Depois de anunciar um novo formato por conta da pandemia de Covid-19, a 72ª edição do Festival de Berlim, que acontecerá entre os dias 10 e 20 de fevereiro, revelou a seleção completa da mostra Forum, que traz filmes que apresentam reflexões sobre o meio cinematográfico, o discurso socioartístico e um sentido particular para a estética.
A programação visa expandir a compreensão do que é o cinema, testar os limites da convenção e abrir novas perspectivas para ajudar a compreender a sétima arte e como ela se relaciona com o mundo de novas maneiras. Os programas da 52ª edição da mostra Forum podem incluir questões que sirvam a esses fins, como: contemporâneo e histórico, cinema analógico e digital, arte de instalação, performance e música.
Na seleção deste ano, cineastas do mundo inteiro não perderam nada de sua inventividade e desejo artístico, por mais que a pandemia tenha paralisado a vida em nossas sociedades. O cinema brasileiro aparece com duas obras, entre elas, a ficção com cunho documental Mato Seco em Chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta, uma coprodução entre Brasil e Portugal, com Joana Darc, Léa Alves e Andreia Vieira no elenco.
A sinopse diz: no ano de 2013, a Polícia Militar do Distrito Federal desencadeou uma grande operação de combate ao tráfico de drogas em Ceilândia, periferia de Brasília, desarticulando várias pequenas redes de comércio ilegal. Dezesseis homens foram presos. Um ano depois, as companheiras destes homens assumem o negócio. Rapidamente elas estabelecem o seu próprio espaço de ação, impondo novos códigos, reorganizando modos de produção e criando novas relações de trabalho. Sua disputa por poder econômico, simbólico e territorial lentamente se transforma numa guerra. Elas clamam espaço para o corpo feminino periférico e seus próprios códigos de ação. Elas são o mapa de um novo território.
Outra produção brasileira que se destaca na seleção é Três Tigres Tristes, de Gustavo Vinagre, que traz a pandemia de Covid-19 como tema. A trama mostra jovens queer em São Paulo desafiando tanto o vírus quanto o fracasso político de seu governo. O elenco conta com Pedro Ribeiro, Jonata Vieira e Isabella Pereira; com participações especiais de Cida Moreira, Carlos Escher, Víctor Ivanon, Julia Katharine, Gilda Nomacce, Majeca Angelucci, Nilceia Vicente, Everaldo Pontes, Gabriel Stippe, Inês Brasil, Filipe Rossato e Lizette Negreiros.
Conheça os filmes selecionados para a mostra Forum do Festival de Berlim 2022:
Afterwater, de Dane Komljen (Alemanha/Espanha/Coreia do Sul/Sérvia)
Akyn (Poet), de Darezhan Omirbayev (Cazaquistão)
Bashtaalak sa’at (Shall I Compare You to a Summer’s Day?), de Mohammad Shawky Hassan (Egito/Líbano/Alemanha)
Camuflaje (Camouflage), de Jonathan Perel (Argentina)
Cette maison (This House), de Miryam Charleswith Schelby Jean-Baptiste, Florence Blain Mbaye e Eve Duranceau (Canadá)
El veterano (The Veteran), de Jeronimo Rodriguez (Chile)
Europe, de Philip Scheffner (Alemanha/França)
Für die Vielen – Die Arbeiterkammer Wien (For the Many – The Vienna Chamber of Labour), de Constantin Wulff (Áustria)
Geographies of Solitude, de Jacquelyn Mills (Canadá)
Happer’s Comet, de Tyler Taormina (EUA)
Jet Lag, de Zheng Lu Xinyuan (Suíça/Áustria)
L’état et moi, de Max Linz (Alemanha)
La edad media (The Middle Ages), de Alejo Moguillansky e Luciana Acuña (Argentina)
Mato Seco em Chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta (Brasil/Portugal)
Miền ký ức (Memoryland), de Kim Quy Bui (Vietnã/Alemanha)
Mis dos voces (My Two Voices), de Lina Rodriguez (Canadá)
Najeneun deopgo bameneun chupgo (Hot in Day, Cold at Night), de Park Song-yeol (Coreia do Sul)
Nie zgubiliśmy drogi (We Haven’t Lost Our Way), de Anka Sasnal e Wilhelm Sasnal (Polônia)
Nuclear Family, de Erin Wilkerson e Travis Wilkerson (EUA/Singapura)
O trio em mi bemol (The Kegelstatt Trio), de Rita Azevedo Gomes (Portugal/Espanha)
Rewind and Play, de Alain Gomis (Alemanha/França)
Scala, de Ananta Thitanat (Tailândia)
Super Natural, de Jorge Jácome (Portugal)
Terra que marca (Striking Land), de Raul Domingues (Portugal)
The United States of America, de James Benning (EUA)
Três Tigres Tristes, de Gustavo Vinagre (Brasil)
Une fleur à la bouche (A Flower in the Mouth), de Éric Baudelaire (França/Alemanha/Coreia do Sul)
Foto: Cris Lyra.