Spike Lee vai comandar o grupo que decide o vencedor da Palma de Ouro.
Em janeiro do ano passado, o Festival de Cannes anunciou que o cineasta americano Spike Lee seria o presidente do júri de sua 73ª edição, que aconteceria em maio. Porém, por conta da pandemia de Covid-19, o evento foi adiado algumas vezes e adotou um novo formato.
Entre tantas incertezas, uma edição extraordinária chamada Spécial Cannes 2020 aconteceu presencialmente em outubro, no Palácio dos Festivais, com quatro pré-estreias de filmes da Seleção Oficial, curtas-metragens selecionados em competição e títulos da Cinéfondation. Por conta da situação, os longas não foram exibidos em competição.
Um ano depois do anúncio sobre Spike Lee, a 74ª edição do Festival de Cannes, que acontecerá entre os dias 6 e 17 de julho, acaba de confirmar que o consagrado diretor será o presidente do júri deste ano, já que não conseguiu assumir tal função na edição passada. Fiel aos seus compromissos, o cineasta prometeu apoiar o festival em seu retorno à Croisette.
Em comunicado oficial, Pierre Lescure, presidente do Festival de Cannes, disse: “Ao longo dos meses de incertezas que acabamos de passar, Spike Lee nunca parou de nos encorajar. Esse apoio finalmente está se concretizando e não poderíamos ter esperado por uma personalidade mais poderosa para mapear nossos tempos difíceis”. Thierry Frémaux, diretor geral do evento, completou: “Seu entusiasmo e paixão pelo cinema nos deram um grande impulso para preparar o grande festival que todos esperavam. A festa vai ser ótima!”.
Spike Lee fez sua estreia em Cannes em 1986, na Quinzena dos Realizadores, com a comédia Ela Quer Tudo e foi premiado. Em 1989 voltou com Faça a Coisa Certa, exibido na Competição Oficial. Com Febre da Selva disputou a Palma de Ouro, em 1991, e recebeu uma Menção Especial do Júri Ecumênico. Em 1999, voltou para a Quinzena dos Realizadores com O Verão de Sam. Com Ten Minutes Older: The Trumpet, filme no qual divide a direção com outros cineastas, entre eles, Werner Herzog, Jim Jarmusch e Wim Wenders, passou pela mostra Un Certain Regard.
Em 2018, depois de uma ausência de 22 anos, Spike Lee exibiu Infiltrado na Klan na Competição Oficial e disputou a Palma de Ouro. O filme, protagonizado por John David Washington, levou o Grande Prêmio do Júri e também uma Menção Especial do Júri Ecumênico.
A Seleção Oficial e a composição completa do júri serão divulgadas no início de junho, assim como outras informações sobre a 74ª edição.
Foto: Getty Images.