Festival de Toronto 2021: produções brasileiras são selecionadas

por: Cinevitor
Medusa, de Anita Rocha da Silveira: cinema brasileiro na programação.

Considerado um dos eventos mais importantes do cinema mundial e conhecido como um termômetro para o Oscar, o Festival Internacional de Cinema de Toronto revelou nesta quarta-feira, 28/07, novos filmes selecionados para sua 46ª edição, que acontecerá entre os dias 9 e 18 de setembro.

O anúncio destaca títulos das mostras Contemporary World Cinema, que apresenta histórias convincentes e perspectivas globais; e Discovery, com obras de realizadores considerados o futuro do cinema mundial. Além disso, novos filmes das mostras Gala Presentations e Special Presentations foram adicionados; outros títulos serão revelados em breve: “Estamos muito entusiasmados em compartilhar a programação deste ano com o público nos cinemas. Esses filmes refletem paixão, criatividade e são inovadores para contar suas histórias. Alguns dos maiores filmes do ano serão exibidos no TIFF deste ano”, disse Joana Vicente, diretora executiva do festival.

O cinema brasileiro marca presença na mostra Contemporary World Cinema com 7 Prisioneiros, de Alexandre Moratto, com Christian Malheiros e Rodrigo Santoro, exibido recentemente em Veneza; e Medusa, terror dirigido por Anita Rocha da Silveira, que estreou na Quinzena dos Realizadores, mostra paralela do Festival de Cannes. O elenco conta com Mari Oliveira, Lara Tremouroux, Joana Medeiros, Bruna G, Carol Romano, Inez Viana, Bruna Linzmeyer, Thiago Fragoso, Felipe Frazão e João Vithor Oliveira. Vania Catani assina a produção do longa, que foi 100% realizado no Brasil; a distribuição será da ArtHouse.

Na trama, há muitos e muitos anos, a bela Medusa foi severamente punida por Atena, a deusa virgem, por não ser mais pura. Hoje, a jovem Mariana pertence a um mundo onde deve se esforçar ao máximo para manter a aparência de uma mulher perfeita. Para não caírem em tentação, ela e suas amigas se esforçam ao máximo para controlar tudo e todas à sua volta. Porém, há de chegar o dia em que a vontade de gritar será mais forte. 

Além disso, o Brasil também se destaca com outro título na mesma mostra: Murina, de Antoneta Alamat Kusijanović, uma coprodução entre Croácia, Brasil, Estados Unidos e Eslovênia. O longa, premiado no Festival de Cannes deste ano, traz os brasileiros Rodrigo Teixeira e Lourenço Sant’ Anna, da RT Features, na produção, além de Martin Scorsese.

Já na mostra Discovery, o Brasil aparece com o suspense Matar a la Bestia (To Kill The Beast), dirigido pela cineasta argentina Agustina San Martín, em sua estreia na direção de um longa-metragem; uma coprodução entre Argentina, Brasil e Chile. Na trama, entre o real e o mitológico, o humano e o animal, a culpa e o sexual é que Emília procurará enfrentar o seu passado. A equipe traz o ator brasileiro João Miguel, além dos produtores Carlos Eduardo Valinoti, Aline Mazzarella e Matheus Peçanha do Estúdio Giz; a distribuição será da Vitrine Filmes.

Na mostra TIFF 2021 Industry Selects, filmes selecionados a dedo pela equipe de programação do festival terão exibições em uma plataforma digital especial, entre eles, o brasileiro A Nuvem Rosa, de Iuli Gerbase, selecionado para Sundance.

Neste ano, nomes importantes serão homenageados no Festival de Toronto: os atores Benedict Cumberbatch e Jessica Chastain receberão o TIFF Tribute Actor Award; o cineasta Denis Villeneuve, que receberá o TIFF Ebert Director Award e exibirá, em uma sessão especial, seu aguardado filme Duna; a cantora e ativista Dionne Warwick receberá o Special Tribute Award; a cineasta canadense Danis Goulet será homenageada com o TIFF Emerging Talent Award; e a cineasta, roteirista, cantora e ativista Alanis Obomsawin, que será honrada com o Jeff Skoll Award in Impact Media.

