Depois de anunciar a seleção de longas, a 75ª edição do Festival de Cannes, que acontecerá entre os dias 17 e 28 de maio, revelou os curtas-metragens selecionados para a Competição Oficial e também para a mostra Cinéfondation, criada para inspirar e apoiar a próxima geração de cineastas.
Neste ano, o comitê de seleção assistiu 3.507 curtas, de 140 países; nove foram escolhidos. Os filmes disputam a Palma de Ouro, que será entregue pelo Júri Oficial. O cinema brasileiro, que no ano passado estava representado por três títulos, infelizmente ficou de fora desta edição.
Para a 25ª edição da Cinéfondation, 16 filmes foram selecionados, dentre os 1.528 inscritos por escolas de cinema do mundo todo. A lista da La Cinef conta com 13 ficções e 3 animações, de 10 realizadoras e 6 diretores. Criada em 1998 por Gilles Jacob e dedicada à busca de novos talentos, a Cinéfondation proporciona uma oportunidade para que jovens realizadores vejam os melhores filmes do ano exibidos no festival e absorvam a atmosfera inspiradora na companhia de realizadores de renome.
Conheça os curtas-metragens selecionados para o Festival de Cannes 2022:
CURTAS-METRAGENS | COMPETIÇÃO OFICIAL
Gakjil (Persona), de Sujin Moon (Coreia do Sul)
Hai Bian Sheng Qi Yi Zuo Xuan Ya (The Water Murmurs), de Story Chen (China)
Le feu au lac (Fire At The Lake), de Pierre Menahem (França)
Lori (Melancholy Of My Mother’s Lullabies), de Abinash Bikram Shah (Nepal/Hong Kong)
Luz Nocturna (Night Light), de Kim Torres (Costa Rica)
Po Sui Tai Yang Zhi Xin (A Short Story), de Bi Gan (China)
Same Old, de Lloyd Lee Choi (EUA)
TSUTSUƐ, de Amartei Armar (Gana/França)
Uogos, de Vytautas Katkus (Lituânia)
CINÉFONDATION
100% Flået Kærlighed (That’s Amore), de Malthe Saxer (Dinamarca) (Den Danske Filmskole)
Chlieb Náš Každodenný (Liquid Bread), de Alica Bednáriková (Eslováquia) (FTF VŠMU-Film and Television Faculty)
Di Er (Somewhere), de Li Jiahe (China) (Hebei University of Science and Technology School of Film and Television)
Feng Zheng (The Silent Whistle), de Li Yingtong (EUA) (Emerson College)
Glorious Revolution, de Masha Novikova (Reino Unido) (London Film School)
Hajszálrepedés (Craze), de Bianka Szelestey (Hungria) (Eötvös Loránd University Department of Film Studies)
Il Barbiere Complottista (A Conspiracy Man), de Valerio Ferrara (Itália) (Centro Sperimentale di Cinematografia)
Jutro Nas Tam Nie Ma (We Are Not There Tomorrow), de Olga Kłyszewicz (Polônia) (The Polish National Film School in Łódź)
Les humains sont cons quand Ils S’empilent (Humans are Dumber When Crammed Up Together), de Laurène Fernandez (França) (La CinéFabrique)
Mistida, de Falcão Nhaga (Portugal) (ESTC)
Mumlife, de Ruby Challenger (Austrália) (AFTRS)
Nauha, de Pratham Khurana (Índia) (Whistling Woods International)
Sheherut (Kinship), de Orin Kadoori (Israel) (The Steve Tisch School of Film & Television Tel Aviv University)
Spring Roll Dream, de Mai Vu (Reino Unido) (NFTS)
The Pass, de Pepi Ginsberg (EUA) (NYU)
Tout ceci vous reviendra (All Of This Belongs To You), de Lilian Fanara (França) (La Fémis)
Foto: Divulgação.