Festival de Veneza 2023: Damien Chazelle, Alice Diop e Jonas Carpignano serão presidentes dos júris internacionais

por: Cinevitor
Damien Chazelle: o vencedor do Oscar comandará o júri da Competição

A 80ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontecerá entre os dias 30 de agosto e 9 de setembro, acaba de anunciar os nomes dos presidentes dos júris internacionais deste ano: Damien Chazelle, Alice Diop e Jonas Carpignano. A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da Biennale di Venezia por recomendação de Alberto Barbera, diretor artístico do festival. 

O cineasta americano Damien Chazelle, que participou de Veneza com La La Land: Cantando Estações e O Primeiro Homem, presidirá o Júri Internacional da Competição, que designará o Leão de Ouro e outros prêmios oficiais. Em comunicado, disse: “Durante dez dias todos os anos, esta cidade das artes, de Tintoretto, Ticiano e Veronese, torna-se uma cidade do cinema e estou honrado e feliz por ser convidado para liderar o júri deste ano. Mal posso esperar para descobrir uma nova safra de grandes filmes”.

A diretora francesa Alice Diop comandará o júri do Prêmio Luigi De Laurentiis, Leão do Futuro, entregue a um filme de estreia; no ano passado, seu longa Saint Omer venceu nesta mesma categoria e também o Grande Prêmio do Júri. Ao aceitar o convite, disse: “Que grande honra e que grande alegria ter sido escolhida para presidir o Luigi De Laurentiis em um festival que me acolheu e tanto me ofereceu no ano passado. Estou feliz por passar o bastão este ano e trabalhar para ver uma nova voz emergir na paisagem cinematográfica que o Festival de Veneza sempre procurou renovar”.

Jonas Carpignano, cineasta ítalo-americano dos filmes Mediterrânea, Ciganos da Ciambra (coprodução brasileira) e A Chiara, foi convidado para presidir o júri da mostra Orizzonti. O diretor, premiado em Veneza com o curta-metragem A Chjàna, em 2011, disse: “É uma grande honra presidir o júri da Orizzonti este ano. Estou muito grato ao Festival de Cinema de Veneza por este privilégio. Ano após ano, a rica e ousada seleção da Orizzonti nos oferece uma profunda imersão no mundo do cinema. Mal posso esperar para viver as emoções e vivenciar as diversas realidades que vamos conhecer nas salas do Lido. Ter a oportunidade de ver alguns dos melhores filmes do ano em um dos locais mais bonitos do mundo é algo verdadeiramente especial”.

O Festival de Veneza também revelou que a atriz italiana Caterina Murino, dos filmes Meu Irmão, Minha Irmã, Maestro(s) e Encurralados em Veneza, será a anfitriã das noites de abertura e encerramento no Palazzo del Cinema no Lido. Além disso, Tony Leung Chiu-wai e Liliana Cavani serão homenageados com o Leão de Ouro honorário

Foto: Aaron Poole/©A.M.P.A.S.

Comentários