Festival de Berlim 2022: filme brasileiro é selecionado para a mostra Panorama

por: Cinevitor
Bárbara Colen em cena: filme brasileiro selecionado.

A 72ª edição do Festival de Berlim, que acontecerá entre os dias 10 e 20 de fevereiro, acaba de anunciar novos filmes da mostra Panorama, que destaca o cinema internacional contemporâneo, ousado e não convencional. Aqui, os títulos concorrem ao Prêmio do Público, já tradicional do evento.

Neste anúncio final das obras, o cinema brasileiro ganha destaque com Fogaréu, primeiro longa-metragem de ficção de Flávia Neves, que assina o roteiro ao lado de Melanie Dimantas. Na fronteira entre o real e o fantástico, entre o passado colonial e a modernidade avassaladora do agronegócio, a cidade de Goiás é palco do encontro entre a jovem Fernanda e suas secretas raízes. Ela volta para a casa de seu abastado tio, após a morte de sua mãe adotiva, a fim de implodir certezas e deixar surgir a dolorosa verdade sobre sua origem.

Baseado em uma história pessoal da diretora, o longa tem produção da Bananeira Filmes, de Vania Catani, e da MyMama Entertainment. Com fotografia de Luciana Basseggio e montagem de Will Domingos, o filme traz Bárbara Colen, Nena Inoue, Eucir de Souza, Fernanda Vianna, Vilminha Chaves, Kelly Crifer, Timothy Wilson, Fernanda Pimenta, Allan Jacinto Santana e Typyire Ãwa no elenco. A produção executiva é assinada por Tarcila Jacob e Elaine Azevedo e Silva; a distribuição é da ArtHouse.

Em comunicado oficial, a cineasta falou: “Sim, o filme é inspirado em uma história real. Mas mesmo tendo nascido e vivido em Goiânia, a atual capital do Estado de Goiás, eu não conhecia essa realidade. Foi quando cheguei na UFF, em Niterói, que um professor que havia morado em Goiânia, me questionou sobre isso. Daí pesquisei e descobri que durante 100 anos, se estabeleceu na histórica Cidade de Goiás, antiga capital do Estado, um tipo de relação social com pessoas neurodiversas denominadas de “bobas” que, embora em processo de desaparecimento, ainda moram na comunidade até hoje. Essas pessoas, oriundas de regiões vizinhas ou das próprias famílias do lugar, eram adotadas e criadas para prestar toda sorte de serviços domésticos. Hoje em dia encontramos ainda reminiscências desse passado. Essa história me perturbou durante anos até decidir fazer um filme sobre ela e filmar com essas pessoas sobreviventes, muitas delas centenárias”.

E completou: “A trajetória da personagem é bastante parecida com a minha trajetória emocional durante o processo de desenvolvimento do filme. Fernanda está em busca de entender a sua verdadeira origem e identidade e o que descobre é bastante doloroso. Acreditou durante toda a vida que ocupava um lugar naquela família, quando na verdade ocupava outro. Isso ocorreu comigo também ao longo do processo”.

Atualmente, Flávia desenvolve o seu segundo longa, Tempo do Poder, com o apoio do Ibermedia. Com esse projeto, participou da residência na Cité Internacionale des Arts, em Paris, com bolsa concedida pelo Institut Français e pelo Projeto Paradiso.

Conheça os novos filmes selecionados para a mostra Panorama do Festival de Berlim 2022:

Aşk, Mark ve Ölüm (Love, Deutschmarks and Death), de Cem Kaya (Alemanha)
Baqyt (Happiness), de Askar Uzabayev (Cazaquistão)
Berdreymi (Beautiful Beings), de Guðmundur Arnar Guðmundsson (Islândia/Dinamarca/Suécia/Holanda/República Checa)
Bettina, de Lutz Pehnert (Alemanha)
Cinco lobitos (Lullaby), de Alauda Ruiz de Azúa (Espanha)
Concerned Citizen, de Idan Haguel (Israel)
Una femmina (Una Femmina – The Code of Silence), de Francesco Costabile (Itália)
Fogaréu, de Flávia Neves (Brasil/França)
Grand Jeté, de Isabelle Stever (Alemanha)
Heroji radničke klase (Working Class Heroes), de Miloš Pušić (Sérvia)
Kdyby radši hořelo (Somewhere Over the Chemtrails), de Adam Koloman Rybanský (República Checa)
No Simple Way Home, de Akuol de Mabior (Quênia/Sudão do Sul/África do Sul)
No U-Turn, de Ike Nnaebue (Nigéria/África do Sul/França/Alemanha)
El norte sobre el vacío (Northern Skies Over Empty Space), de Alejandra Márquez Abella (México)
Produkty 24 (Convenience Store), de Michael Borodin (Rússia/Eslovênia/Turquia)
Viens je t’emmène (Nobody’s Hero), de Alain Guiraudie (França)

Foto: Divulgação.

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