Festival de Cannes 2023: Michael Douglas será homenageado com a Palma de Ouro honorária

por: Cinevitor
Homenagem à sua brilhante carreira

O Festival de Cannes 2023, que acontecerá entre os dias 16 e 27 de maio, anunciou nesta quarta-feira, 03/05, que o ator e produtor norte-americano Michael Douglas será o grande homenageado desta 76ª edição com a Palma de Ouro honorária.

Seguindo Forest Whitaker, Jeanne Moreau, Bernardo Bertolucci, Jane Fonda, Jean-Paul Belmondo, Manoel de Oliveira, Jean-Pierre Léaud, Agnès Varda, Alain Delon e Jodie Foster, Michael Douglas receberá a honraria, na cerimônia de abertura, em reconhecimento à sua brilhante carreira e ao seu engajamento no cinema.

Em comunicado oficial, o ator declarou: “É sempre uma lufada de ar fresco estar em Cannes, que há muito oferece uma plataforma maravilhosa para criadores ousados, audácias artísticas e excelência em narrativas. Desde minha primeira vez aqui, em 1979, com Síndrome da China, até minha estreia mais recente, em 2013, com Minha Vida com Liberace, o festival sempre me lembrou que a magia do cinema não está apenas no que vemos na tela, mas em sua capacidade de impactar as pessoas ao redor o mundo. Depois de mais de 50 anos no ramo, é uma honra retornar à Croisette para abrir o festival e abraçar e compartilhar nossa linguagem global de cinema”.

Michael Douglas participou do Festival de Cannes pela primeira vez em 1979, na 32ª edição, com Síndrome da China, de James Bridges, que disputou a Palma de Ouro. Treze anos depois, em 1992, voltou com Instinto Selvagem, de Paul Verhoeven, ao lado de Sharon Stone, na Competição. Sua terceira participação em Cannes foi no ano seguinte com Um Dia de Fúria, de Joel Schumacher, também na disputa pelo prêmio máximo.

Vinte anos depois, em 2013, voltou ao festival com Minha Vida com Liberace, de Steven Soderbergh, no qual interpreta o pianista Wladziu Valentino Liberace; o filme disputou a Palma de Ouro. Porém, sua história com o Festival de Cannes começou muito antes de tudo isso, através de seu pai, o consagrado ator Kirk Douglas, que presidiu o júri da Competição, em 1980.

Além de atuar, também assinou a produção de alguns títulos, entre eles, Um Estranho no Ninho, de Miloš Forman, que lhe rendeu o Oscar de melhor filme; em 1988, levou a estatueta dourada de melhor ator por Wall Street: Poder e Cobiça. Sua carreira inclui também: Atração Fatal, Garotos Incríveis, Meu Querido Presidente, A Guerra dos Roses, Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme, O Solteirão, Homem-Formiga, Traffic, Um Crime Perfeito, A Maratona de Michael, Tudo por uma Esmeralda, Chuva Negra, Assédio Sexual, The Streets of San Francisco, O Método Kominsky, entre outros.

Além de sua valiosa contribuição ao cinema, Michael Douglas também defende múltiplas causas. Na qualidade de Mensageiro da Paz da ONU, ele está comprometido com o desarmamento nuclear em todo o mundo desde 1998 e também é defensor de longa data do controle de armas nos Estados Unidos.

Foto: Leon Bennett/Getty Images North America.

Comentários