A 80ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontecerá entre os dias 30 de agosto e 9 de setembro, revelou, nesta terça-feira, 25/07, a lista completa com os filmes selecionados para este ano.
Na Competição Internacional, com títulos que disputam o Leão de Ouro, prêmio máximo do evento, quinze cineastas participam pela primeira vez, como Luc Besson, Bertrand Bonello, Bradley Cooper, Ava DuVernay, David Fincher, Matteo Garrone, Ryusuke Hamaguchi, entre outros. A seleção traz também premiados em outras edições do festival, entre eles, Sofia Coppola, Roman Polanski e Yorgos Lanthimos.
Para este ano, 4.061 títulos, de 54 países, foram inscritos; 2.100 longas-metragens e 1.961 curtas. Ao total, 66.56% eram filmes dirigidos por homens, 31,96% por mulheres e 1,48% de outros gêneros.
Em comunicado oficial, Alberto Barbera, diretor do festival, disse: “Mesmo que a indústria audiovisual mostre toda a sua fragilidade, o cinema está mais vivo do que nunca. A conclusão do longo processo de seleção dos filmes inscritos no festival confirma isso, apesar das dificuldades enfrentadas também neste ano. Esta confirmação não é apenas quantitativa, mas também, e sobretudo, em virtude da qualidade da colheita, para usar uma metáfora muito usada. Cineastas estabelecidos expressando o melhor de sua extraordinária habilidade criativa; diretores sólidos confirmando seu talento e sua capacidade de interpretar o tempo presente e suas apreensões; diretores estreantes logo atrás daqueles que os precederam, enquanto traçam novos caminhos para o futuro que nos espera; e um número crescente de mulheres diretoras, encorajando-nos a esperar por uma futura e esperada igualdade de gênero”.
Neste ano, o cinema brasileiro marca presença com Sem Coração, de Nara Normande e Tião, na mostra competitiva Orizzonti, que é dedicada a filmes que representam as últimas tendências estéticas e expressivas, com especial atenção para filmes de estreia, jovens talentos, filmes independentes e um cinema menos conhecido.
A sinopse diz: Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara, interpretada por Maya de Vicq, está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de Sem Coração, vivida por Eduarda Samara, por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.
“A jornada da protagonista Tamara é inspirada em algumas memórias da minha infância e adolescência passadas no litoral alagoano, lugar onde cresci e de grande inspiração para meus trabalhos. Alagoas é um estado pouco retratado no cinema brasileiro, um estado com muitas camadas, onde a beleza contrasta com as complexidades políticas e sociais. Foi muito especial ter voltado aos lugares da minha infância para filmar essa história com uma equipe extremamente talentosa. Depois de ter feito alguns trabalhos na região, fui construindo ao longo dos anos uma forte relação com Eduarda Samara, a outra protagonista do filme, atriz alagoana que colaborou de uma forma muito bonita para esse filme acontecer. Estrear num dos maiores festivais do mundo é um reconhecimento muito importante ao trabalho dessa equipe”, disse Nara Normande, que também dirigiu o premiado curta-metragem Guaxuma.
O longa brasileiro é derivado do curta homônimo dirigido pela dupla e lançado em 2014
“Fico muito feliz com a seleção de Sem Coração em Veneza. Fico feliz também com o trabalho que foi desenvolvido durante esses anos por uma equipe muito aguerrida e talentosa que deu tanto ao filme. Pessoas do Recife, de Maceió e de várias cidades do Brasil, da França, Itália. Poder apresentar esse trabalho em um lugar que foi a origem de todos os festivais é especial. O filme tem temas universais e elementos bem locais que falam sobre a complexidade do nosso país, de lugares muito bonitos e ao mesmo tempo violentos, enquanto acompanhamos as jornadas de alguns adolescentes e suas transformações em um verão que vai ficar pra sempre em suas vidas”, afirmou Tião, um dos diretores do longa, que traz no currículo Animal Político, entre outros trabalhos.
