Dira Paes e Julio Machado em Divino Amor, de Gabriel Mascaro: selecionado.
A 41ª edição do Festival Sundance de Cinema, um dos eventos mais importantes do cinema independente, que acontecerá entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro de 2019, anunciou, nesta quarta-feira, 28/11, sua seleção oficial.
Neste ano, 112 filmes foram selecionados, de 33 países e 45 novos cineastas, entre 14.259 inscritos, incluindo 4.018 longas-metragens. Ao total, 40% das produções são dirigidas por uma ou mais mulheres.
Na Competição Americana, destacam-se ficções e documentários inéditos de novos nomes do cinema independente americano; na Competição Internacional, produções dirigidas por talentos emergentes do cinema mundial oferecem novas perspectivas e estilos inventivos; na Mostra Next, filmes americanos considerados ousados e criativos completam a programação; na seção Premieres, destacam-se algumas das estreias mais esperadas para o próximo ano; em Midnight, uma seleção que vai do horror à comédia, com obras que desafiam a classificação de gênero; em Spotlight, é possível rever alguns filmes consagrados no ano anterior; e na seção Kids, uma programação dedicada aos espectadores mais jovens.
Neste ano, o cinema brasileiro marca presença na Competição Internacional com dois filmes: Divino Amor, de Gabriel Mascaro, entre os longas de ficção, com Dira Paes, Emílio de Mello, Julio Machado, Thalita Carauta, Mariana Nunes, Teca Pereira e Tuna Dwek; e o documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa, sobre os bastidores do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Na mostra Kids, Abe, de Fernando Grostein Andrade, com Noah Schnapp e Seu Jorge, é um dos destaques. Além disso, a cineasta brasileira Ivete Lucas, que hoje vive nos Estados Unidos, aparece na Competição Americana de Documentários com Pahokee, dirigido em parceria com Patrick Bresnan.
Conheça os filmes selecionados para o Festival de Sundance 2019:
COMPETIÇÃO AMERICANA | DRAMA:
Before You Know It, de Hannah Pearl Utt
Big Time Adolescence, de Jason Orley
Brittany Runs A Marathon, de Paul Downs Colaizzo
Clemency, de Chinonye Chukwu
The Farewell, de Lulu Wang
Hala, de Minhal Baig
Honey Boy, de Alma Har’el
Imaginary Order, de Debra Eisenstadt
The Last Black Man in San Francisco, de Joe Talbot
Luce, de Julius Onah
Ms. Purple, de Justin Chon
Native Son, de Rashid Johnson
Share, de Pippa Bianco
The Sound of Silence, de Michael Tyburski
Them That Follow, de Britt Poulton e Dan Madison Savage
To The Stars, de Martha Stephens
COMPETIÇÃO AMERICANA | DOCUMENTÁRIO:
Always in Season, de Jacqueline Olive
American Factory, de Steven Bognar e Julia Reichert
APOLLO 11, de Todd Douglas Miller
Bedlam, de Kenneth Paul Rosenberg
David Crosby: Remember My Name, de A.J. Eaton
Hail Satan, de Penny Lane
Jawline, de Liza Mandelup
Knock Down the House, de Rachel Lears
Midnight Family, de Luke Lorentzen
Mike Wallace Is Here, de Avi Belkin
Moonlight Sonata: Deafness in Three Movements, de Irene Taylor Brodsky
One Child Nation, de Nanfu Wang e Jialing Zhang
Pahokee, de Ivete Lucas e Patrick Bresnan
TIGERLAND, de Ross Kauffman
Untitled Amazing Johnathan Documentary, de Ben Berman
Where’s My Roy Cohn?, de Matt Tyrnauer
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL | DRAMA:
Dirty God, de Sacha Polak (Holanda/Reino Unido/Bélgica/Irlanda)
Divino Amor (Divine Love), de Gabriel Mascaro (Brasil/Uruguai/Dinamarca/Noruega)
Dolce Fine Giornata, de Jacek Borcuch (Polônia)
Judy & Punch, de Mirrah Foulkes (Austrália)
Koko-di Koko-da, de Johannes Nyholm (Suécia/Dinamarca)
The Last Tree, de Shola Amoo (Reino Unido)
Monos, de Alejandro Landes (Colômbia/Argentina/Holanda/Alemanha/Suécia/Uruguai)
Queen of Hearts, de May el-Toukhy (Dinamarca)
The Sharks, de Lucía Garibaldi (Uruguai/Argentina/Espanha)
