Cena do filme norueguês Ninjababy, de Yngvild Sve Flikke.
A 71ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim desenvolveu um novo formato para 2021, por conta da pandemia de Covid-19: as plataformas da indústria European Film Market, Berlinale Co-Production Market, Berlinale Talents e World Cinema Fund darão início ao evento em março com uma programação on-line. Em junho, entre os dias 9 e 20, acontecerá a segunda parte com inúmeras exibições de filmes para o público em cinemas e ao ar livre.
Depois de revelar os selecionados para a Berlinale Series, o evento divulgou nesta segunda-feira, 08/02, os títulos que farão parte da mostra Generation, que oferece uma diversidade artística significativa nas duas competições: Kplus e 14plus. O programa celebra o poder da imaginação em longas-metragens, desenhos animados e documentários.
Em comunicado oficial, Maryanne Redpath, chefe da seção, disse: “Os quinze filmes da Generation deste ano são um convite aberto para ir além do óbvio, do dominante e do barulhento e olhar mais de perto o que está sob a superfície. Eles oferecem espaço e tempo para refletir sobre a grandeza que irradia do diverso mundos que os jovens estão vivenciando, o que muitas vezes é representado pelas pequenas coisas que marcam seus caminhos. Os filmes oferecem uma pausa para a vida como a conhecemos agora”.
Filmes de 17 países refletem a amplitude cultural e geográfica que também é característica da Generation. Com quatro contribuições cada, produções dos países asiáticos e escandinavos estão particularmente bem representadas este ano. Notavelmente, muitos títulos foram dirigidos por mulheres; a proporção de cineastas é de 60% na competição Kplus até 75%.
O Júri Internacional da Generation escolherá os vencedores durante o Berlinale Industry Event no início de março. O Urso de Cristal do Júri Infantil e Juvenil, juntamente com os prêmios do Júri Internacional da Generation, serão entregues durante o Especial de Verão da Berlinale, em junho.
As mostras Generation Kplus e Generation 14plus são dois programas de competição que exibem um cinema internacional de qualidade para o público jovem e para todos os outros. Narrativas épicas e momentos fugazes, voos de fantasia e realidades amargas. Histórias sobre a maioridade: impressionantes, selvagens e irritadas, sinceras e obstinadas. Com um programa abrangente de filmes contemporâneos que explora a vida e o mundo de crianças e adolescentes, a Berlinale Generation desfruta de uma posição única como instigadora do cinema de jovens que quebram convenções.
Conheça os filmes selecionados para a mostra Generation do Festival de Berlim 2021:
GENERATION KPLUS
Beans, de Tracey Deer (Canadá)
Ensilumi (Any Day Now), de Hamy Ramezan (Finlândia)
Han Nan Xia Ri (Summer Blur), de Han Shuai (China)
Jong chak yeok (Short Vacation), de Kwon Min-pyo e Seo Hansol (Coreia do Sul)
Last Days at Sea, de Venice Atienza (Filipinas/Taiwan)
Mission Ulja Funk, de Barbara Kronenberg (Alemanha/Luxemburgo/Polônia)
Nelly Rapp – Monster Agent, de Amanda Adolfsson (Suécia)
Una escuela en Cerro Hueso (A School in Cerro Hueso), de Betania Cappato (Argentina)
GENERATION 14PLUS
Cryptozoo, de Dash Shaw (EUA)
Fighter, de Jéro Yun (Coreia do Sul)
From the Wild Sea, de Robin Petré (Dinamarca)
La Mif (The Fam), de Fred Baillif (Suíça)
Ninjababy, de Yngvild Sve Flikke (Noruega)
Stop-Zemlia, de Kateryna Gornostai (Ucrânia)
Tabija (The White Fortress), de Igor Drljača (Canadá/Bósnia e Herzegovina)
Foto: Motlys/Divulgação.