Festival de Cannes 2019: Alejandro González Iñárritu será presidente do júri

por: Cinevitor

inarritupresidentecannesIñárritu foi o primeiro cineasta mexicano a receber o prêmio de melhor direção em Cannes.

A 72ª edição do Festival de Cannes, que acontecerá entre os dias 14 e 25 de maio, acaba de anunciar o nome do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu como presidente do júri, tornando-se o primeiro cineasta latino-americano a assumir esta função. Na última edição, o cargo foi ocupado pela atriz Cate Blanchett.

Em comunicado oficial, o diretor declarou: “Cannes é um festival que tem sido importante para mim desde o começo da minha carreira. Fico emocionado em voltar este ano com a imensa honra de presidir o júri. O cinema corre pelas veias do planeta e este festival tem sido o seu coração. No júri, teremos o privilégio de testemunhar o novo e excelente trabalho de outros cineastas do mundo todo. Este é um verdadeiro deleite e uma responsabilidade, que vamos assumir com paixão e devoção”.

Pierre Lescure, presidente do Festival de Cannes, e Thierry Frémaux, diretor geral, falaram sobre o cineasta: “É muito raro Alejandro G. Iñárritu concordar em participar de um júri. É a primeira vez que o júri do Festival de Cannes é presidido por um cineasta latino-americano. Cannes abraça todos os tipos de cinema e, através da presença do diretor de Babel, é o cinema mexicano que o festival estará celebrando. Ele não é apenas um cineasta ousado e um diretor cheio de surpresas. Alejandro é também um homem de convicção, um artista de sua época. Estamos sempre felizes em recebê-lo na Croisette”.

Iñárritu fez sua estreia em Cannes na Semana da Crítica, em 2000, com Amores Brutos, pelo qual venceu o Grande Prêmio. Além disso, o longa foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Em 2006, participou da Competição Oficial com Babel e levou o prêmio de melhor direção. Com Biutiful, em 2010, também disputou o prêmio mais cobiçado, a Palma de Ouro; não venceu, mas o filme rendeu o prêmio de melhor ator para Javier Bardem.

Em 2017, participou do Festival de Cannes com a instalação em realidade virtual chamada Carne y Arena. O projeto, aclamado pela crítica, recebeu, em uma ocasião rara, um Prêmio Especial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, na cerimônia de entrega do Oscar honorário. A instalação, exibida em diversas cidades do mundo, fala sobre a angustiante experiência de imigração para os Estados Unidos.

Além disso, Iñárritu é considerado o primeiro cineasta mexicano a ser indicado na categoria de melhor direção na história do Oscar e é também o primeiro cineasta mexicano a receber o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes. O cineasta acumula duas estatuetas douradas pela direção em Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) e O Regresso.

Foto: Mike Windle/Getty Images.

Comentários