Festival de Veneza 2020: filmes de Pedro Almodóvar e Regina King serão exibidos fora de competição

por: Cinevitor

almodovartildavenezaPedro Almodóvar e Tilda Swinton nos bastidores do curta The Human Voice.

Depois de anunciar a seleção de sua 77ª edição na semana passada, o Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontecerá entre os dias 2 e 12 de setembro, acaba de divulgar dois novos títulos em sua programação: The Human Voice, de Pedro Almodóvar e One Night in Miami, de Regina King, que serão exibidos fora de competição.

Em comunicado oficial, Almodóvar disse: “Estou muito empolgado em voltar a Veneza em um ano tão especial, com o Covid-19 como convidado involuntário. Tudo será diferente e estou ansioso para saber como será pessoalmente. É uma honra acompanhar Tilda em um ano em que ela receberá um prêmio muito merecido. De fato, The Human Voice é um festival de Tilda, uma exibição de seus registros infinitos e variados como atriz. Foi um espetáculo dirigi-la”.

O curta-metragem The Human Voice é uma livre adaptação da peça homônima do dramaturgo francês Jean Cocteau, escrita em 1930. Dirigido por Almodóvar, o filme conta a história de uma mulher desesperada, interpretada por Tilda Swinton, que aguarda o telefonema do homem que a abandonou.

Em seu primeiro trabalho filmado em inglês, Almodóvar contou novamente com a companhia de nomes conhecidos em sua trajetória: o fotógrafo José Luis Alcaine e o compositor Alberto Iglesias. O curta foi rodado entre os dias 16 e 27 de julho, seguindo todos os protocolos de segurança por conta da pandemia de Covid-19.

“É um prazer extraordinário e uma grande honra dar as boas-vindas a Pedro Almodóvar de volta a Veneza, um ano depois de lhe conceder o Leão de Ouro, com seu novo filme estrelado por Tilda Swinton, a vencedora deste ano do Leão de Ouro. É uma coincidência excepcional em um ano fora do comum: não poderia haver melhor maneira de comemorar, juntos, nosso desejo de voltar ao cinema na companhia de um dos maiores diretores contemporâneos”, disse Alberto Barbera, diretor artístico do festival.

onenightmiamivenezaCena de One Night in Miami, dirigido por Regina King.

Regina King, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por Se a Rua Beale Falasse, também se mostrou animada com a presença de seu filme na seleção: “Estamos nos beliscando por fazer parte do Festival de Cinema de Veneza, um evento de muito prestígio. Estou muito animada em anunciar esse novo passo na jornada do filme”.

One Night in Miami, recentemente adquirido pela Amazon, é ambientado na noite de 25 de fevereiro de 1964 e a história acompanha o jovem Cassius Clay, antes de se tornar Muhammad Ali, interpretado por Eli Goree, quando conquistou o título mundial de campeão dos pesos pesados. Contra todas as probabilidades, ele derrotou Sonny Liston e chocou o mundo dos esportes. Enquanto multidões lotavam o Miami Beach Convention Center para comemorar a partida, Clay, incapaz de permanecer na ilha por causa das leis de segregação da era Jim Crow, passa a noite no Hampton House Motel em um dos bairros historicamente negros de Miami, comemorando com três dos seus amigos mais próximos: o ativista Malcolm X, papel de Kingsley Ben-Adir; o cantor Sam Cooke, vivido por Leslie Odom Jr.; e o astro do futebol Jim Brown, interpretado por Aldis Hodge.

Na manhã seguinte, os quatro homens decidem explorar um novo mundo para si e para seu povo. Com roteiro de Kemp Powers, One Night in Miami explora o que aconteceu durante essas horas cruciais através do relacionamento dinâmico entre os quatro homens e a maneira como a amizade, junto com suas lutas compartilhadas, colaborou com o futuro de ícones dos direitos civis, reconhecidos até hoje.

“O filme de Regina King não poderia estar mais de acordo com os eventos dos últimos meses e a importância de lutar contra todas as formas de racismo que continuam a prevalecer em nossa sociedade. Estamos muito satisfeitos que Veneza possa ajudar a trazer à atenção do público um filme que é importante por seu conteúdo e confirma o talento de uma grande atriz como diretora”, disse Alberto Barbera.

Por conta da pandemia de Covid-19, o Festival de Veneza deste ano apresentará algumas mudanças necessárias de acordo com os protocolos de segurança. Para respeitar o distanciamento social, o número total de filmes será menor e as exibições acontecerão nos tradicionais cinemas com todas as medidas estabelecidas pelas autoridades. Neste ano, a atriz australiana Cate Blanchett presidirá o Júri Internacional e, além de Tilda Swinton, a cineasta, produtora, roteirista e atriz Ann Hui também será homenageada com o Leão de Ouro honorário.

Foto: Agustín Almodóvar/Divulgação.

Comentários