Presidido pelo cineasta sueco Ruben Östlund, que já foi premiado com a Palma de Ouro duas vezes, o júri da 76ª edição do Festival de Cannes agora está completo. Foram anunciados nesta quinta-feira, 04/05, os nomes das personalidades da sétima arte que terão a missão de avaliar e premiar os filmes da Competição.
O time que escolherá o grande vencedor da Palma de Ouro, entre 21 filmes selecionados, conta com uma nova geração de artistas que dirigem, atuam, cantam e escrevem. Os premiados serão revelados na cerimônia de encerramento no dia 27 de maio, que contará também com a exibição da animação Elementos, de Peter Sohn.
Conheça os integrantes do júri deste ano: a cineasta marroquina Maryam Touzani, que passou por Cannes como atriz em Casablanca Beats, de Nabil Ayouch, em 2021, e como realizadora com Adam, em 2019, na mostra Un Certain Regard, e com Túnica Turquesa, no qual foi premiada no ano passado na mesma mostra; o ator francês Denis Ménochet, conhecido por filmes como Custódia, Bastardos Inglórios, A Crônica Francesa, Grand Central, Peter von Kant, o recente As Bestas, entre tantos outros; a cineasta e roteirista zambiana Rungano Nyoni, do premiado Eu Não Sou uma Bruxa; a atriz, cantora e diretora norte-americana Brie Larson, vencedora do Oscar por O Quarto de Jack e protagonista de Capitã Marvel.
E mais: a cineasta e roteirista francesa Julia Ducournau, vencedora da Palma de Ouro, em 2021, com Titane; o escritor e cineasta afegão Atiq Rahimi, que foi premiado na mostra Un Certain Regard com Terra e Cinzas, em 2004, além de dirigir também A Pedra da Paciência e Nossa Senhora do Nilo; o ator e diretor norte-americano Paul Dano, que, entre tantos sucessos, passou por Cannes com A Juventude, de Paolo Sorrentino, e Okja, de Bong Joon Ho; e o cineasta argentino Damián Szifrón, que disputou a Palma de Ouro, em 2014, com Relatos Selvagens.
Julia Ducournau, vencedora da Palma de Ouro por Titane
Além disso, o Festival de Cannes também anunciou recentemente os integrantes do júri da mostra Un Certain Regard, que será presidido pelo ator norte-americano John C. Reilly, e contará com: Alice Winocour, cineasta francesa que passou por Cannes com o curta-metragem Kitchen e com os longas Augustine e Transtorno; Paula Beer, atriz alemã de Undine e Frantz; o cineasta cambojano-francês Davy Chou, que exibiu Retour à Séoul na Un Certain Regard e foi premiado na Semana da Crítica com Diamond Island; e a atriz belga Émilie Dequenne, do premiado Close, de Lukas Dhont, e vencedora dos prêmios de melhor atriz por Rosetta, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, que também levou a Palma de Ouro, e por Perder a Razão, na mostra Un Certain Regard.
Outro anúncio recente do Festival de Cannes foi o júri da Caméra d’or, que escolherá o melhor primeiro filme em exibição no festival e em suas mostras paralelas. O time será presidido pela atriz francesa Anaïs Demoustier e contará também com: Raphaël Personnaz, ator francês; a francesa Nathalie Durand, diretora de fotografia; o diretor francês Mikael Buch; Sophie Frilley, da Fédération des industries du Cinéma, de l’Audiovisuel et du Multimédia; e Nicolas Marcadé, crítico de cinema.
O Festival de Cannes 2023, que traz a atriz francesa Catherine Deneuve no pôster, em foto dos bastidores de A Chamada do Amor, de Alain Cavalier, acontecerá entre os dias 16 e 27 de maio.
Fotos: Jesse Grant e Kate Green/Getty Images.