Festival de Toronto 2023: Pedágio, de Carolina Markowicz, é selecionado

por: Cinevitor
Maeve Jinkings no longa brasileiro Pedágio

A 48ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto, que acontecerá entre os dias 7 e 17 de setembro, revelou os títulos selecionados para a mostra Centrepiece, antes chamada de Contemporary World Cinema, que celebra as conquistas cinematográficas globais com uma variedade dinâmica de filmes contemporâneos.

A seleção apresenta 47 títulos, de 45 países, e o cinema brasileiro marca presença com Pedágio, de Carolina Markowicz. No ano passado, a cineasta exibiu Carvão na mostra Platform do festival. Neste segundo longa-metragem de sua carreira, Markowicz apresenta o filme que participou de relevantes laboratórios de apoio ao desenvolvimento audiovisual, como o Tribeca All Access, Torino Film Lab e Berlinale Coproduction Market.

Estrelado por Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga, a trama mostra Suellen, uma cobradora de pedágio que percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro. De acordo com a diretora, o longa é “um drama permeado por humor ácido”, além de ser um retrato da opressão e violência sofrida pela população LGBTQIA+ diante das incoerências e atrocidades promovidas por alguns setores da sociedade, de forma mais explícita nos últimos anos.

Pedágio, que foi selecionado recentemente para o Festival de San Sebastián, conta também com Thomás Aquino, Aline Marta Maia e Isac Graça no elenco. A produção é da Biônica Filmes e O Som e a Fúria, com coprodução da Globo Filmes e Paramount Pictures; a distribuição é da Paris Filmes.

“Em pleno 2023, com todos adventos e tecnologias e avanços, chega a ser chocante a preocupação com quem o outro se relaciona sexualmente. O fosso conservador que vivemos nos últimos tempos serviu para deixar bem à vontade cada indivíduo que se achasse no direito de proferir críticas e até agressões à população LGBTQIA+. Além da violência, há práticas absurdas e patéticas, como as retratadas pelo filme, que parecem ser ficção, mas estão muito próximas à realidade surreal do brasileiro LGBT, gerando sequelas físicas e emocionais irreparáveis”, disse a diretora. A produção conta a história de uma atendente de pedágio que, inconformada com a orientação sexual do filho, comete delitos na tentativa de financiar uma cura para a sua “doença”.

Vale destacar também a presença do longa Los Delincuentes, de Rodrigo Moreno, uma coprodução entre Argentina, Brasil, Luxemburgo e Chile; a equipe traz a brasileira Julia Alves, da Sancho & Punta, na produção. Além da mostra Centrepiece, o TIFF também anunciou novos títulos nos programas Gala, Special Presentations e Documentaries

Em comunicado oficial, Anita Lee, diretora de programação do TIFF, disse: “Estamos muito entusiasmados em apresentar o novo programa Centrepiece, uma jornada cinematográfica que transcende fronteiras e abraça a arte da experiência humana. O rebranding do programa do TIFF, anteriormente Contemporary World Cinema, é um reflexo da visão do festival de fornecer uma plataforma elevada para o cinema internacional para títulos aclamados em festivais de todo o mundo, estreias altamente esperadas de talentos canadenses e internacionais e os últimos trabalhos de influentes luminares do cinema”.

Conheça os novos filmes selecionados para o 48º Festival de Toronto:

