O Festival do Rio 2022, que acontecerá entre os dias 6 e 16 de outubro, anunciou os títulos selecionados para a Première Brasil, considerada uma das principais vitrines do cinema brasileiro. Neste ano, foram selecionadas 70 produções nacionais, entre longas e curtas, de novos talentos e de realizadores consagrados, entre os mais de 450 curtas e 200 longas inscritos.
As obras estão divididas nas mostras competitivas (Competição Oficial e Novos Rumos) e nas mostras especiais (Hors Concours, Retratos e O Estado das Coisas). Além disso, a Première Brasil também realiza sessões e debates presenciais com as equipes dos filmes e oferece ao público o privilégio do voto popular para escolha do melhor filme de ficção, melhor documentário e melhor curta.
O Festival do Rio 2022 retorna ao seu mês tradicional e acontecerá em diversas salas de cinema, como as do Circuito Estação NET, entre outras. De volta ao circuito está o icônico Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, na Cinelândia, que receberá as noites de gala de filmes internacionais e nacionais hors concours.
“A Première Brasil foi criada para ser uma grande janela para o cinema brasileiro. Nos interessa, mais que tudo, tornar nossos filmes acessíveis e conhecidos dentro do Brasil e para todos os públicos. O Festival do Rio também se consolidou como uma importante plataforma para o cinema brasileiro no exterior, projetando nosso prestígio e talento internacionalmente”, disse Ilda Santiago, diretora executiva de programação do Festival do Rio.
Conheça os filmes selecionados para a Première Brasil 2022:
PREMIÈRE BRASIL | COMPETITIVAS
LONGAS-METRAGENS | FICÇÃO
Bem-vinda, Violeta, de Fernando Fraiha (RJ)
Bocaina, de Ana Flávia Cavalcanti e Fellipe Barbosa (RJ)
Carvão, de Carolina Markowicz (SP)
Fogaréu, de Flávia Neves (RJ)
Mato Seco em Chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta (DF)
Paloma, de Marcelo Gomes (PE)
Paterno, de Marcelo Lordello (PE)
Perlimps, de Alê Abreu (SP)
Propriedade, de Daniel Bandeira (PE)
Regra 34, de Julia Murat (RJ)
Transe, de Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães (RJ)
LONGAS-METRAGENS | DOCUMENTÁRIO
7 Cortes de Cabelo no Congo, de Luciana Bezerra, Gustavo Melo e Pedro Rossi (RJ)
A Assembleia – Brasil, de Beatriz Sayad, Heloisa Passos e Juliana Jardim (SP)
Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente (RJ)
Exu e o Universo, de Thiago Zanato (SP)
Fausto Fawcett na Cabeça, de Victor Lopes (SP)
Kobra Auto Retrato, de Lina Chamie (SP)
Não é a Primeira Vez que Lutamos pelo Nosso Amor, de Luis Carlos de Alencar (RJ)
Nossa Pátria Está Onde Somos Amados, de Felipe Hirsch (SP)
Sociedade do Medo, de Adriana L. Dutra (RJ)
COMPETIÇÃO | CURTAS-METRAGENS
Abscesso, de Bianca Iatallese (SP)
Big Bang, de Carlos Segundo (MG)
Cinema Vivo, de Chris MN (RJ)
Contando Aviões, de Fabio Rodrigo (SP)
Escasso, de Gabriela Gaia Meirelles (RJ)
Garotos Ingleses, de Marcus Curvelo (BA)
Kokoro – de coração a coração, de André Hayato Saito (SP)
Mulheres Árvore, de Wara (CE)
Peixes não se afogam, de Anna Azevedo (RJ)
O Senhor do Trem, de Aída Queiroz e Cesar Coelho (RJ)
Último Domingo, de Joana Claude e Renan Barbosa Brandão (RJ)
Selfie, de Alex Sernambi (RS)
Solmatalua, de Rodrigo Ribeiro-Andrade (SC)
Tiro de Misericórdia, de Augusto Barros (MG)
PREMIÈRE BRASIL | NOVOS RUMOS
COMPETIÇÃO LONGAS
A Cozinha, de Johnny Massaro (RJ)
A Filha do Caos, de Juan Posada (RJ)
Canção ao Longe, de Clarissa Campolina (MG)
Maputo Nakuzandza, de Ariadine Zaumpaulo (SP)
O Acidente, de Bruno Carboni (RS)
Três Tigres Tristes, de Gustavo Vinagre (SP)
Lilith, de Bruno Safadi (RJ)
Ciclo, de Ian SBF (RJ)
COMPETIÇÃO CURTAS
Aluísio, o Silêncio e o Mar, de Luiz Carlos Vasconcellos (PB)
Caminhos Afrodiaspóricos do Recôncavo da Guanabara, de Wagner Novais (RJ)
Curupira e a Máquina do Destino, de Janaína Wagner (SP)
e nada mais disse., de Júlia Menna Barreto (RJ)
Entre a Colônia e as Estrelas, de Lorran Dias (RJ)
Êra Punk, de Flávio Galvão (SP)
Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli (RJ)
Iceberg, de Will Domingos (RJ)
HORS CONCOURS
Abestalhados 2, de Marcos Jorge e Marcelo Botta (SP)
Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho, de Pedro Bronz (RJ)
A Praga, de José Mojica Marins + A Última Praga de Mojica, de Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira (SP)
Derrapada, de Pedro Amorim (RJ)
Down Quixote, de Leonardo Cortez (SP)
Miúcha, a Voz da Bossa Nova, de Daniel Zarvos e Liliane Mutti (RJ)
O Pastor e o Guerrilheiro, de José Eduardo Belmonte (RJ)
Pérola, de Murilo Benício (RJ)
NOVOS RUMOS | HORS CONCOURS
Domingo à Noite, de André Bushatsky (SP)
PREMIÈRE BRASIL: O ESTADO DAS COISAS
Boicote, de Julia Bacha (RJ)
Corpolítica, de Pedro Henrique França (SP)
Direito de Sonhar, de Theresa Jessouroun (RJ)
Fio do Afeto, de Bianca Lenti (RJ)
Palco de Luta, de Iberê Carvalho (DF)
Regenerar: caminhos possíveis em um planeta machucado, de Maria Clara Parente (RJ)
Um Tiro no Escuro, de Paulo Ferreira (RJ)
CURTAS-METRAGENS
Romão, de Clementino Júnior (RJ)
Socorro, de Susanna Lira (RJ)
Sinfonia da Vacina, de Guilherme Coelho e Julia De Simoni (RJ)
Tekoha, de Carlos Adriano (SP)
PREMIÈRE BRASIL: RETRATOS
Belchior – Apenas um Coração Selvagem, de Natália Dias e Camilo Cavalcanti (RJ)
Daniel Senise – Nem tudo tem que ser sobre alguma coisa, de Bernardo Pinheiro (RJ)
De Você Fiz Meu Samba, de Isabel Nascimento Silva (RJ)
Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você, de Roberto de Oliveira (RJ)
Elton Medeiros: o sol nascerá, de Pedro Murad (RJ)
Luzes Mulheres Ação, de Eunice Gutman (RJ)
Otto: de trás p/ diante, de Helena Lara Resende e Marcos Ribeiro (RJ)
Quando a Coisa Vira Outra, de Marcio de Andrade (DF)
PREMIÈRE BRASIL: ESPECIAL CLÁSSICOS
Assalto ao Trem Pagador, de Roberto Farias (1962)
O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte (1962)
OUTRAS MOSTRAS
MIDNIGHT
O País da Pornochanchada, de Adolfo Lachtermacher (RJ)
Foto: Divulgação/Pandora Filmes.