Festival de Veneza 2023: Tony Leung Chiu-wai e Liliana Cavani serão homenageados com o Leão de Ouro honorário

por: Cinevitor
Tony Leung Chiu-wai já atuou em três filmes que ganharam o Leão de Ouro

A diretoria da Biennale di Venezia anunciou nesta segunda-feira, 27/03, que a diretora italiana Liliana Cavani e o ator Tony Leung Chiu-wai, de Hong Kong, receberão o Leão de Ouro honorário na 80ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontecerá entre os dias 30 de agosto e 9 de setembro. A homenagem foi proposta por Alberto Barbera, diretor do festival.

Em comunicado oficial, Liliana Cavani, que já passou por Veneza com Philippe Pétain: Processo a Vichy, que levou o Leão de San Marco de melhor documentário, Galileo, L’ospite, Gestos de Amor e Clarisse, declarou: “Estou muito feliz e grata à Biennale di Venezia por esta maravilhosa surpresa”.

Tony Leung Chiu-wai atuou em três filmes que ganharam o Leão de Ouro no Festival de Veneza: A Cidade do Desencanto, de Hsiao-Hsien Hou; Entre a Inocência e o Crime, de Anh Hung Tran; e Desejo e Perigo, de Ang Lee. Em comunicado, disse: “Estou maravilhado e honrado com a notícia. Espero comemorar este prêmio com todos os cineastas com quem trabalhei. Este prêmio é uma homenagem a todos eles também”.

Sobre as homenagem, Alberto Barbera disse: “Liliana Cavani é uma das protagonistas mais emblemáticas do Novo Cinema Italiano dos anos 1960, cuja obra percorreu mais de sessenta anos de história do show business. Ela é uma artista versátil que frequenta televisão, teatro e ópera com o mesmo espírito não convencional e fermentação intelectual que tornaram seus filmes famosos. Sua mentalidade sempre foi inconformista, livre de preconceitos ideológicos e dissociada de qualquer tipo de lavagem cerebral; é movida pela busca constante de uma verdade escondida nos cantos mais recônditos e misteriosos da alma humana, até o limite da espiritualidade”.

A cineasta no Festival de Veneza em 2012

E continuou: “Os personagens de seus filmes são ambientados em um contexto histórico que mostra uma tensão existencial em direção à mudança, jovens em busca de respostas para questões importantes, personagens complexos e problemáticos que refletem o conflito não resolvido entre indivíduo e sociedade. O seu é um olhar político no mais alto sentido do termo, antidogmática, não alinhada, corajosa na forma como enfrenta até os tabus mais desafiantes, alheia às tendências, resistente ao compromisso e ao oportunismo de produção. Em vez disso, ela está aberta a uma ambiguidade fértil nos personagens e situações que apresenta. Uma fecunda lição de estética e de ética, de um protagonista do nosso cinema que define a sua perpétua modernidade”.

Alberto Barbera também comentou sobre a homenagem para Tony Leung Chiu-wai: “É um artista carismático no decorrer de uma carreira transnacional excepcional que evoluiu paralelamente à expansão da circulação global de filmes. Os papéis de Tony Leung não apenas abrangeram uma grande variedade de gêneros, mas também uniram televisão, cultura popular e cinema de arte em diferentes latitudes. Sua reputação está estritamente ligada à sua colaboração de longo prazo com aclamados autores premiados, simbolizados por sua atuação inesquecível em Amor à Flor da Pele, de Wong Kar-Wai, que lhe rendeu o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes. Seus papéis principais em três filmes premiados com o Leão de Ouro de Veneza de diferentes partes da Ásia também confirmam sua centralidade no cinema de autor”

E completou: “No entanto, seu perfil mundial também é afiliado a sucessos de bilheteria que atravessam diferentes modos, gêneros e idiomas, incluindo: Herói, de Zhang Yimou; Conflitos Internos, de Andrew Lau e Alan Mak; A Batalha dos Três Reinos, de John Woo; e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, da Marvel e dirigido por Destin Daniel Cretton. Reconhecido como um dos principais atores de sua geração, mantendo a incrível versatilidade que o transformou em estrela do cinema e pop em Hong Kong na década de 1980, conquistou um perfil único como estrela pan-asiática e global, confirmando sua presença dentro de culturas de tela em constante mudança, desconstruindo a ideia tradicional do estrelato masculino e trazendo sensibilidade convincente para todos os seus papéis”, finalizou.

Fotos: Gareth Cattermole/Getty Images Europe/Marvel Studios.

Comentários