Vanessa Kirby: prêmio de melhor atriz por Pieces of a Woman.
Foram anunciados neste sábado, 12/09, os vencedores da 77ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza. O júri, presidido pela atriz australiana Cate Blanchett, concedeu o Leão de Ouro de melhor filme, prêmio máximo do evento, para Nomadland, de Chloé Zhao.
Completavam o time de jurados da Competição Internacional deste ano: Veronika Franz, cineasta e roteirista austríaca; Joanna Hogg, cineasta britânica; Nicola Lagioia, escritor italiano; Christian Petzold, diretor alemão; Cristi Puiu, cineasta romeno; e Ludivine Sagnier, atriz francesa.
O júri da mostra Orizzonti foi presidido pela cineasta francesa Claire Denis e contou também com Oskar Alegria, Francesca Comencini, Katriel Schory e Christine Vachon. A mostra de Realidade Virtual foi avaliada por Celine Tricart (presidente do júri), Asif Kapadia e Hideo Kojima. O júri do Prêmio Leão do Futuro Luigi De Laurentiis de melhor filme de estreia foi presidido por Claudio Giovannesi e contou com Remi Bonhomme e Dora Bouchoucha.
A cerimônia de encerramento, apresentada pela atriz Anna Foglietta, direto do Palazzo del Cinema do Lido, começou com um vídeo gravado especialmente para a ocasião com Mariangela Gualtieri recitando um poema que comoveu os italianos no início da pandemia, em março. Depois disso, o cantor Diodato fez uma apresentação ao vivo. Nesta edição, o cinema brasileiro estava representado com o documentário Narciso em Férias, de Renato Terra e Ricardo Calil, que foi exibido fora de competição.
Por conta da pandemia de Covid-19, o evento apresentou algumas mudanças necessárias de acordo com os protocolos de segurança. Para respeitar o distanciamento social, o número total de filmes diminuiu e as exibições aconteceram nos tradicionais cinemas com todas as medidas estabelecidas pelas autoridades. A mostra de Realidade Virtual foi realizada on-line; já a seção Venice Classics foi apresentada no programa Il Cinema Ritrovato, uma mostra de filmes restaurados promovida pela Cineteca di Bologna, que aconteceu em agosto.
As homenageadas desta 77ª edição, que receberam o Leão de Ouro honorário foram: Ann Hui, diretora, produtora, roteirista e atriz de Hong Kong, premiada em Veneza pelo filme Tou ze; e a atriz britânica Tilda Swinton, que recebeu o prêmio Volpi Cup de melhor atriz por Eduardo II, em 1991, e este ano apresentou o curta-metragem The Human Voice, de Pedro Almodóvar.
Confira a lista completa com os vencedores do Festival de Cinema de Veneza 2020:
COMPETIÇÃO OFICIAL
MELHOR FILME | LEÃO DE OURO: Nomadland, de Chloé Zhao (EUA)
GRANDE PRÊMIO DO JÚRI: Nuevo orden, de Michel Franco (México/França)
MELHOR DIREÇÃO | LEÃO DE PRATA: Kiyoshi Kurosawa, por Spy no Tsuma (Wife of a Spy)
PRÊMIO COPPA VOLPI | MELHOR ATRIZ: Vanessa Kirby, por Pieces of a Woman
PRÊMIO COPPA VOLPI | MELHOR ATOR: Pierfrancesco Favino, por Padrenostro
MELHOR ROTEIRO: The Disciple, escrito por Chaitanya Tamhane (Índia)
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI: Dorogie Tovarischi (Dear Comrades), de Andrei Konchalovsky (Rússia)
PRÊMIO MARCELLO MASTROIANNI | ATOR/ATRIZ EM ASCENSÃO: Rouhollah Zamani, por Khorshid (Sun Children)
MOSTRA ORIZZONTI
MELHOR FILME: Dashte Khamoush (The Wasteland), de Ahmad Bahrami (Irã)
MELHOR DIREÇÃO: Lav Diaz, por Lahi, Hayop (Genus Pan)
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI: Listen, de Ana Rocha de Sousa (Reino Unido/Portugal)
MELHOR ATOR: Yahya Mahayni, por The Man Who Sold His Skin
MELHOR ATRIZ: Khansa Batma, por Zanka Contact
MELHOR ROTEIRO: I predatori, escrito por Pietro Castellitto
MELHOR CURTA-METRAGEM: Entre tú y milagros, de Mariana Saffon (Colômbia)
VENICE VIRTUAL REALITY
Grande Prêmio do Júri: The Hangman at Home. An immersive single user experience, de Michelle Kranot e Uri Kranot (Dinamarca/França/Canadá)
Melhor História: Sha si da ming xing (Killing a Superstar), de Fan Fan (China)
Melhor Experiência Interativa em Realidade Virtual: Finding Pandora X, de Kiira Benzing (EUA)
OUTROS PRÊMIOS
LEÃO DO FUTURO | MELHOR FILME DE ESTREIA: Listen, de Ana Rocha de Sousa (Reino Unido/Portugal)
PRÊMIO FIPRESCI | COMPETIÇÃO: The Disciple, de Chaitanya Tamhane (Índia)
PRÊMIO FIPRESCI | ORIZZONTI E MOSTRAS PARALELAS: Dashte Khamoush (The Wasteland), de Ahmad Bahrami (Irã)
QUEER LION AWARD: The World To Come, de Mona Fastvold (EUA)
GRANDE PRÊMIO | Settimana Internazionale della Critica: Hayaletler (Ghosts), de Azra Deniz Okyay (Turquia/França/Qatar)
PRÊMIO EUROPA CINEMAS LABEL | Giornate degli Autori: Oaza (Oasis), de Ivan Ikić (Sérvia/Eslovênia/Holanda/França/Bósnia e Herzegovina)
MELHOR CURTA-METRAGEM | SIC | Venice International Film Critics Week: J’ador, de Simone Bozzelli (Itália)
PRÊMIO SIGNIS | SIGNIS International (World Catholic Association for Communication): Quo vadis, Aida?, de Jasmila Zbanic (Bósnia e Herzegovina/Áustria/Romênia/Holanda/Alemanha/Polônia/França/Noruega)
PRÊMIO SIGNIS | Menção Especial: Nomadland, de Chloé Zhao (EUA)
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Foto: Divulgação.