Filmes brasileiros são selecionados para o 53º Festival Internacional de Cinema de Chicago

por: Cinevitor

danielchicagoDaniel de Oliveira em Aos Teus Olhos, novo filme de Carolina Jabor.

O Festival Internacional de Cinema de Chicago é um dos mais prestigiados do mundo e é considerado o mais antigo destinado a mostras competitivas dos Estados Unidos. Neste ano, em sua 53ª edição, que acontece entre os dias 12 e 26 de outubro, a programação conta com 150 filmes, de 50 países.

O drama biográfico Marshall, de Reginald Hudlin e protagonizado por Chadwick Boseman, será o filme de abertura. A Forma da Água, do cineasta mexicano Guillermo del Toro, foi escolhido para encerrar o evento. Além disso, os atores Patrick Stewart e Vanessa Redgrave serão os grandes homenageados desta edição.

O Brasil marca presença com três filmes: Praça Paris, de Lúcia Murat, que será exibido na Competição Internacional e concorre ao Hugo de Ouro, prêmio máximo do evento; Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor, selecionado para a mostra World Cinema, que destaca o cinema global contemporâneo; e No Intenso Agora, de João Moreira Salles, na Competição Internacional de Documentários.

Além disso, o Brasil aparece com outras duas coproduções realizadas pela RT Features, de Rodrigo Teixeira: Me Chame Pelo Seu Nome, de Luca Guadagnino, na mostra Special Presentations; e A Ciambra, de Jonas Carpignano, na mostra World Cinema.

Conheça os filmes selecionados para o 53º Festival Internacional de Cinema de Chicago:

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL:

A Man of Integrity (Lerd), de Mohammad Rasoulof (Irã)
Arrhythmia (Aritmiya), de Boris Khlebnikov (Finlândia/Alemanha/Rússia)
Birds are Singing in Kigali (Ptaki spiewaja w Kigali), de Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze (Polônia)
The Confession, de Zaza Urushadze (Estônia/Geórgia/EUA)
Félicité, de Alain Gomis (Bélgica/França/Senegal)
Gemini, de Aaron Katz (EUA)
Hannah, de Andrea Pallaoro (Bélgica/França/Itália)
The Line (Čiara), de Peter Bebjak (República Checa/Eslováquia/Ucrânia)
A Sort of Family (Una especie de familia), de Diego Lerman (Argentina)
The Other Side of Hope (Toivon tuolla puolen), de Aki Kaurismäki (Finlândia)
Praça Paris (Paris Square), de Lúcia Murat (Brasil/Portugal/Argentina)
Samui Song, de Pen-Ek Ratanaruang (Tailândia)
O Fantasma da Sicília (Sicilian Ghost Story), de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza (Itália/França/Suíça)
Thelma, de Joachim Trier (França/Noruega/Suécia)
Wind Traces (Restos de viento), de Jimena Montemayor (México)
The Workshop (L’Atelier), de Laurent Cantet (França)

WORLD CINEMA:

