Festival de Gramado 2019: conheça os filmes selecionados e os homenageados da 47ª edição

por: Cinevitor

hebegramado2019Andrea Beltrão interpreta Hebe Camargo nas telonas.

Foram anunciados nesta terça-feira, 09/07, na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, os filmes selecionados para as mostras competitivas de longas brasileiros e latinos, os curtas-metragens gaúchos e o time completo de homenageados do 47º Festival de Cinema de Gramado, que acontecerá entre os dias 16 e 24 de agosto.

O evento chega a mais uma edição mantendo a tradição de nunca ter sido interrompido. São 47 anos consecutivos, período em que acompanhou todas as fases do cinema nacional e, a partir de 1992, também do cinema ibero-americano. Em 2019 serão exibidos 19 longas-metragens em competição e 34 curtas-metragens, entre Mostra Gaúcha e Nacional, além de mostras paralelas, exibições especiais, debates e discussões sobre o mercado audiovisual.

Ao longo deste ano, o festival passou por situações que abalaram a organização mas não afetaram a realização da edição. Depois de decidir seguir com os curadores Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho em 2019, sem substituir a curadora argentina Eva Piwowarski, que morreu em janeiro, depois de lutar contra um câncer, o evento focou em pesquisas nacionais e internacionais desde o início do ano. A morte súbita do crítico Rubens Ewald foi um choque para a curadoria e organização, que levou a seleção até o fim.

“Quando perdemos Rubinho, as inscrições já estavam encerradas e vínhamos conversando e vendo filmes desde o início do ano. Na verdade, esse nosso trabalho não para nunca. Cada viagem que fazemos para festivais, vemos filmes e fazemos contatos. Quando chegou a hora de fechar a seleção, já tínhamos tudo muito adiantado. Me restou realmente apenas sacramentar algumas produções, dentro do conceito curatorial já bastante discutido entre nós. Tudo muito claro”, esclareceu o crítico e jornalista Marcos Santuario, curador do festival desde 2013.

“Ainda que o cenário do país não seja favorável, com festivais importantes transferidos ou até cancelados e que tenhamos tido perdas irreparáveis, o Festival de Cinema de Gramado se mantém firme e chega em 2019 preparado para enfrentar as diversidades. Reiteramos também nosso compromisso assumido ao longo dos últimos anos, de maior inclusão nas salas de cinema e produção do audiovisual. Este ano, teremos mais de 20 atividades acessíveis a pessoas com deficiência, que vão contar com a tradução em libras, audiodescrição e legenda descritiva closed caption”, comentou Edson Néspolo, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização do evento.

Registrando recorde de inscrições, o interesse crescente revela a importância e o prestígio que é ter a obra projetada na tela do Palácio dos Festivais. São 195 longas-metragens brasileiros inscritos, número que supera com folga os 111 do ano anterior. Já os longas estrangeiros somaram 95 inscrições, número superior às 78 registradas em 2018. A categoria de curtas-metragens brasileiros, que já teve os 12 selecionados divulgados, contou com 777 inscrições, mais do que o dobro dos 365 da edição passada. Os curtas-metragens gaúchos receberam 95 inscrições e terão 20 títulos em competição. A novidade deste ano é a mostra competitiva de longas-metragens gaúchos, cujos concorrentes serão anunciados nas próximas semanas.

Mauricio de Sousa, o pai da Turma da Mônica, já tinha sido anunciado anteriormente como um dos homenageados deste ano. O cartunista receberá o Troféu Cidade de Gramado, que destaca nomes que têm ligação com Gramado e com o festival, contribuindo para o crescimento e a divulgação da cidade e do evento. Completam o time: a cineasta Carla Camurati, que receberá o Troféu Eduardo Abelin, que destaca a trajetória e a contribuição de diretores brasileiros; o ator Lázaro Ramos, que será homenageado com o Troféu Oscarito, deferência aos grandes nomes do cinema brasileiro; e o ator argentino Leonardo Sbaraglia, que receberá o Kikito de Cristal, honraria que destaca nomes do cinema latino-americano.

Em 2019, o espaço de mercado do Festival de Cinema de Gramado está voltado para a potencialidade do audiovisual como setor chave da indústria criativa e as convergências tecnológicas envolvidas. Entre os principais tópicos estarão na pauta jogos digitais, realidade virtual, animação, streaming e sustentabilidade. Além disso, na noite de 15 agosto, antecipando a programação, acontece a exibição do Educavídeo. Realizado desde 2011, o programa tem como objetivo promover a formação cinematográfica e audiovisual de adolescentes e jovens das escolas da rede de ensino de Gramado. Este ano, 75 alunos participaram da realização de 11 vídeos. A exibição acontece no Palácio dos Festivais.

Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, recentemente premiado no Festival de Cannes, será o filme de abertura desta edição; sendo assim, não disputará o cobiçado kikito por ser considerado hors-concours. No longa, um pequeno povoado do sertão brasileiro dá adeus a Dona Carmelita, mulher forte e querida, falecida aos 94 anos. Dias depois, os moradores de Bacurau percebem que a comunidade não consta mais nos mapas. Sonia Braga, o alemão Udo Kier e Karine Teles fazem parte de um elenco composto por dezenas de atores, como Bárbara Colen, Silvero Pereira, Thomás Aquino, Antonio Saboia, Rubens Santos e Lia de Itamaracá.

Além disso, o longa Legalidade, de Zeca Brito, terá uma sessão especial durante o festival. A exibição é uma forma de homenagem ao ator Leo Machado, que morreu precocemente em setembro de 2018, aos 42 anos e foi o apresentador oficial do Festival de Gramado por oito edições, desde 2010.

Conheça os filmes selecionados para o Festival de Gramado 2019:

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS BRASILEIROS:

Hebe: A Estrela do Brasil, de Maurício Farias (SP)
O Homem Cordial, de Iberê Carvalho (DF)
Pacarrete, de Allan Deberton (CE)
Raia 4, de Emiliano Cunha (RS)
Veneza, de Miguel Falabella (RJ)
Vou Nadar Até Você, de Klaus Mitteldorf e Luciano Patrick (SP)
30 Anos Blues, de Andradina Azevedo e Dida Andrade (SP)

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS ESTRANGEIROS:

A Son of Man – La maldición del tesoro de Atahualpa, de Jamaicanoproblem (Equador)
Dos Fridas, de Ishtar Yasin (México/Costa Rica)
El Despertar de las Hormigas, de Antonella Sudasassi Furnis (Costa Rica)
En el pozo, de Bernardo e Rafael Antonaccio (Uruguai)
La forma de las horas, de Paula de Luque (Argentina)
Muralla, de Rodrigo Alfredo Alejandro Patiño Sanjines (Bolívia)
Perro Bomba, de Juan Caceres (Chile)

CURTAS-METRAGENS GAÚCHOS | PRÊMIO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA:

A Maior Locadora do Mundo, de Matheus Mombelli (Porto Alegre)
A Pedra, de Iuli Gerbase (Porto Alegre)
Budapest_v4_FINAL2, de Gabriel Motta (Porto Alegre)
Buitenlanders/Estrangeiros, de Cassio Tolpolar (Porto Alegre)
Dia de Mudança, de Boca Migotto (Porto Alegre)
É Assim que Você Parece, de Pedro Valadão (São Leopoldo)
Êles, Roberto Burd (Porto Alegre)
Endotermia, de Emiliano Cunha (Porto Alegre)
Kerexu, de Denis Rodriguez e Leonardo Remor (Porto Alegre)
Linha Travessão, de Douglas Roehrs (Porto Alegre)
O Carnaval de Gregor, de Kiwi Bertola (Caxias do Sul)
O Menino da Terra do Sol, de Michel Marchetti (Bento Gonçalves)
Quero Ir para Los Angeles, de Juh Balhego (Porto Alegre)
Só sei que foi assim, de Giovanna Muzel (Pelotas)
Sonata, de Felipe Diniz (Porto Alegre)
Stardust, de P.Zaracla (Porto Alegre)
Tempestade e A Janela de Papel, de Viviane Locatelli (Porto Alegre)
Tesourinho, de Bruna Dreyer Nery (Pelotas)
Veraneio, de Nelson Diniz (Porto Alegre)
Who’s That Man Inside My House?, de Lucas Reis (Sapucaia do Sul)

Vale lembrar que a partir do final de julho, os ingressos para as mostras competitivas, que acontecem à noite, no Palácio dos Festivais, estarão à venda. Além disso, todas as manhãs, os filmes exibidos em competição na noite anterior são reprisados, com acesso livre ao Palácio dos Festivais. As mostras paralelas também têm entrada gratuita e acontecem em vários espaços como Sala Elisabeth Rosenfeltd, Bairros, escolas e Hotel Serra Azul, local que sediará a secretaria do evento e o Gramado Film Market.

Clique aqui e confira a lista de curtas-metragens brasileiros selecionados para esta edição.

Foto: Jonas Tucci.

Comentários