Festival Varilux de Cinema Francês 2019 anuncia os primeiros filmes da programação

por: Cinevitor

ozonvarilux2019Elenco reunido no novo filme de François Ozon: premiado em Berlim.

O Festival Varilux de Cinema Francês 2019 acontecerá entre os dias 6 e 19 de junho em todo país, trazendo para o público brasileiro a recente safra da cinematografia francesa. Em sua décima edição, o Varilux irá ultrapassar a marca de um milhão de espectadores.

Nos últimos dez anos, o festival foi crescendo gradativamente em número de cidades, de salas de cinema e de público. Em 2010, foi realizado em nove cidades, exibido em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas. Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas de todas as idades.

A programação completa será confirmada em breve, mas alguns filmes já foram anunciados, como: Graças a Deus, no original Grâce à Dieu, último filme de François Ozon. Vencedor do Urso de Prata, Grande Prêmio do Júri, no Festival de Berlim deste ano, o longa tem como base uma história real que conduziu à condenação do cardeal francês Philippe Barbarin por seu silêncio sobre os abusos sexuais cometidos contra menores de idade por um padre de sua diocese. O filme estreou na França em fevereiro de 2019, apenas alguns dias antes do julgamento do Cardeal e suscitou muitos debates. O elenco conta com Denis Ménochet, Julie Duclos, François Marthouret, Éric Caravaca, Swann Arlaud e Melvil Poupaud.

varilux2019filmeCena do filme A Revolução em Paris: indicado ao César 2019.

A animação Astérix e o Segredo da Poção Mágica, no original Astérix: Le secret de la potion magique, de Alexandre Astier e Louis Clichy, também está confirmada. Na França, vendeu cerca de quatro milhões de ingressos. O público brasileiro já conhecia esse famoso personagem de quadrinhos, que se tornou um símbolo da resistência francesa à globalização, do Varilux de 2010, quando integrou à programação com a animação Asterix e o Domínio dos Deuses.

O terceiro filme confirmado é o ambicioso A Revolução em Paris, no original Un Peuple et son Roi, de Pierre Schoeller, que retrata a gênese da Revolução Francesa. A produção, que foi construída a partir de uma pesquisa de quase seis anos e custou 17 milhões de euros, reúne um elenco formado por Louis Garrel, Adèle Haenel, Izïa Higelin, Gaspard Ulliel, Laurent Lafitte, Olivier Gourmet, Denis Lavant, entre outros.

Em breve mais informações sobre o Festival Varilux de Cinema Francês 2019 serão anunciadas.

Fotos: Divulgação.

Comentários