Piazza Grande e o público do festival: oito mil pessoas.
A 73ª edição do Festival de Cinema de Locarno, que aconteceria entre os dias 5 e 15 de agosto, acaba de ser cancelada por conta da pandemia mundial de Covid-19. O evento é considerado um dos principais festivais de cinema autoral do mundo.
O festival, que ocorre durante o verão suíço, é conhecido pelas exibições ao ar livre na icônica Piazza Grande, com um público de oito mil pessoas. Com a impossibilidade de preservar o espírito do evento, com projeções no maior espaço ao ar livre da Europa, a organização decidiu não realizar uma edição on-line.
Porém, para continuar apoiando o cinema independente, criaram uma iniciativa chamada Locarno 2020 – For the Future of Films, que consistirá em prêmios monetários que serão entregues a realizadores cujos filmes foram cancelados ou adiados pela pandemia e causaram danos econômicos.
Ainda em elaboração, sabe-se que os prêmios serão baseados no valor artístico e consistirão em: um Leopardo Especial para um diretor internacional; um Leopardo Especial para um filme suíço e outros prêmios e formas de apoio. As honrarias serão entregues por dois júris formados por diretores; um para filmes internacionais e outro para projetos suíços. O festival também estuda uma iniciativa paralela que fornecerá uma forma de apoio aos cinemas suíços de arte, afetados pelo impacto da pandemia.
O comunicado oficial diz: “Tendo reconhecido que é impossível manter o evento físico em sua forma usual, devido à atual crise de saúde e às decisões das autoridades federais em relação a grandes eventos na Suíça, o Conselho Executivo e o Conselho de Governadores do Festival de Locarno, sob presidência de Marco Solari, faz o seguinte anúncio: como não pode montar uma edição centrada na coleta e compartilhamento de espaços físicos, o festival se reinventa, lançando o Locarno 2020 – For the Future of Films, uma iniciativa para promover o cinema independente”.
O brasileiro Regis Myrupu: prêmio de melhor ator no ano passo por A Febre.
E continua: “O objetivo é continuar oferecendo, graças aos parceiros do festival, o maior apoio possível às indústrias cinematográficas internacionais e suíças enquanto enfrentam uma profunda crise. Locarno 2020 – For the Future of Films reforçará os cinemas independentes por meio de uma seleção de projetos dedicados, oferecendo conteúdo especial para profissionais do setor e para o público em uma variedade de plataformas que incluirão, como e quando permitido pela constante evolução situação, exames em locais físicos em total segurança”.
Até agora, a Suíça apresenta 29.407 casos confirmados do novo coronavírus e 1.408 mortes. Marco Solari, presidente do Festival de Locarno, comentou: “A decisão de hoje do Conselho Federal não nos surpreendeu. Nas últimas semanas, o Diretor Artístico, o Diretor de Operações e sua equipe trabalharam em estreita colaboração com a Diretoria Executiva para elaborar uma série de planos de contingência, alguns dos quais foram necessariamente abandonados nesse meio tempo. Em sua última sessão, a Assembleia de Governadores do Festival, tendo em conta os persistentes riscos à saúde, mesmo para reuniões de menos de mil pessoas, e notando a impossibilidade de preservar o espírito de Locarno com soluções que, à primeira vista, podem parecer alternativas atraentes, decidiram por unanimidade, renunciar o evento físico. O festival quer confirmar sua presença junto ao público e à indústria cinematográfica, com um projeto que visa dar uma nova forma, em outros palcos e plataformas, aos valores que marcaram sua história ao longo de tantas décadas”.
A diretora artística Lili Hinstin também comentou a decisão: “Primeiro, o festival está aqui para ajudar os filmes e organizar estreias on-line em agosto não nos parece a melhor maneira de fazer isso. Nosso papel é atuar como um elo entre filmes, indústria e público, e, portanto, analisamos diversas alternativas de cumprir essa missão, avaliando onde nossa intervenção poderia ser mais útil no momento. Estamos trabalhando no desenvolvimento de um projeto coerente, alinhado à história do festival, com a solidariedade como ponto principal, que será bom tanto para o público como para os cineastas em dificuldade”.
A programação completa de projetos e iniciativas para Locarno 2020 – For the Future of Films será apresentada ao público e divulgada nas próximas semanas. Vale destacar também que o Festival de Locarno integra o WE ARE ONE: A Global Film Festival, projeto que acontecerá no YouTube com exibições de filmes de mais de vinte festivais mundiais.
Fotos: Massimo Pedrazzini.