Conheça os filmes selecionados para o 46º Festival de Toronto:

CONTEMPORARY WORLD CINEMA

7 Prisioneiros, de Alexandre Moratto (Brasil)
Are You Lonesome Tonight?, de Wen Shipei (China)
Compartment No. 6 (Hytti nro 6), de Juho Kuosmanen (Finlândia/Alemanha/Estônia/Rússia)
Costa Brava, Lebanon, de Mounia Akl (Líbano/Noruega/Suécia/França/Espanha/Dinamarca/Qatar)
Întregalde, de Radu Muntean (Romênia)
Jockey, de Clint Bentley (EUA)
Kicking Blood, de Blaine Thurier (Canadá)
La Soga 2, de Manny Perez (EUA)
Maria Chapdelaine, de Sébastien Pilote (Canadá)
Medusa, de Anita Rocha da Silveira (Brasil)
Murina, de Antoneta Alamat Kusijanović (Croácia/Brasil/EUA/Eslovênia)
Nobody Has to Know, de Bouli Lanners (França/Bélgica/Reino Unido)
OUT OF SYNC (Tres), de Juanjo Giménez (Espanha)
Small Body (Piccolo Corpo), de Laura Samani (Itália/França/Eslovênia)
Terrorizers, de Ho Wi Ding (Taiwan)
The Box (La Caja), de Lorenzo Vigas (EUA/México)
The Daughter (La Hija), de Manuel Martín Cuenca (Espanha)
The Gravedigger’s Wife, de Khadar Ayderus Ahmed (França/Somália/Alemanha/Finlândia)
The Hill Where the Lionesses Roar (Luaneshat e kodrës), de Luàna Bajrami (Kosovo/França)
The Odd-Job Men (Sis dies corrents), de Neus Ballús (Espanha)
The Other Tom (El otro Tom), de Rodrigo Plá e Laura Santullo (México/EUA)
The Wheel, de Steve Pink (EUA)
True Things, de Harry Wootliff (Reino Unido)
Unclenching The Fists, de Kira Kovalenko (Rússia)
Vengeance is Mine, All Others Pay Cash (Seperti Dendam, Rindu Harus Dibayar Tuntas), de Edwin (Indonésia/Singapura/Alemanha)
Whether the Weather is Fine (Kun Maupay Man It Panahon), de Carlo Francisco Manatad (Filipinas/França/Singapura/Indonésia/Alemanha/Qatar)

DISCOVERY

A Banquet, de Ruth Paxton (Reino Unido)
Aloners, de Hong Sung-eun (Coreia do Sul)
Anatolian Leopard (Anadolu Leoparı), de Emre Kayış (Alemanha/Dinamarca/Turquia/Polônia)
As In Heaven (Du som er i himlen), de Tea Lindeburg (Dinamarca)
Dug Dug, de Ritwik Pareek (Índia)
Farha, de Darin J. Sallam (Jordânia/Suécia/Arábia Saudita)
Learn To Swim, de Thyrone Tommy (Canadá)
Lo Invisible, de Javier Andrade (França/Equador)
Matar a la Bestia (To Kill The Beast), de Agustina San Martín (Argentina/Brasil/Chile)
Paka (River of Blood), de Nithin Lukose (Índia)
Quickening, de Haya Waseem (Canadá)
Scarborough, de Shasha Nakhai e Rich Williamson (Canadá)
Snakehead, de Evan Jackson Leong (EUA)
The Game, de Ana Lazarevic (Sérvia/EUA)
Tug of War (Vuta N’Kuvute), de Amil Shivji (Tanzânia/África do Sul/Alemanha/Qatar)
Wildhood, de Bretten Hannam (Canadá)

GALA PRESENTATIONS

Belfast, de Kenneth Branagh (Reino Unido)
Bergman Island, de Mia Hansen-Løve (França)
Clifford the Big Red Dog, de Walt Becker (EUA/Reino Unido/Canadá)
Dear Evan Hansen, de Stephen Chbosky (EUA) (filme de abertura)
Jagged, de Alison Klayman (EUA)
Lakewood, de Phillip Noyce (Canadá)
Last Night in Soho, de Edgar Wright (Reino Unido)
Night Raiders, de Danis Goulet (Canadá/Nova Zelândia)
One Second, de Zhang Yimou (China) (filme de encerramento)
Silent Night, de Camille Griffin (Reino Unido)
The Electrical Life of Louis Wain, de Will Sharpe (Reino Unido)
The Forgiven, de John Michael McDonagh (Reino Unido)
The Good House, de Maya Forbes e Wallace Wolodarsky (EUA)
The Mad Women’s Ball (Le Bal des folles), de Mélanie Laurent (França)
The Survivor, de Barry Levinson (EUA/Canadá/Hungria)
The Worst Person In The World (Verdens Verste Menneske), de Joachim Trier (Noruega/França/Suécia/Dinamarca)

