Festival de Cannes 2017: conheça os vencedores da mostra Un Certain Regard e seleções paralelas

por: Cinevitor

lerdcannesA atriz Soudabeh Beizaee no iraniano Lerd: filme premiado.

A Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes, só será entregue amanhã, 28/05, mas, durante a semana alguns vencedores de mostras paralelas já foram anunciados, como a Semana da Crítica, que rendeu dois prêmios ao brasileiro Gabriel e a Montanha, de Fellipe Barbosa, e a Quinzena dos Realizadores, que colabora com a descoberta de novos cineastas independentes e contemporâneos.

Neste sábado, 27/05, foram anunciados os premiados da mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar), que conta com filmes mais atípicos que os da Competição Oficial. O júri, presidido pela atriz Uma Thurman, elegeu o drama iraniano Lerd, de Mohammad Rasoulof, como o melhor filme.

Além disso, também foram divulgados os vencedores dos três prêmios concedidos pela FIPRESCI, Federação Internacional de Críticos de Cinema, que elege as melhores produções da Competição Oficial, da mostra Un Certain Regard e da Semana da Crítica ou Quinzena dos Realizadores. O crítico brasileiro Rodrigo Fonseca fez parte do júri. Na mesma cerimônia, o japonês Hikari, de Naomi Kawase, recebeu o prêmio de melhor filme segundo o Júri Ecumênico, formado por integrantes de diferentes crenças e culturas, como jornalistas, críticos, teólogos, pesquisadores e professores, que analisam as qualidades humanas das obras e a maneira como abordam a dimensão espiritual da existência do ser humano.

Na 20ª edição da mostra Cinéfondation, que apresentou 16 filmes de estudantes do mundo todo, o júri elegeu o curta-metragem belga Paul est là, de Valentina Maurel, como o melhor da seleção.

Conheça os vencedores da 70ª edição do Festival de Cannes em mostras paralelas:

MOSTRA UN CERTAIN REGARD/UM CERTO OLHAR:

Prêmio Un Certain Regard: Lerd (A Man of Integrity), de Mohammad Rasoulof (Irã)
Melhor Atriz: Jasmine Trinca, por Fortunata, de Sergio Castellitto (Itália)
Prêmio do Júri: Las hijas de Abril, de Michel Franco (México)
Melhor Direção: Taylor Sheridan, por Wind River (Reino Unido/Canadá/EUA)
Melhor Narrativa Poética: Barbara, escrito por Mathieu Amalric (França)

QUINZENA DOS REALIZADORES:

Prêmio Art Cinema: The Rider, dirigido por Chloé Zhao (EUA)
Prêmio SACD (Society of Dramatic Authors and Composers) (empate): Un beau soleil intérieur (Bright Sunshine In), de Claire Denis (França) e L’amant d’un jour, de Philippe Garrel (França)
Label Cinema Europa: A Ciambra, dirigido por Jonas Carpignano (Itália/Brasil/Alemanha/França/EUA/Suécia)
Prêmio Océans France Ô | Curta-metragem: Tangente, de Julie Jouve e Rida Belghiat (França)
Prêmio illy | Melhor curta-metragem: Retour à Genoa City, de Benoît Grimalt (França)

SEMANA DA CRÍTICA:

Grande Prêmio: Makala, de Emmanuel Gras (França)
Prêmio Revelação France 4: Gabriel e a Montanha, de Fellipe Barbosa (Brasil)
Prêmio SACD (Society of Dramatic Authors and Composers): Ava, escrito por Léa Mysius (França)
Prêmio Gan Foundation de Distribuição: Gabriel e a Montanha, de Fellipe Barbosa (Brasil)
Prêmio Canal+ de curta-metragem: Najpiękniejsze fajerwerki ever (The best fireworks ever), de Aleksandra Terpińska (Polônia)
Prêmio Descoberta Leica Cine | Curta-metragem: Los desheredados, de Laura Ferrés (Espanha)

PRÊMIOS FIPRESCI | Federação Internacional de Críticos de Cinema:

Competição Oficial: 120 battements par minute, de Robin Campillo (França)
Un Certain Regard: Tesnota (Étroitesse), de Kantemir Balagov (Rússia)
Semana da Crítica/Quinzena dos Realizadores: A Fábrica de Nada, de Pedro Pinho (Portugal)

JÚRI ECUMÊNICO:

Melhor Filme: Hikari (Radiance), de Naomi Kawase (Japão/França)

L’Œil d’or (Olho de Ouro) | MELHOR DOCUMENTÁRIO:
Visages, villages, de Agnès Varda e JR (França)

CINÉFONDATION:

Primeiro Prêmio: Paul est là (Paul Is Here), de Valentina Maurel (Bélgica)
Segundo Prêmio: Heyvan (AniMal), de Bahram & Bahman Ark (Irã)
Terceiro Prêmio: Deux Égarés Sont Morts (Two Youths Died), de Tommaso Usberti (França)

Foto: Divulgação.

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