A 73ª edição do Festival de Berlim, que acontecerá entre os dias 16 e 26 de fevereiro de 2023, anunciou nesta sexta-feira, 09/12, que a atriz, roteirista e diretora norte-americana Kristen Stewart será a presidente do Júri Internacional do próximo ano.
Ao lado de outros nomes consagrados, que serão anunciados em breve, Kristen terá a missão de escolher os grandes vencedores do Urso de Prata e do Urso de Ouro, considerados os prêmios mais importantes do evento.
Em comunicado oficial, os diretores do festival, Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian, disseram: “Estamos empolgados com Kristen Stewart assumindo essa tarefa distinta. Ela é uma das atrizes mais talentosas e multifacetadas de sua geração. De Bella Swan à Princesa de Gales, ela deu vida a personagens eternos. Jovem, brilhante e com um trabalho impressionante, Kristen Stewart é a ponte perfeita entre os Estados Unidos e a Europa”.
Kristen Stewart é considerada um dos maiores jovens talentos de Hollywood e estreou nas telonas em 1999, aos nove anos. Na sequência, em 2022, protagonizou, ao lado de Jodie Foster, o suspense O Quarto do Pânico, de David Fincher, que a fez alcançar um maior reconhecimento público. Sua descoberta internacional veio com a saga Crepúsculo em cinco partes. Em 2010, participou da Berlinale com a produção independente Corações Perdidos (Welcome to the Rileys), de Jake Scott. Neste mesmo ano, recebeu um prêmio de revelação no BAFTA.
Em 2014, atuou ao lado de Juliette Binoche em Acima das Nuvens, do cineasta francês Olivier Assayas, e em 2015 tornou-se a primeira americana a receber o Prêmio César por sua atuação no longa. Ela continuou seu trabalho com Assayas em 2016 como protagonista de Personal Shopper. No ano seguinte, comemorou sua estreia como diretora e roteirista no curta Come Swim. Em 2018, integrou o júri da Competição Oficial do Festival de Cannes.
Em 2019, fez uma incursão no gênero de ação em As Panteras, filme dirigido por Elizabeth Banks, e teve uma atuação elogiável na cinebiografia Seberg, de Benedict Andrews, sobre a atriz Jean Seberg, que teve sua estreia mundial no Festival de Veneza. Em 2020, apresentou seu novo trabalho como diretora: o curta Crickets. Recentemente, encantou o público como a princesa Diana no drama Spencer, de Pablo Larraín, recebendo indicações ao Oscar e ao Critics Choice de melhor atriz. Também atuou em Crimes of the Future, de David Cronenberg, e finalizou os longas Love Me, no qual contracena com Steven Yeun, e Love Lies Bleeding, de Rose Glass.
Kristen Stewart se tornou uma das mais eminentes atrizes internacionais, emocionando o público e a crítica. Atualmente está na pré-produção de seu primeiro longa-metragem como diretora, que será uma adaptação cinematográfica do best-seller The Chronology of Water, de Lidia Yuknavitch.
Foto: Divulgação/Getty Images Europe.