SPECIAL PRESENTATIONS

Ahed’s Knee (Ha’berech), de Nadav Lapid (Israel/França/Alemanha)
Ali & Ava, de Clio Barnard (Reino Unido)
All My Puny Sorrows, de Michael McGowan (Canadá)
Benediction, de Terence Davies (Reino Unido)
Charlotte, de Eric Warin e Tahir Rana (Canadá/França/Bélgica)
Dionne Warwick: Don’t Make Me Over, de Dave Wooley e David Heilbroner (EUA)
Drive My Car, de Ryusuke Hamaguchi (Japão)
Encounter, de Michael Pearce (Reino Unido/EUA)
France, de Bruno Dumont (França/Alemanha/Itália/Bélgica)
I’m Your Man, de Maria Schrader (Alemanha)
Inexorable, de Fabrice du Welz (Bélgica/França)
Inu-Oh, de Masaaki Yuasa (Japão/China)
Lingui, The Sacred Bonds, de Mahamat-Saleh Haroun (Chade/França/Alemanha/Bélgica)
Mothering Sunday, de Eva Husson (Reino Unido)
Official Competition (Competencia Oficial), de Mariano Cohn e Gastón Duprat (Espanha/Argentina)
Paris, 13th District (Les Olympiades), de Jacques Audiard (França)
Petite Maman, de Céline Sciamma (França)
Sundown, de Michel Franco (México)
The Box (La Caja), de Lorenzo Vigas (EUA/México)
The Eyes of Tammy Faye, de Michael Showalter (EUA)
The Falls (Pu Bu), de Chung Mong-Hong (Taiwan)
The Guilty, de Antoine Fuqua (EUA)
The Humans, de Stephen Karam (EUA)
The Middle Man, de Bent Hamer (Noruega/Canadá/Alemanha/Dinamarca)
The Power of the Dog, de Jane Campion (Austrália/Nova Zelândia)
The Starling, de Theodore Melfi (EUA)
The Story of My Wife, de Ildikó Enyedi (Hungria/Alemanha/Itália/França)
The Worst Person In The World (Verdens Verste Menneske), de Joachim Trier (Noruega/França/Suécia/Dinamarca)
Three Floors (Tre Piani), de Nanni Moretti (Itália/França)
Violet, de Justine Bateman (EUA)
Where is Anne Frank, de Ari Folman (Bélgica/França/Holanda/Luxemburgo/Israel)
Wolf, de Nathalie Biancheri (Reino Unido/Irlanda/Polônia)

SPECIAL EVENTS

A Hero (Ghahreman), de Asghar Farhadi (Irã)
Dune, de Denis Villeneuve (EUA/Hungria)
Memoria, de Apichatpong Weerasethakul (Colômbia/Tailândia/Reino Unido/França/Alemanha/México)
Memory Box: Echoes of 9/11, de David Belton e Bjørn Johnson (Reino Unido/EUA)
NBA Films For Fans created with OLG, de Romeo Candido, Shawn Gerrard, Kathleen S. Jayme, Thyrone Tommy e S.M. Turrell (Canadá)
Spencer, de Pablo Larraín (Reino Unido/Alemanha)
Triumph: Rock & Roll Machine, de Sam Dunn e Marc Ricciardelli (Canadá)

PLATFORM

Arthur Rambo, de Laurent Cantet (França)
Drunken Birds (Les oiseaux ivres), de Ivan Grbovic (Canadá)
Earwig, de Lucile Hadžihalilović (Reino Unido/França/Bélgica)
Huda’s Salon, de Hany Abu-Assad (Palestina/Egito/Holanda/Qatar)
Mlungu Wam (Good Madam) (Mlungu Wam), de Jenna Cato Bass (África do Sul)
Montana Story, de Scott McGehee e David Siegel (EUA)
Silent Land (Cicha Ziemia), de Aga Woszczyńska (Polônia/Itália/República Checa)
Yuni, de Kamila Andini (Singapura/França/Indonésia/Austrália)

MIDNIGHT MADNESS

After Blue (Paradis Sale), de Bertrand Mandico (França)
DASHCAM, de Rob Savage (Reino Unido/EUA)
Saloum, de Jean Luc Herbulot (Senegal)
Titane, de Julia Ducournau (França)
You Are Not My Mother, de Kate Dolan (Irlanda)
Zalava, de Arsalan Amiri (Irã)

TIFF DOCS

Attica, de Stanley Nelson (EUA)
BURNING, de Eva Orner (Austrália)
Beba, de Rebeca Huntt (EUA/México)
Becoming Cousteau, de Liz Garbus (EUA)
Comala, de Gian Cassini (México)
Fuga (Flee), de Jonas Poher Rasmussen (Dinamarca/França/Suécia/Noruega)
Hold Your Fire, de Stefan Forbes (EUA)
Julia, de Julie Cohen e Betsy West (EUA)
Listening to Kenny G, de Penny Lane (EUA)
Oscar Peterson: Black + White, de Barry Avrich (Canadá)
The Devil’s Drivers, de Mohammed Abugeth e Daniel Carsenty (Qatar/França/Líbano/Alemanha)
The Rescue, de E. Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin (EUA/Reino Unido)
Three Minutes – A Lengthening, de Bianca Stigter (Holanda/Reino Unido)
Wochiigii lo: End of the Peace, de Heather Hatch (Canadá)

Foto: Divulgação/Bananeira Filmes.

Comentários