A 72ª edição do Festival de Berlim, que acontecerá entre os dias 10 e 20 de fevereiro, anunciou novos filmes e mudanças no formato por conta do aumento de casos de Covid-19. A organização resolveu reduzir as exibições presenciais em competição para seis dias, além de limitar a capacidade de assentos nos cinemas.
Sendo assim, a cerimônia de premiação acontecerá no dia 16 de fevereiro. Depois disso, os filmes serão reprisados em diversos cinemas da cidade. Os eventos voltados para a indústria, como o European Film Market, Berlinale Co-Production Market, Berlinale Talents e World Cinema Fund serão realizados em formato on-line.
O drama Peter von Kant, dirigido pelo cineasta francês François Ozon, será o filme de abertura desta 72ª edição. Exibido em competição, o longa, que é uma adaptação livre de As Lágrimas Amargas de Petra von Kant, de Rainer Werner Fassbinder, conta com Denis Ménochet, Isabelle Adjani e Hanna Schygulla no elenco. Em comunicado oficial, Carlo Chatrian, diretor artístico do evento, disse: “Estamos muito felizes em receber François Ozon de volta ao festival. Para a abertura deste ano, procurávamos um filme que pudesse trazer leveza e vivacidade ao nosso cotidiano sombrio”.
O cineasta, que já foi premiado na Berlinale, também falou sobre a exibição: “É um prazer e uma honra retornar ao festival, onde só tenho ótimas lembranças, 22 anos depois da estreia de Gotas d’água em Pedras Escaldantes. O Festival de Berlim é o lugar ideal para conhecer Peter von Kant, que celebra minha ligação como diretor francês à cultura alemã. Obrigado pela seleção”.
Neste novo anúncio, o cinema brasileiro também marca presença na competição Berlinale Shorts Films com o curta-metragem Manhã de Domingo, de Bruno Ribeiro. Na trama, Gabriela é uma jovem pianista negra que irá se apresentar em seu primeiro grande recital. No entanto, um sonho com sua falecida mãe desestabiliza a mente e o coração de Gabriela, colocando em risco a sua apresentação. A partir de uma série de encontros ao longo de um dia, Gabriela irá se jogar em uma jornada de reconciliação com suas memórias e sua mãe. O elenco conta com Raquel Paixão, Leonardo Castro, Silvana Stein, André Pacheco, Indira Nascimento e Valéria Lima.
E mais: entre os 34 projetos de longas-metragens selecionados para a 19ª edição da Berlinale Co-Production Market, o Brasil aparece com Cachalote, de Angelo Defanti, produzido por Bárbara Defanti, da Sobretudo Produção.
Neste ano, o cineasta M. Night Shyamalan presidirá o Júri Internacional e a atriz francesa Isabelle Huppert será homenageada com o Urso de Ouro honorário. O júri da Berlinale Shorts Films contará com Rosa Barba, Reinhard W. Wolf e Payal Kapadia.
