish in The Wind, de Angélica Restrepo Guzmán e Carlos Velandia (Colômbia)
Así Mismo, de Shraon Kleinberg (México)
El Delfín, de Manuela Roca (Uruguai)
Etxetxipia (Casa Pequeña), de Marina Velázquez (Espanha)
Golem, de Andres Jimenez Quintero (Colômbia)
Montaña Azul, de Sofía Salinas Barrera (Colômbia)

Foto: Divulgação/Caboré Audiovisual.

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