Equipe reunida durante a apresentação do filme.
Único longa-metragem brasileiro selecionado para o Festival de Cannes deste ano, Gabriel e a Montanha estreou neste domingo, 21/05, durante a programação da Semana da Crítica (Semaine de la Critique), prestigiada mostra paralela do festival que tem como tradição selecionar novos cineastas. O filme, dirigido por Fellipe Barbosa, de Casa Grande, emocionou o público, que aplaudiu a obra no Espace Miramar, localizado na Croisette.
Baseado em uma história real, o longa recria a viagem de Gabriel Buchmann, brasileiro formado em Economia que foi para a África a fim de estudar melhor a pobreza e se preparar para um doutorado em políticas públicas na UCLA. Gabriel morreu, em 2009, de hipotermia após decidir subir o Monte Mulanje, pico mais alto do Malawi com mais de três mil metros de altitude, sem a companhia de um guia. Seu corpo foi encontrado dias depois na subida da montanha.
Fátima Buchmann, mãe de Gabriel, assistiu pela primeira vez ao longa. Emocionada, foi a primeira a abraçar o diretor após o fim da exibição nesta manhã. Nina Buchmann, irmã de Gabriel, João Pedro Zappa, que interpreta o protagonista, o ator Leonard Siampala e o produtor executivo da TvZERO, Rodrigo Letier também marcaram presença na sessão.
Neste ano, em sua 56ª edição, a Semana da Crítica conta com o cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho, que esteve na Competição Oficial do Festival de Cannes, no ano passado, com Aquarius, como presidente do júri. Diana Bustamante Escobar, produtora e diretora artística do Festival de Cinema de Cartagena; Eric Kohn, crítico de cinema; Hania Mroué, diretora do Metropolis Art Cinema, do Líbano; e Niels Schneider, ator francês, integram o júri.
A Semana da Crítica 2017 acontece até o dia 26 de maio.
Foto: Alice Khol.