CENTREPIECE

100 Yards, de Xu Haofeng e Xu Junfeng (China)
A Cielo Abierto, de Mariana Arriaga e Santiago Arriaga (México/Espanha)
A Happy Day, de Hisham Zaman (Noruega/Dinamarca)
A Road to A Village (गाउ आएको बाटो), de Nabin Subba (Nepal)
About Dry Grasses (Kuru Otlar Üstüne), de Nuri Bilge Ceylan (Turquia/França/Alemanha/Suécia)
Anak Ka Ng Ina Mo (Your Mother’s Son), de Jun Robles Lana (Filipinas)
Banel & Adama (Banel e Adama), de Ramata-Toulaye Sy (França/Senegal/Mali)
Cerrar Los Ojos, de Víctor Erice (Espanha/Argentina)
Chuck Chuck Baby, de Janis Pugh (Reino Unido)
City of Wind (сэр сэр салхи), de Lkhagvadulam Purev-Ochir (França/Mongólia/Portugal/Holanda/Qatar/Alemanha)
Das Lehrerzimmer (The Teachers’ Lounge), de Ilker Çatak (Alemanha)
Death of a Whistleblower, de Ian Gabriel (África do Sul)
Dispararon Al Pianista, de Fernando Trueba e Javier Mariscal (Espanha/França)
El Viento que Arrasa (A Ravaging Wind), de Paula Hernández (Argentina/Uruguai)
Fitting In, de Molly McGlynn (Canadá)
Hey, Viktor!, de Cody Lightning (Canadá)
Holiday, de Edoardo Gabbriellini (Itália)
Humanist Vampire Seeking Consenting Suicidal Person (Vampire humaniste cherche suicidaire consentant), de Ariane Louis-Seize (Canadá)
I Do Not Come To You By Chance, de Ishaya Bako (Nigéria)
In Flames, de Zarrar Kahn (Canadá/Paquistão)
Inshallah a Boy (Inshallah Walad), de Amjad Al Rasheed (Jordânia/França/Arábia Saudita/Qatar/Egito)
Irena’s Vow, de Louise Archambault (Canadá/Polônia)
Je’vida, de Katja Gauriloff (Finlândia)
Kanaval, de Henri Pardo (Canadá/Luxemburgo)
Kuolleet lehdet (Fallen Leaves), de Aki Kaurismäki (Finlândia/Alemanha)
Limbo, de Ivan Sen (Austrália)
Los Colonos, de Felipe Gálvez Haberle (Chile/Argentina/França/Dinamarca/Reino Unido/Taiwan/Suécia/Alemanha)
Los Delincuentes, de Rodrigo Moreno (Argentina/Brasil/Luxemburgo/Chile)
Lost Ladies (Laapataa Ladies), de Kiran Rao (Índia)
Mountains, de Monica Sorelle (EUA)
National Anthem, de Luke Gilford (EUA)
Pedágio, de Carolina Markowicz (Brasil/Portugal)
Perfect Days, de Wim Wenders (Japão)
Robot Dreams, de Pablo Berger (Espanha/França)
Shadow of Fire, de Shinya Tsukamoto (Japão)
Shayda, de Noora Niasari (Austrália)
Sira, de Apolline Traoré (Burkina Faso/Senegal/França/Alemanha)
Snow Leopard (Xue Bao), de Pema Tseden (China)
Son Hasat (The Reeds), de Cemil Ağacıkoğlu (Turquia/Bulgária)
Sweet Dreams, de Ena Sendijarević (Holanda/Suécia/Indonésia/França)
The Breaking Ice, de Anthony Chen (China)
The Feeling That the Time for Something Has Passed, de Joanna Arnow (EUA)
The Monk and the Gun, de Pawo Choyning Dorji (Butão/França/EUA/Taiwan)
The Nature of Love (Simple Comme Sylvain), de Monia Chokri (Canadá/França)
We Grown Now, de Minhal Baig (EUA)
Woodland (WALD), de Elisabeth Scharang (Áustria)
Zielona Granica (Green Border), de Agnieszka Holland (Polônia/República Checa/França/Bélgica)

GALA

A Normal Family, de Hur Jin-ho (Coreia do Sul)
Finestkind, de Brian Helgeland (EUA)
Smugglers, de Ryoo Seung-wan (Coreia do Sul)
Thank You For Coming, de Karan Boolani (Índia)

SPECIAL PRESENTATIONS

Bastarden (The Promised Land), de Nikolaj Arcel (Dinamarca/Alemanha/Suécia)
Daddio, de Christy Hall (EUA)
El Sabor de la Navidad, de Alejandro Lozano (México)
Evil Does Not Exist (Aku wa sonzai shinai), de Ryûsuke Hamaguchi (Japão)
La contadora de películas, de Lone Scherfig (Espanha/França/Chile)
Quiz Lady, de Jessica Yu (EUA)
Ru, de Charles-Olivier Michaud (Canadá)

TIFF DOCS

I am Sirat, de Deepa Mehta e Sirat Taneja (Canadá)

Foto: Divulgação.

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