Por conta da pandemia de Covid-19, a 71ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim aconteceu em duas etapas. A primeira, realizada no começo do ano, exibiu os filmes da programação em um novo formato e anunciou os vencedores do Júri Oficial. Além disso, as plataformas da indústria European Film Market, Berlinale Co-Production Market, Berlinale Talents e World Cinema Fund foram realizadas virtualmente.
Já a segunda parte, chamada de Especial de Verão, aconteceu entre os dias 9 e 20 de junho, com exibições dos filmes ao ar livre. Ao total, 126 títulos foram apresentados para o público. Além disso, quase todas as equipes dos filmes conseguiram marcar presença para apresentar pessoalmente seus trabalhos.
Neste domingo, 20/06, foram anunciados os vencedores do Prêmio do Público. Da Mostra Panorama, entre 16 longas, foram computados 5.658 votos; já da Competição Oficial, entre 15 títulos, foram 8.498 votos.
O brasileiro A Última Floresta, de Luiz Bolognesi, foi o grande vencedor, segundo o público, da Mostra Panorama. Em imagens poderosas, alternando entre observação documental e sequências encenadas, além de paisagens sonoras densas, o diretor documenta a comunidade indígena dos Yanomami e retrata seu ambiente natural ameaçado na floresta amazônica.
O filme retrata o cotidiano de um grupo Yanomami isolado, que vive em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos. O xamã Davi Kopenawa Yanomami busca proteger as tradições de sua comunidade e contá-las para o homem branco que, segundo ele, nunca os viu, nem os ouviu. Enquanto Kopenawa tenta manter vivos os espíritos da floresta, ele e os demais indígenas lutam para que a lei seja cumprida e os invasores do garimpo retirados do território legalmente demarcado. Mais de dez mil garimpeiros ilegais, que invadiram o local em 2020, derrubam a floresta, envenenam os rios e espalham Covid-19 e outras doenças entre os indígenas.
Bolognesi, que foi premiado em Berlim com Ex-Pajé, em 2018, assina o roteiro com Davi Kopenawa Yanomami, escritor, xamã e líder político yanomami. O filme é produzido pela Gullane (dos irmãos Caio e Fabiano Gullane) e Buriti Filmes (Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi), e tem distribuição da Gullane. A estreia no Brasil está prevista para o segundo semestre deste ano.
Conheça os vencedores do voto popular do Festival de Berlim 2021:
PRÊMIOS DO PÚBLICO
MELHOR FILME | COMPETIÇÃO OFICIAL
1º lugar: Herr Bachmann und seine Klasse (Mr Bachmann and His Class), de Maria Speth (Alemanha)
2º lugar: Ich bin dein Mensch (I’m Your Man), de Maria Schrader (Alemanha)
3º lugar: Ghasideyeh gave sefid (Ballad of a White Cow), de Behtash Sanaeeha e Maryam Moghaddam (Irã/França)
MELHOR FILME | MOSTRA PANORAMA
1º lugar: A Última Floresta, de Luiz Bolognesi (Brasil)
2º lugar: Miguel’s War, de Eliane Raheb (Líbano/Alemanha/Espanha)
3º lugar: Genderation, de Monika Treut (Alemanha)
Foto: Pedro J. Márquez.