Festival de Annecy 2022: produções brasileiras são selecionadas

por: Cinevitor
Animação brasileira na programação.

Criado em 1960, o Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy é considerado o maior e mais importante do setor no mundo. Todos os anos, o evento apresenta diversas animações, destacando o dinamismo e a riqueza criativa que este gênero representa.

Neste ano, o cinema brasileiro marca presença com duas produções, entre elas, o longa Perlimps, de Alê Abreu, cineasta indicado ao Oscar por O Menino e o Mundo, que será exibido fora de competição na mostra Événements Excepcionelles.

Com as vozes principais de Lorenzo Tarantelli, Giulia Benite e Stênio Garcia, a animação mostra a jornada de aventura e fantasia de Claé e Bruô, agentes secretos de reinos rivais. A dupla precisa superar suas diferenças e unir forças para encontrar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra. A trilha musical do filme é assinada por André Hosoi e o desenho de som pelo grupo musical O Grivo.

“A estreia em Annecy era parte de nossos planos sonhadores. Estou muito entusiasmado por ter uma première mundial neste grande festival, que é uma referência para o cinema de animação”, afirma Alê Abreu, que já foi premiado no festival em 2014 na categoria de melhor longa-metragem na categoria Cristal pelo Júri Oficial e pelo público com O Menino e o Mundo.

Perlimps é produzido por Laís Bodanzky, Luiz Bolognesi, que também já foi premiado em Annecy com o filme Uma História de Amor e Fúria, e Ernesto Soto Canny junto à Buriti Filmes. Sony Pictures, Globo Filmes e Gloob assinam a coprodução. O filme será lançado no Brasil como uma codistribução entre Vitrine Filmes e Sony Pictures.

Outra produção brasileira que se destaca na programação é a vinheta Cultura da Diversidade Presente da 29ª edição do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, dirigida por Fabio Acorsi e Luiz Evandro, que aparece em competição na mostra Films de commande.

Organizado pela Association d’International du Film d’Animation, o festival, além dos filmes, apresenta diversas atividades paralelas, entre elas, o Mifa Campus International, que aconteceu em três países: Brasil, Israel e Nigéria. Cada workshop foi realizado de forma remota ou presencial e auxiliou profissionais locais em sua abordagem artística ou em seu desejo de se especializar na indústria da animação.

No Brasil, cinco projetos foram assessorados pelos especialistas Fabienne Gambrelle, Marc Dramhi e Eloa Sahiry entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro: o longa A Marcha dos Girassóis, de Rafael Assunção; as séries SOS Planeta Água, de Gabriela Carlotti, e Flora, de Paulo Muppet; e os longas Nihonjin, de Celia Catunda, e Rosie & Bear, de Fernando Macedo.

Além disso, o cineasta brasileiro Cesar Cabral, que foi premiado na edição passada com Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente, fará parte do júri da mostra TV and Commissioned Films. O Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy 2022 acontecerá entre os dias 13 e 18 de junho

Foto: Divulgação.

Comentários