Emilie Lesclaux, produtora do longa, comentou sobre a parceria com os diretores e ressaltou o novo capítulo do trabalho conjunto ao lado da dupla: “Trabalhei com Nara e Tião no início da nossa trajetória, nos curtas-metragens Muro e Sem Coração, filmes que estrearam no Festival de Cannes e que tiveram carreiras exemplares no cinema brasileiro. Agora é muito bonito expandir essa história e apresentar o longa Sem Coração no Festival de Veneza, com os diretores e eu mesma em estágios mais desenvolvidos dos nossos trabalhos”.
O elenco conta também com Maeve Jinkings, Erom Cordeiro, Alaylson Emanuel, Kaique Brito, Eules Assis, Ian Boechat, Lucas Da Silva e Elany Santos. A direção de fotografia é de Evgenia Alexandrova; Thales Junqueira assina a direção de arte; o figurino é de Preta Marques e a caracterização de Natie Cortez; a montagem é de Juliana Munhoz, Edu Serrano e Isabelle Manquillet.
O longa, rodado em locações no litoral de Alagoas, entre setembro e outubro de 2022, e que é um derivado do curta-metragem homônimo dirigido pela dupla, lançado em 2014, é uma coprodução entre Brasil, França e Itália, produzido por Emilie Lesclaux, Kleber Mendonça Filho, Justin Pechberty, Damien Megherbi, Nadia Trevisan, Alberto Fasulo e coproduzido e distribuído pela Vitrine Filmes.
Vale destacar que o ator brasileiro Gabriel Leone, de Eduardo e Mônica, integra o elenco de Ferrari, longa dirigido por Michael Mann, no papel do piloto Alfonso de Portago; o filme, que disputa o Leão de Ouro, narra a história de Enzo Ferrari, fundador da Scuderia Ferrari e da fábrica de automóveis Ferrari, e conta também com Adam Driver, Penélope Cruz, Shailene Woodley, Sarah Gadon, Jack O’Connell e Patrick Dempsey.
E mais: a atriz Sophie Charlotte, que em breve chegará aos cinemas brasileiros na cinebiografia de Gal Costa, também aparece na lista de Veneza no elenco do longa The Killer, dirigido por David Fincher. A aventura policial, que está na disputa pelo Leão de Ouro, conta também com Michael Fassbender e Tilda Swinton.
O Brasil também se destaca nesta 80ª edição na mostra Venice Immersive com produções em realidade virtual. Além disso, Damien Chazelle, Alice Diop e Jonas Carpignano serão os presidentes dos júris internacionais.
Conheça os filmes selecionados para o 80º Festival de Veneza:
VENEZIA 80 | COMPETIÇÃO
Adagio, de Stefano Sollima (Itália)
Aku wa sonzai shinai (Evil Does Not Exist), de Ryusuke Hamaguchi (Japão)
Bastarden (The Promised Land), de Nikolaj Arcel (Dinamarca/Alemanha/Suécia)
Comandante, de Edoardo De Angelis (Itália) (filme de abertura)
Die Theorie von allem, de Timm Kröger (Alemanha/Áustria/Suíça)
Dogman, de Luc Besson (França)
El Conde, de Pablo Larraín (Chile)
Enea, de Pietro Castellitto (Itália)
Ferrari, de Michael Mann (EUA)
Finalmente l’alba, de Saverio Costanzo (Itália)
Holly, de Fien Troch (Bélgica/Holanda/Luxemburgo/França)
Hors-saison, de Stéphane Brizé (França)
Io Capitano, de Matteo Garrone (Itália/Bélgica)
Kobieta Z… (Woman of), de Małgorzata Szumowska e Michał Englert (Polônia/Suécia)
La bête, de Bertrand Bonello (França/Canadá)
Lubo, de Giorgio Diritti (Itália/Suíça)
Maestro, de Bradley Cooper (EUA)
Memory, de Michel Franco (México/EUA)
Origin, de Ava DuVernay (EUA)
Poor Things, de Yorgos Lanthimos (Reino Unido)
Priscilla, de Sofia Coppola (EUA/Itália)
