Ike Barry e O.C. Ukeje em Cidade Pássaro, de Matias Mariani.
A 70ª edição do Festival de Berlim, que acontecerá entre os dias 20 de fevereiro e 1º de março de 2020, já começou a anunciar as novidades. Neste ano, a atriz britânica Helen Mirren será a grande homenageada com o Urso de Ouro honorário.
Além disso, também foram divulgados os primeiros longas da programação, com destaque para o cinema brasileiro: APIYEMIYEKÎ, de Ana Vaz, foi selecionado para a Mostra Forum Expanded. E mais: Cidade Pássaro, de Matias Mariani, será exibido na Mostra Panorama. O longa conta a história de um músico que viaja da Nigéria para São Paulo em busca do irmão mais velho; o elenco conta com O. C. Ukeje, Chukwudi Iwuji, Indira Nascimento, Paulo Andre e Ike Barry.
Na Mostra Generation 14plus, destaca-se o brasileiro Meu nome é Bagdá, de Caru Alves de Souza, livremente inspirado no livro Bagdá, o Skatista, de Toni Brandão. A história gira em torno de uma skatista de 17 anos chamada Bagdá, interpretada por Grace Orsato. Na trama, a jovem passa boa parte do tempo com os amigos skatistas, fazendo manobras na pista local, fumando maconha e jogando baralho. Aos poucos, ela vai se aproximando de Vanessa, interpretada por Nick Batista, outra skatista do bairro que encontra em Bagdá um incentivo para ocupar a pista de skate. Numa ida à Praça Roosevelt, Bagdá e Vanessa encontram outras meninas skatistas e estreitam laços de amizade. O elenco conta também com Karina Buhr, Suzy Rêgo, Helena Luz, Marília Fernandes, Paula Sabatini e Gilda Nomacce.
A nova gerência do festival, representada pela diretora executiva Mariette Rissenbeek e pelo diretor artístico Carlo Chatrian, retirou a categoria fora de competição. Com isso, filmes que não disputam nenhum prêmio, como o Urso de Ouro por exemplo, serão apresentados como parte da Berlinale Special Gala. O primeiro convidado é o diretor italiano Matteo Garrone, com Pinocchio, protagonizado por Roberto Benigni.
Em comunicado oficial, Carlo Chatrian comentou: “Anunciando os primeiros filmes é importante notar que o programa é mais do que apenas a soma dos filmes selecionados. É o resultado de um processo de trabalho colaborativo e tem como objetivo fornecer uma imagem que destaca o cinema como uma forma narrativa, que fala das pessoas e de seu mundo”.
Conheça os primeiros filmes selecionados para o Festival de Berlim 2020:
PANORAMA
The Assistant, de Kitty Green (EUA)
Aufzeichnungen aus der Unterwelt (Notes from the Underworld), de Tizza Covi e Rainer Frimmel (Áustria)
Bloody Nose, Empty Pockets, de Bill Ross e Turner Ross (EUA)
Cidade Pássaro (Shine Your Eyes), de Matias Mariani (Brasil/França)
Digger, de Georgis Grigorakis (Grécia/França)
Eeb Allay Ooo!, de Prateek Vats (Índia)
Exil (Exile), de Visar Morina (Alemanha/Bélgica/Kosovo)
Futur Drei (No Hard Feelings), de Faraz Shariat (Alemanha)
Håp (Hope), de Maria Sødahl (Noruega/Suécia)
Jetzt oder morgen (Running on Empty), de Lisa Weber (Áustria)
Kød & Blod (Wildland), de Jeanette Nordahl (Dinamarca)
Las Mil y Una, de Clarisa Navas (Argentina/Alemanha)
Pari, de Siamak Etemadi (Grécia/França/Holanda/Bulgária)
Petite fille (Little Girl), de Sébastien Lifshitz (França)
Schwarze Milch (Black Milk), de Uisenma Borchu (Alemanha/Mongólia)
Si c’était de l’amour (If It Were Love), de Patric Chiha (França)
Suk Suk, de Ray Yeung (Hong Kong/China)
Welcome to Chechnya, de David France (EUA)
BERLINALE SPECIAL GALA
Pinocchio, de Matteo Garrone (Itália/França)
GENERATION 14PLUS
Black Sheep Boy, de James Molle (França)
Clebs, de Halima Ouardiri (Canadá)
The Flame, de Nick Waterman (Austrália)
Goodbye Golovin, de Mathieu Grimard (Canadá)
Kokon, de Leonie Krippendorff (Alemanha)
Meu nome é Bagdá (My Name is Baghdad), de Caru Alves de Souza (Brasil)
Något att minnas (Something to Remember), de Niki Lindroth von Bahr (Suécia)
Notre-Dame du Nil (Our Lady of the Nile), de Atiq Rahimi (França)
Paradise Drifters, de Mees Peijnenburg (Holanda)
Pompei, de Anna Falguères e John Shank (Bélgica/França/Canadá)
White Riot, de Rubika Shah (Reino Unido)
GENERATION KPLUS
Death of Nintendo, de Raya Martin (Filipinas/EUA)
Un diable dans la poche, de Antoine Bonnet e Mathilde Loubes (França)
A Fool God, de Hiwot Admasu Getaneh (França)
H is for Happiness, de John Sheedy (Austrália)
Los lobos, de Samuel Kishi Leopo (México)
Mignonnes (Cuties), de Maïmouna Doucouré (França)
Perro, de Lin Sternal (Alemanha)
Sweet Thing, de Alexandre Rockwell (EUA)
Veins of the World (Die Adern der Welt), de Byambasuren Davaa (Alemanha/Mongólia)
FORUM EXPANDED
A I O U, de Anton Vidokle, Adam Khalil e Bayley Sweitzer (EUA)
Al-Houbut (The Landing), de Akram Zaatari (Líbano/Emirados Árabes)
APIYEMIYEKÎ, de Ana Vaz (Brasil/França/Holanda)
Citizens of the Cosmos, de Anton Vidokle (EUA/Japão/Ucrânia)
Equinox, de Margaret Honda (EUA)
Half Blue, de Joe Namy (EUA/Líbano)
Harvard Peabody Expedition to Netherland New Guinea 1961, de Ernst Karel e Veronika Kusumaryati (EUA)
INFINITY minus Infinity, de The Otolith Group (Reino Unido/Emirados Árabes/Bélgica)
The Phantom Menace, de Graeme Arnfield (Reino Unido)
Purple Sea, de Amel Alzakout e Khaled Abdulwahed (Alemanha)
Quantum Creole, de Filipa César (Alemanha/França/Portugal/Espanha)
Recovery, de Kevin Jerome Everson (EUA)
Shipwreck at the Threshold of Europe, Lesvos, Aegean Sea: 28 October 2015, de Forensic Architecture (Reino Unido)
The Sun, de Kika Thorne (Canadá)
PERSPEKTIVE DEUTSCHES KINO
Ein Fisch, der auf dem Rücken schwimmt (A Fish Swimming Upside Down), de Eliza Petkova
Garagenvolk (Garage People), de Natalija Yefimkina
Kids Run, de Barbara Ott
Walchensee Forever, de Janna Ji Wonders
Foto: Divulgação.