Conheça os novos filmes selecionados para o Festival de Berlim 2022:
CURTAS-METRAGENS | Berlinale Shorts Films
Agrilogistics, de Gerard Ortín Castellví (Reino Unido/Espanha)
Amintiri de pe Frontul de Est (Memories from the Eastern Front), de Radu Jude e Adrian Cioflâncă (Romênia)
Ampangabagat Nin Talakba Ha Likol (It’s Raining Frogs Outside), de Maria Estela Paiso (Filipinas)
Bird in the Peninsula, de Atsushi Wada (França/Japão)
By Flávio, de Pedro Cabeleira (Portugal/França)
Chhngai Dach Alai (Further and Further Away), de Polen Ly (Camboja)
Dirndlschuld, de Wilbirg Brainin-Donnenberg (Áustria)
El sembrador de estrellas (The Sower of Stars), de Lois Patiño (Espanha)
Four Nights, de Deepak Rauniyar (EUA/México/Nepal)
Haulout, de Evgenia Arbugaeva e Maxim Arbugaev (Reino Unido/Rússia)
Heroínas (Heroines), de Marina Herrera (Peru)
Histoire pour 2 Trompettes (A Story for 2 Trumpets), de Amandine Meyer (França)
Jon-Jae-Ui Jib (House of Existence), de Joung Yumi (Coreia do Sul)
Kicking the Clouds, de Sky Hopinka (EUA)
Manhã de Domingo, de Bruno Ribeiro (Brasil)
Mars Exalté (Exalted Mars), de Jean-Sébastien Chauvin (França)
Retreat, de Anabela Angelovska (Alemanha)
Soum, de Alice Brygo (França)
Starfuckers, de Antonio Marziale (EUA)
Trap, de Anastasia Veber (Rússia/Lituânia)
Will My Parents Come to See Me, de Mo Harawe (Alemanha/Áustria/Somália)
GENERATION KPLUS | LONGAS-METRAGENS
Bimileui eondeok (The Hill of Secrets), de Lee Ji-eun (Coreia do Sul)
El reino de dios (The Realm of God), de Claudia Sainte-Luce (México)
Juunt Pastaza entsari (Waters of Pastaza), de Inês T. Alves (Portugal)
Moja Vesna, de Sara Kern (Austrália/Eslovênia)
My Small Land, de Emma Kawawada (Japão)
Rooz-e sib (The Apple Day), de Mahmoud Ghaffari (Irã)
Shabu, de Shamira Raphaëla (Holanda)
Terykony (Boney Piles), de Taras Tomenko (Ucrânia)
GENERATION KPLUS | CURTAS-METRAGENS
Alma y Paz (Alma and Paz), de Cris Gris (México/EUA)
Čuči čuči (Hush Hush Little Bear), de Māra Liniņa (Letônia)
Datsun, de Mark Albiston (Nova Zelândia)
Die allerlangweiligste Oma auf der ganzen Welt (The Most Boring Granny in the Whole World), de Damaris Zielke (Alemanha)
Gong ji (Rooster), de Myo Aung (Myanmar)
La reine des renards (The Queen of the Foxes), de Marina Rosset (Suíça)
Le variabili dipendenti (The Dependent Variables), de Lorenzo Tardella (Itália)
Louis I., König der Schafe (Louis I., King of the Sheep), de Markus Wulf (Alemanha/EUA)
Luce and the Rock, de Britt Raes (Bélgica/França/Holanda)
To Vancouver, de Artemis Anastasiadou (Grécia)
Wheels on the Bus, de Surya Shahi (Nepal)
Zuza v zahradách (Suzie in the Garden), de Lucie Sunková (República Tcheca/Eslováquia)
GENERATION 14plus | LONGAS-METRAGENS
Alis, de Clare Weiskopf e Nicolas van Hemelryck (Colômbia/Chile/Romênia)
Bubble, de Tetsurō Araki (Japão)
Kalle Kosmonaut, de Günther Kurth e Tine Kugler (Alemanha)
Skhema (Scheme), de Farkhat Sharipov (Cazaquistão)
Stay Awake, de Jamie Sisley (EUA)
Strana Sascha (The Land of Sasha), de Julia Trofimova (Rússia)
GENERATION 14plus | CURTAS-METRAGENS
Aos dezasseis (At Sixteen), de Carlos Lobo (Portugal)
Born in Damascus, de Laura Wadha (Reino Unido)
La fièvre (Fever), de Matias Carlier (Suíça)
Funkele, de Nicole Jachmann (Holanda)
Lay Me by the Shore, de David Findlay (Canadá)
Memoir of a Veering Storm, de Sofia Georgovassili (Grécia)
Meneath: The Hidden Island of Ethics, de Terril Calder (Canadá)
Tinashé, de Tig Terera (Austrália)
West by God, de Scott Lazer (EUA)
Foto: Wilssa Esser.