A 47ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto, que acontecerá entre os dias 8 e 18 de setembro, divulgou, ao longo da semana, novos títulos e novidades para este ano; o evento é considerado um dos mais importantes do cinema mundial e conhecido como um termômetro para o Oscar.
Nas mostras Discovery, Midnight Madness e Wavelengths são 54 títulos de cineastas representando 26 países: “Para o público que conhece o TIFF, esses três aventureiros programas recompensam o espectador por assumir riscos. Seja a descoberta de um novo autor audacioso, um trabalho visionário brilhante que reimagina a narrativa ou a experiência cinematográfica mais perversa que você já teve, é aqui que você encontrará”, disse Anita Lee, diretora de programação do TIFF.
A mostra Discovery é considerada uma vitrine de cinema e talento do mundo todo, com trabalhos ousados e distintos: “O programa deste ano oferece 24 filmes que nos chocaram profundamente, nos encheram de alegria, partiram nossos corações e, o mais importante, nos lembraram que o futuro é brilhante”, disse Dorota Lech, programadora internacional do TIFF.
Já sobre o programa Midnight Madness, Peter Kuplowsky, curador, disse: “Este ano, os fãs do estranho e do cruel passarão a maior parte do TIFF vivendo em um paraíso”. Ele também destacou o filme de abertura Weird: The Al Yankovic Story, de Eric Appel, cinebiografia de Alfred Matthew Yankovic, mais conhecido como “Weird Al” Yankovic, e protagonizada por Evan Rachel Wood e Daniel Radcliffe.
Apresentando uma mistura de autores e artistas visuais consagrados e cineastas emergentes, a mostra Wavelengths deste ano traz oito longas, dois programas de curtas e uma exposição, colocando obras atemporais e duradouras ao lado de projetos de extrema urgência contemporânea. Aqui, o cinema brasileiro marca presença com Mato Seco em Chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta, uma coprodução entre Brasil e Portugal, com Joana Darc Furtado, Léa Alves, Andreia Vieira, Débora Alencar e Gleide Firmino no elenco; o filme foi exibido no Festival de Berlim e premiado no IndieLisboa.
Com fotografia de Joana Pimenta, montagem de Cristina Amaral e trilha sonora da banda Muleka 100 Calcinha, a sinopse diz: no ano de 2013, a Polícia Militar do Distrito Federal desencadeou uma grande operação de combate ao tráfico de drogas em Ceilândia, periferia de Brasília, desarticulando várias pequenas redes de comércio ilegal. Dezesseis homens foram presos. Um ano depois, as companheiras destes homens assumem o negócio. Rapidamente elas estabelecem o seu próprio espaço de ação, impondo novos códigos, reorganizando modos de produção e criando novas relações de trabalho. Sua disputa por poder econômico, simbólico e territorial lentamente se transforma numa guerra. Elas clamam espaço para o corpo feminino periférico e seus próprios códigos de ação. Elas são o mapa de um novo território.
Andréa Picard, curadora sênior do TIFF, comentou sobre a mostra Wavelengths: “A programação deste ano reinventa as possibilidades do cinema de maneira inspiradora e rejuvenescedora. O próprio programa continua a defender o cinema como arte em um clima cada vez mais desafiador para trabalhos não comerciais e não convencionais. Os cineastas e artistas da edição deste ano expandem a linguagem do filme e do vídeo, empregando abordagens narrativas, documentais, híbridas e formalistas para afirmar o status do filme como uma forma de arte autônoma e o próprio cinema como uma experiência essencial e comunitária”.
Outra novidade revelada foi a seleção da mostra Primetime, que traz sete séries de televisão atraentes e instigantes de todo o mundo, incluindo cinco estreias mundiais: “O TIFF reconhece a narrativa serializada como um dos meios criativos mais inovadores da atualidade”, disse Anita Lee.
Além disso, Cameron Bailey, CEO do TIFF, anunciou que Dalíland, cinebiografia de Salvador Dalí, dirigida por Mary Harron, será o filme de encerramento desta edição. O longa é protagonizado por Ben Kingsley e conta também com Barbara Sukowa, Ezra Miller, Christopher Briney, Rupert Graves e Andreja Pejic no elenco.
Bailey também revelou que o TIFF Tribute Award for Performance deste ano será entregue para o elenco de My Policeman, filme dirigido por Michael Grandage, que conta com Harry Styles, Emma Corrin, Gina McKee, Linus Roache, David Dawson e Rupert Everett.