The Killer, de David Fincher (EUA)
Zielona granica (The green border), de Agnieszka Holland (República Tcheca/Polônia/Bélgica)
ORIZZONTI | COMPETIÇÃO
A cielo abierto, de Mariana Arriaga (México/Espanha)
Domakinstvo za pocetnici (Housekeeping for beginners), de Goran Stolevski (Macedônia do Norte/Polônia/Croácia/Sérvia/Kosovo)
El paraíso, de Enrico Maria Artale (Itália)
En attendant la nuit, de Céline Rouzet (França/Bélgica)
Gasoline Rainbow, de Bill Ross e Turner Ross (EUA)
Hokage (Shadow of fire), de Shinya Tsukamoto (Japão)
Invelle, de Simone Massi (Itália/Suíça)
Magyarázat mindenre (Explanation for everything), de Gábor Reisz (Hungria/Eslováquia)
Oura el jbel (Behind the mountains), de Mohamed Ben Attia (Tunísia/Bélgica/França/Arábia Saudita/Qatar)
Paradiset brinner (Paradise is burning), de Mika Gustafson (Suécia/Itália/Dinamarca/Finlândia)
Sem Coração, de Nara Normande e Tião (Brasil/França/Itália)
Ser ser salhi (City of Wind), de Lkhagvadulam Purev-Ochir (França/Mongólia/Portugal/Holanda)
Tatami, de Guy Nattiv e Zar Amir Ebrahimi (Geórgia/EUA)
The Featherweight, de Robert Kolodny (EUA)
The Red Suitcase, de Fidel Devkota (Nepal/Sri Lanka)
Una sterminata domenica, de Alain Parroni (Itália/Alemanha/Irlanda)
Yurt (Dormitory), de Nehir Tuna (Turquia/Alemanha/França)
ORIZZONTI EXTRA
Bota jonë (Notre monde), de Luàna Bajrami (Kosovo/França)
Day of the Fight, de Jack Huston (EUA)
El rapto, de Daniela Goggi (Argentina/EUA)
Felicità, de Micaela Ramazzotti (Itália)
In the Land of Saints and Sinners, de Robert Lorenz (Irlanda)
L’homme d’argile, de Anaïs Tellenne (França)
Nazavzhdy-Nazavzhdy (Forever-Forever), de Anna Buryachkova (Ucrânia/Holanda)
Pet Shop Boys, de Olmo Schnabel (EUA/Itália/Reino Unido/México)
Stolen, de Karan Tejpal (Índia)
FORA DE COMPETIÇÃO | FICÇÃO
Aggro Dr1ft, de Harmony Korine (EUA)
Coup de chance, de Woody Allen (França/Reino Unido)
Daaaaaali!, de Quentin Dupieux (França)
Hit Man, de Richard Linklater (EUA)
L’ordine del tempo, de Liliana Cavani (Itália/Bélgica)
La sociedad de la nieve, de J. A. Bayona (Espanha/Uruguai/Chile) (filme de encerramento)
Making of, de Cédric Kahn (França)
The Caine Mutiny Court-Martial, de William Friedkin (EUA)
The Palace, de Roman Polanski (Itália/Suíça/Polônia/França)
The Penitent, de Luca Barbareschi (Itália)
The Wonderful Story of Henry Sugar, de Wes Anderson (EUA)
Vivants, de Alix Delaporte (França/Bélgica)
Xue bao (Snow leopard), de Pema Tseden (China)
FORA DE COMPETIÇÃO | DOCUMENTÁRIO
Amor, de Virginia Eleuteri Serpieri (Itália/Lituânia)
Enzo Jannacci vengo anch’io, de Giorgio Verdelli (Itália)
Frente a Guernica, de Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi (Itália)
Hollywoodgate, de Ibrahim Nash’at (Alemanha/EUA)
Menus plaisirs – Les Troisgros, de Frederick Wiseman (França/EUA)
Ryuichi Sakamoto | Opus, de Neo Sora (Japão)
FORA DE COMPETIÇÃO | SÉRIES
D’argent et de sang, de Xavier Giannoli e Frédéric Planchon (França/Bélgica)
Znam kako dišeš (I know your soul), de Alen Drljević e Nemin Hamzagić (Bósnia e Herzegovina)
FORA DE COMPETIÇÃO | CURTA-METRAGEM
Welcome to Paradise, de Leonardo Di Costanzo (Itália)
EXIBIÇÃO ESPECIAL
La parte del leone: una storia della Mostra, de Baptiste Etchegaray e Giuseppe Bucchi (França/Itália)
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Foto: Divulgação/Vitrine Filmes.