The Souvenir, de Joanna Hogg (Reino Unido)
This is not Berlin, de Hari Sama (México)
We Are Little Zombies, de Makoto Nagahisa (Japão)
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL | DOCUMENTÁRIO:
Advocate, de Rachel Leah Jones e Philippe Bellaïche (Israel)
Cold Case Hammarskjold, de Mads Brügger (Dinamarca)
Democracia em Vertigem (The Edge of Democracy), de Petra Costa (Brasil)
The Disappearance of My Mother, de Beniamino Barrese (Itália)
Gaza, de Garry Keane e Andrew McConnell (Irlanda)
Honeyland, de Ljubomir Stefanov e Tamara Kotevska (Macedônia)
Lapü, de Juan Pablo Polanco e César Alejandro Jaimes (Colômbia)
The Magic Life of V, de Tonislav Hristov (Finlândia/Dinamarca/Bulgária)
Midnight Traveler, de Hassan Fazili (EUA/Qatar/Reino Unido/Canadá)
Sea of Shadows, de Richard Ladkani (Áustria)
Shooting the Mafia, de Kim Longinotto (Irlanda)
Stieg Larsson – The Man Who Played With Fire, de Henrik Georgsson (Suécia)
NEXT:
Adam, de Rhys Ernst (EUA)
Give Me Liberty, de Kirill Mikhanovsky (EUA)
Light From Light, de Paul Harrill (EUA)
Paradise Hills, de Alice Waddington (Espanha/EUA)
Premature, de Rashaad Ernesto Green (EUA)
Selah and the Spades, de Tayarisha Poe (EUA)
Sister Aimee, de Samantha Buck e Marie Schlingmann (EUA)
The Death of Dick Long, de Daniel Scheinert (EUA)
The Infiltrators, de Alex Rivera e Cristina Ibarra (EUA)
The Wolf Hour, de Alistair Banks Griffin (EUA)
PREMIERES:
After The Wedding, de Bart Freundlich (EUA)
Animals, de Sophie Hyde (Reino Unido/Irlanda/Austrália)
Blinded by the Light, de Gurinder Chadha (Reino Unido)
Extremely Wicked, Shockingly Evil and Vile, de Joe Berlinger (EUA)
I Am Mother, de Grant Sputore (Austrália)
Late Night, de Nisha Ganatra (EUA)
Official Secrets, de Gavin Hood (EUA/Reino Unido)
Photograph, de Ritesh Batra (Índia)
Relive, de Jacob Estes (EUA)
Sonja – The White Swan, de Anne Sewitsky (Noruega)
The Mustang, de Laure de Clermont-Tonnerre (EUA)
The Boy Who Harnessed the Wind, de Chiwetel Ejiofor (Reino Unido)
The Report, de Scott Z. Burns (EUA)
The Sunlit Night, de David Wnendt (Alemanha/Noruega)
The Tomorrow Man, de Noble Jones (EUA)
Top End Wedding, de Wayne Blair (Austrália)
Troupe Zero, de Bert & Bertie (EUA)
Velvet Buzzsaw, de Dan Gilroy (EUA)
PREMIERES | DOCUMENTÁRIO:
Ask Dr. Ruth, de Ryan White (EUA)
Halston, de Frédéric Tcheng (EUA)
Love, Antosha, de Garret Price (EUA)
Marianne & Leonard: Words of Love, de Nick Broomfield (EUA)
MERATA: How Mum Decolonised The Screen, de Heperi Mita (Nova Zelândia)
Miles Davis: Birth of the Cool, de Stanley Nelson (EUA/Reino Unido)
Raise Hell: The Life & Times of Molly Ivins, de Janice Engel (EUA)
The Great Hack, de Karim Amer e Jehane Noujaim (EUA)
The Inventor: Out for Blood in Silicon Valley, de Alex Gibney (EUA)
Toni Morrison: The Pieces I Am, de Timothy Greenfield-Sanders (EUA)
Untouchable, de Ursula Macfarlane (EUA)
Words from a Bear, de Jeffrey Palmer (EUA)
MIDNIGHT:
Greener Grass, de Jocelyn DeBoer e Dawn Luebbe (EUA)
Little Monsters, de Abe Forsythe (Austrália)
MEMORY – The Origins of Alien, de Alexandre O. Philippe (EUA)
Mope, de Lucas Heyne (EUA)
Sweetheart, de JD Dillard (EUA)
The Hole in the Ground, de Lee Cronin (Irlanda)
The Lodge, de Veronika Franz e Severin Fiala (EUA/Reino Unido)
SPOTLIGHT:
Anthropocene: The Human Epoch, de Jennifer Baichwal, Nicholas de Pencier e Edward Burtynsky (Canadá)
Pássaros de Verão (Birds of Passage), de Cristina Gallego e Ciro Guerra (Colômbia)
Maiden, de Alex Holmes (Reino Unido)
The Biggest Little Farm, de John Chester (EUA)
The Mountain, de Rick Alverson (EUA)
The Nightingale, de Jennifer Kent (Austrália)
KIDS:
Abe, de Fernando Grostein Andrade (Brasil)
The Elephant Queen, de Victoria Stone e Mark Deeble (Reino Unido/Quênia)
The Witch Hunters, de Rasko Miljkovic (Sérvia/Macedônia)
Foto: Divulgação.