Conheça os novos filmes selecionados para o 47º Festival de Toronto:
DISCOVERY
A Gaza Weekend, de Basil Khalil (Reino Unido/Palestina)
A Long Break, de Davit Pirtskhalava (Geórgia)
Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe, de Aitch Alberto (EUA)
Baby Ruby, de Bess Wohl (EUA)
Carmen, de Benjamin Millepied (Austrália/França)
I Like Movies, de Chandler Levack (Canadá)
La Hija de todas las Rabias, de Laura Baumeister (Nicarágua)
Pussy, de Joseph Amenta (Canadá)
Return to Seoul, de Davy Chou (Coreia do Sul/França/Alemanha/Bélgica)
ROSIE, de Gail Maurice (Canadá)
Runner, de Marian Mathias (EUA/França/Alemanha)
SHIMONI, de Angela Wanjiku Wamai (Quênia)
Snow and the Bear, de Selcen Ergun (Turquia/Alemanha/Sérvia)
Something You Said Last Night, de Luis De Filippis (Canadá/Suíça)
Susie Searches, de Sophie Kargman (EUA)
Sweet As, de Jub Clerc (Austrália)
The Inspection, de Elegance Bratton (EUA) (filme de abertura)
The Taste of Apples is Red, de Ehab Tarabieh (Israel/Alemanha)
The Young Arsonists, de Sheila Pye (Canadá)
This Place, de V.T. Nayani (Canadá)
Unruly (Ustyrlig), de Malou Reymann (Dinamarca)
Until Branches Bend, de Sophie Jarvis (Canadá)
When Morning Comes, de Kelly Fyffe-Marshall (Canadá)
MIDNIGHT MADNESS
Leonor Will Never Die, de Martika Ramirez Escobar (Filipinas) (filme de encerramento)
Pearl, de Ti West (EUA)
Project Wolf Hunting, de Kim Hongsun (Coreia do Sul)
Sick, de John Hyams (EUA)
Sisu, de Jalmari Helander (Finlândia)
The Blackening, de Tim Story (EUA)
The People’s Joker, de Vera Drew (EUA)
V/H/S 99, de Flying Lotus, Johannes Roberts, Maggie Levin, Tyler MacIntyre, Vanessa & Joseph Winter (EUA)
Venus, de Jaume Balagueró (Espanha)
Weird: The Al Yankovic Story, de Eric Appel (EUA) (filme de abertura)
WAVELENGTHS | LONGAS-METRAGENS
Concrete Valley, de Antoine Bourges (Canadá)
De Humani Corporis Fabrica, de Véréna Paravel e Lucien Castaing-Taylor (França/Suíça)
Fogo-Fátuo, de João Pedro Rodrigues (Portugal/França)
Horse Opera, de Moyra Davey (EUA)
Mato Seco em Chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta (Portugal/Brasil)
Pacifiction, de Albert Serra (França/Espanha/Alemanha/Portugal)
Queens of the Qing Dynasty, de Ashley McKenzie (Canadá)
Unrest (Unrueh), de Cyril Schäublin (Suíça)
WAVELENGTHS | CURTAS-METRAGENS
After Work, de Céline Condorelli e Ben Rivers (Reino Unido)
Bigger on the Inside, de Angelo Madsen Minax (EUA)
EVENTIDE, de Sharon Lockhart (EUA)
F1ghting Looks Different 2 Me Now, de Fox Maxy (Mesa Grande Reservation/EUA)
Fata Morgana, de Tacita Dean (Reino Unido/EUA)
Hors-titre, de Wiame Haddad (França)
I Thought the World of You, de Kurt Walker (Canadá)
Moonrise, de Vincent Grenier (EUA/Canadá)
Puerta a Puerta, de Jessica Sarah Rinland e Luis Arnías (México/EUA/Venezuela)
The Newest Olds, de Pablo Mazzolo (Argentina/Canadá)
The Time That Separates Us, de Parastoo Anoushahpour (Canadá/Jordânia/Palestina)
What Rules the Invisible, de Tiffany Sia (EUA)
PRIMETIME PROGRAMME
1899, de Baran bo Odar e Jantje Friese (Alemanha/EUA)
Dear Mama, de Allen Hughes (EUA)
High School, de Clea DuVall e Laura Kittrell (EUA/Canadá)
LIDO TV, de Lido Pimienta e Sean O’Neill (Canadá)
Mystery Road: Origin, de Dylan River (Austrália)
The Handmaid’s Tale (5ª temporada), de Bruce Miller e Elisabeth Moss (EUA)
The Kingdom Exodus, de Lars von Trier (Dinamarca)
Foto: Divulgação/Cinco da Norte/Terratreme Filmes.