João Pedro Zappa: protagonista em Gabriel e a Montanha.
O grande vencedor da Palma de Ouro do 70º Festival de Cannes só será anunciado neste fim de semana, mas, os premiados na Semana da Crítica (Semaine de la Critique), mostra paralela ao evento que tem como tradição selecionar novos cineastas, divulgou nesta quinta-feira, 25/05, os vencedores deste ano.
O longa-metragem brasileiro Gabriel e a Montanha, do diretor carioca Fellipe Barbosa, que retrata a história do economista carioca Gabriel Buchmann na África, recebeu dois prêmios. A coprodução entre Brasil e França foi honrada com o Prix Révélation France 4, oferecido ao diretor pela obra “que mostra a paixão e o entusiasmo de um novo talento da indústria cinematográfica”. O outro prêmio, o Prix Fondation Gan à la Diffusion, foi dado à distribuidora francesa para alavancar a distribuição do filme na França.
“Estou muito feliz e muito emocionado com essa conquista e esse reconhecimento. A gente teve o prêmio Revelação concedido pelo nosso conterrâneo Kleber Mendonça Filho e o prêmio de um outro júri que nos dará um apoio de distribuição na França. Estou aqui com a mãe e a irmã do Gabriel, a Fátima e a Nina, e elas estão muito emocionadas. O filme nasceu de uma forma gloriosa. Parecia que não podia ficar melhor, tivemos uma recepção muito emocionante aqui em Cannes. E espero que o filme possa ser visto em breve por vocês no Brasil. Vamos com tudo, como diria o Gabriel”, comemorou Fellipe Barbosa.
Neste ano, em sua 56ª edição, a Semana da Crítica contou com o cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho, que esteve na Competição Oficial do Festival de Cannes, no ano passado, com Aquarius, como presidente do júri. Diana Bustamante Escobar, produtora e diretora artística do Festival de Cinema de Cartagena; Eric Kohn, crítico de cinema; Hania Mroué, diretora do Metropolis Art Cinema, do Líbano; e Niels Schneider, ator francês, integraram o júri.
Conheça os vencedores da Semana da Crítica 2017:
Grande Prêmio: Makala, de Emmanuel Gras (França)
Prêmio Revelação France 4: Gabriel e a Montanha, de Fellipe Barbosa (Brasil)
Prêmio SACD (Society of Dramatic Authors and Composers): Ava, escrito por Léa Mysius (França)
Prêmio Gan Foundation de Distribuição: Gabriel e a Montanha, de Fellipe Barbosa (Brasil)
Prêmio Canal+ de curta-metragem: Najpiękniejsze fajerwerki ever (The best fireworks ever), de Aleksandra Terpińska (Polônia)
Prêmio Descoberta Leica Cine | Curta-metragem: Los desheredados, de Laura Ferrés (Espanha)
Foto: Divulgação.