Festival de Toronto 2023: Retratos Fantasmas, documentário de Kleber Mendonça Filho, é selecionado

por: Cinevitor
O documentário é o quinto longa-metragem do cineasta

A 48ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto, que acontecerá entre os dias 7 e 17 de setembro, revelou os títulos selecionados para as mostras Wavelengths, que apresenta filmes com diferentes maneiras de ver o mundo, e Classics, com obras que não estavam disponíveis há décadas.

Nesta seleção, o cinema brasileiro ganha destaque com o documentário Retratos Fantasmas, quinto longa-metragem do cineasta e roteirista pernambucano Kleber Mendonça Filho, que será exibido na mostra Wavelengths. O filme tem como personagem principal o centro da cidade do Recife como local histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que atravessaram o século 20 como espaços de convívio. Foram lugares de sonho e de indústria; e a relação das pessoas com esse universo é um marcador de tempo para as mudanças dos costumes em sociedade.

Produzido por Emilie Lesclaux para a CinemaScópio Produções e coproduzido pela Vitrine Filmes, de Silvia Cruz e Felipe Lopes, o filme é fruto de sete anos de trabalho de pesquisa, filmagens e montagem: “Palácios de Cinema em centros de cidades são comuns em muitos outros lugares no mundo, mas ocorre que eu sou pernambucano, recifense, e parti para mostrar essa geografia da cidade com um ponto de vista pessoal. Recife é também uma cidade que ainda desfruta de um cinema espetacular como o São Luiz, um palácio de 1952. Hoje, são poucas as cidades no mundo que ainda sabem o que isso representa”, disse o diretor.

Cerca de 60% de Retratos Fantasmas é composto por material de arquivo, com fotografias e imagens em movimento encontradas em acervos pessoais, na produção pernambucana de cinema, televisão e de instituições como a Cinemateca Brasileira, o CTAv, Centro Técnico do Audiovisual, e a Fundação Joaquim Nabuco.

O trabalho de montagem, ao lado de Matheus Farias, reúne imagens dos mais variados formatos: “Retratos Fantasmas traz temas que atravessam toda a obra de Kleber. Inclusive seu primeiro longa-metragem é o documentário Crítico”, disse a produtora Emilie Lesclaux.

Vale destacar também a presença do longa El auge del humano 3, do cineasta argentino Eduardo Williams. O filme é coproduzido por diversos países, entre eles, o Brasil através da Estúdio Giz; com produção executiva de Julia Alves, da Oublaum Filmes.

A programação da Wavelengths deste ano é politicamente carregada, geograficamente diversificada e formalmente emocionante, com uma ampla gama de trabalhos extraídos do mundo dos documentários, arte contemporânea e cinema de arte internacional. A lista apresenta 12 longas-metragens e 19 curtas: “Wavelengths é uma prova da variedade de cinema celebrada no TIFF. Também é uma evidência de que os filmes experimentais dirigidos por artistas estão prosperando e desenvolvendo uma nova geração de cinéfilos”, disse Anita Lee, diretora de programação do festival.

Em comunicado oficial, Andréa Picard, curadora sênior do TIFF, disse: “Wavelengths continua sendo uma celebração da subversão, da expressão pessoal e das vastas e inesgotáveis capacidades do cinema para iluminar, inspirar, admirar, resistir, perturbar e propor novas formas de ver e estar no mundo”.

A mostra Classics desta 48ª edição conta com filmes que foram resgatados e meticulosamente montados em novas restaurações, além de uma homenagem ao 50º aniversário de Touki Bouki: A Viagem da Hiena, do cineasta senegalês Djibril Diop Mambéty.

Conheça os novos filmes selecionados para o 48º Festival de Toronto:

WAVELENGTHS | LONGAS-METRAGENS

Do Not Expect Too Much from the End of the World, de Radu Jude (Romênia/Luxemburgo/França/Croácia)
El auge del humano 3, de Eduardo Williams (Argentina/Portugal/Brasil/Holanda/Taiwan/Hong Kong/Sri Lanka/Peru)
Here, de Bas Devos (Bélgica)
Inside the Yellow Cocoon Shell, de Phạm Thiên n (Vietnã/Singapura/França/Espanha)
Mademoiselle Kenopsia, de Denis Côté (Canadá)
Mambar Pierrette, de Rosine Mbakam (Bélgica/Camarões)
Music, de Angela Schanelec (Alemanha/França/Sérvia)
Nowhere Near, de Miko Revereza (Filipinas)
Orlando, ma biographie politique, de Paul B. Preciado (França)
Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho (Brasil)
Youth (Spring), de Wang Bing (França/Luxemburgo/Holanda)

WAVELENGTHS | CURTAS-METRAGENS

As Filhas do Fogo, de Pedro Costa (Portugal)
Bouquets 31-40, de Rose Lowder (França)
Chantal Akerman: Her First Look Behind the Camera, de Chantal Akerman (Bélgica)
Film annonce du film qui n’existéra jamais: ‘Drôles de guerres’, de Jean-Luc Godard (França/Suíça)
Film Sculpture (1), de Philipp Fleischmann (Áustria)
Film Sculpture (2), de Philipp Fleischmann (Áustria)
Film Sculpture (3), de Philipp Fleischmann (Áustria)
Film Sculpture (4), de Philipp Fleischmann (Áustria)
It follows It passes on, de Erica Sheu (Taiwan/EUA)
Let’s Talk, de Simon Liu (Hong Kong)
Light, Noise, Smoke, and Light, Noise, Smoke, de Tomonari Nishikawa (Japão)
Mast-del, de Maryam Tafakory (Reino Unido/Irã)
NYC RGB, de Viktoria Schmid (Áustria/EUA)
Quiet as It’s Kept, de Ja’Tovia Gary (EUA)
Shrooms, de Jorge Jácome (Portugal)
Slow Shift, de Shambhavi Kaul (Índia/EUA)
Sundown, de Steve Reinke (EUA/Canadá/Áustria)
We Don’t Talk Like We Used To, de Joshua Gen Solondz (EUA/Japão/Hong Kong)

WAVELENGTHS PAIRINGS

He Thought He Died, de Isiah Medina (Canadá)
Laberint Sequences, de Blake Williams (Canadá)

TIFF CLASSICS

Artie Shaw: Time Is All You’ve Got, de Brigitte Berman (Canadá) (1985)
Adeus, Minha Concubina, de Chen Kaige (China/Hong Kong) (1993)
Amor Louco, de Jacques Rivette (França) (1969)
Touki Bouki: A Viagem da Hiena, de Djibril Diop Mambéty (Senegal) (1973)
Xala, de Ousmane Sembène (Senegal) (1975)

Foto: Divulgação/CinemaScópio.

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