Festival de Cinema de Gramado confirma sua 48ª edição para agosto e inscrições seguem até maio

por: Cinevitor

gramado2020confirmadoRealização do evento foi confirmada pela Gramadotur.

A 48ª edição do Festival de Cinema de Gramado deve acontecer nas mesmas datas previstas, de 14 a 22 de agosto. A decisão foi tomada durante uma reunião virtual da diretoria da Gramadotur, autarquia responsável pela realização do evento.

Em comunicado, Edson Néspolo, presidente da Gramadotur, disse: “Ainda estamos vivendo um período de muita incerteza global, mas nossa disposição é fazer mais essa edição do evento. Mesmo considerando a redução de orçamento, que certamente irá nos impactar e de não termos ainda patrocinadores confirmados, Gramado entende o significado do festival para a cultura audiovisual do país e que sua realização é importante quando começar a retomada plena das atividades”.

É válido destacar que a pandemia mundial do novo coronavírus trouxe muitas consequências na rotina das pessoas e afetou diversos setores, entre eles, o cinema. No Brasil, salas foram fechadas e estreias de filmes e alguns festivais adiados. O mesmo tem acontecido no mundo todo, como por exemplo, as mostras paralelas ao Festival de Cannes, que aconteceriam em maio e foram canceladas.

Enquanto aguarda os acontecimentos, a equipe de conteúdo e produção segue trabalhando e planejando eventuais mudanças que venham a acontecer. O esforço de Gramado para manter o evento no calendário do país não descarta adaptações no formato e no regulamento, medidas que ainda não foram definidas, mas que serão apresentadas no decorrer do período.

Sobre as inscrições, os realizadores de longas nacionais, estrangeiros e de curtas brasileiros podem enviar seus filmes até o dia 2 de maio pela ficha de inscrição no site. Clique aqui.

Ainda nesta semana, foi apresentada a identidade visual da 48ª edição, que pode ser conferida no site, já de cara nova. O conceito foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura e design Nowhere juntamente com trabalho desenvolvido pela agência Gemelo, de Gramado. Nessa etapa, foram desenvolvidos site e redes sociais já com a nova identidade. O conceito apresentado estará presente em todas as mídias que serão utilizadas durante o evento.

Daniela Corso, diretora da Nowhere, comenta que o trabalho, desenvolvido em conjunto, levou em conta a transformação e evolução que faz parte do DNA do festival ao longos das 48 edições. “O projeto de apresentação do kikito como imagem a ser construída de acordo com o olhar teve início em 2018 e, se em 2019 trabalhamos com a figura tomando forma a partir de conexões, agora ela torna-se reticular e seu simbolismo fica ainda mais evidente”, comenta Gustavo Melo, diretor de criação da Gemelo.

Com modificações que começaram a ser percebidas ainda na edição passada, a comunicação visual faz parte das transformações que preparam o evento para os 50 anos, comemorados em 2022. “A escolha cromática do branco, preto e ouro envelhecido misturam-se para facilitar a compreensão do todo num degradê sobreposto que, ao mesmo tempo que brinda o público com uma verdadeira obra interpretativa, se inspira no conceito da ilusão de ótica. O site do evento respeita toda essa trilha criativa”, completa Gustavo.

Foto: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto.

Comentários