1945, de Ferenc Török (Hungria)
Ali’s Wedding, de Jeffrey Walker (Austrália)
The Art of Loving (Sztuka Kochania), de Maria Sadowska (Polônia)
Aurora Borealis (Aurora Borealis – Északi fény), de Márta Mészáros (Hungria)
Back to Burgundy (Ce qui nous lie), de Cédric Klapisch (França)
Barrage, de Laura Schroeder (Bélgica/França/Luxemburgo)
The Basics of Killing (Druzinica), de Jan Cvitkovic (Sérvia/Eslovênia)
Beauty and the Dogs (Aala Kaf Ifrit), de Kaouther Ben Hania (França/Suécia/Tunísia)
Before We Vanish (Sanpo suru shinryakusha), de Kiyoshi Kurosawa (Japão)
Black Cop, de Cory Bowles (Canadá)
The Blue Years (Los años azules), de Sofía Gómez-Córdova (México)
120 Batimentos por Minuto (120 battements par minute), de Robin Campillo (França)
Budapest Noir, de Éva Gárdos (Hungria)
Chateau (La vie de château), de Modi Barry e Cédric Ido (França)
Closeness (Tesnota), de Kantemir Balagov (Rússia)
Control (Het Tweede Gelaat), de Jan Verheyen (Bélgica)
Custody (Jusqu’à la garde), de Xavier Legrand (França)
Disappearance (Verdwijnen), de Boudewijn Koole (Holanda/Noruega)
The Divine Order (Die göttliche Ordnung), de Petra Volpe (Suíça)
Fortunata, de Sergio Castellito (Itália)
God’s Own Country, de Francis Lee (Reino Unido)
Golden Years (Nos années folles), de André Téchiné (França)
Harpoon (Arpón), de Tom Espinoza (Argentina/Espanha/Venezuela)
Have a Nice Day (Hao ji le), de Jian Liu (China)
A Ciambra, de Jonas Carpignano (Itália/Brasil/Alemanha/França/EUA/Suécia)
In the Fade (Aus dem Nichts), de Fatih Akin (Alemanha)
The Insult (L’insulte), de Ziad Doueiri (Líbano/França/EUA/Bélgica/República do Chipre)
Las Olas, de Adrián Biniez (Uruguai/Argentina)
Let The Sunshine In (Un beau soleil interieur), de Claire Denis (França)
Aos Teus Olhos (Liquid Truth), de Carolina Jabor (Brasil)
Lola Pater, de Nadir Moknèche (Bélgica/França)
Lover for a Day (L’amant d’un jour), de Philippe Garrel (França)
Maktub, de Oded Raz (Israel)
Men Don’t Cry (Muskarci ne placu), de Alen Drljevic (Bósnia e Herzegovina/Croácia/Alemanha/Eslovênia)
The Merciless (Bulhandang), de Byun Sung-hyun (Coreia do Sul)
Miami, de Zaida Bergroth (Finlândia)
November, de Rainer Sarnet (Estônia/Holanda/Polônia)
Oh, Lucy!, de Atsuko Hirayanagi (EUA/Japão)
Na Praia à Noite Sozinha (Bamui haebyun-eoseo honja), de Hong Sang-Soo (Coreia do Sul)
The Quartette (Kvarteto), de Miroslav Krobot (República Checa)
Racer and the Jailbird (Le Fidèle), de Michaël R. Roskam (Bélgica)
Scaffolding (Pigumim), de Matan Yair (Israel)
The Scythian Lamb (Hitsuji no ki), de Daihachi Yoshida (Japão)
Spoor (Pokot), de Agnieszka Holland (Polônia/República Checa/Alemanha/Suécia/Eslováquia)
Summer 1993 (Estiu 1993), de Carla Simón (Espanha)
Tiger Girl, de Jakob Lass (Alemanha)
Tulipani: Love, Honour and a Bicycle (Tulipani: Liefde, Eer en een Fiets), de Mike van Diem (Holanda)
Under the Tree (Undir trénu), de Hafsteinn Gunnar Sigurðsson (Islândia)
Western, de Valeska Grisebach (Alemanha/Bulgária/Áustria)
The Whiskey Bandit, de Nimród Antal (Hungria)
Winter Brothers (Vinterbrødre), de Hlynur Pálmason (Dinamarca)
Younger Days (Kleine IJstijd), de Paula van der Oest (Holanda)
Zoo, de Colin McIvor (Irlanda/Reino Unido)

COMPETIÇÃO | DOCUMENTÁRIO:

12 Days (12 Jours), de Raymond Depardon (França)
Adriana’s Pact (El pacto de Adriana), de Lissette Orozco (Chile)
Before Summer Ends (Avant la fin de l’été), de Maryam Goormaghtigh (França/Suíça)
The Experimental City, de Chad Freidrichs (EUA)
No Intenso Agora (In the Intense Now), de João Moreira Salles (Brasil)
Mr. Gay Syria, de Ayse Toprak (Turquia/Alemanha/Malta/França)
A Moon of Nickel and Ice (Sur la lune de nickel), de François Jacob (Canadá)
The Other Side of the Wall (Al otro lado del muro), de Pau Ortiz (Espanha)
The Rape of Recy Taylor, de Nancy Buirski (EUA)

SPECIAL PRESENTATION:

Blow-Up – Depois Daquele Beijo, de Michelangelo Antonioni (Itália)
Borg/McEnroe, de Janus Metz (Suécia/Dinamarca/Finlândia)
Breathe, de Andy Serkis (Reino Unido)
Me Chame Pelo Seu Nome (Call Me by Your Name), de Luca Guadagnino (Itália/Brasil/França/EUA)
Goodbye Christopher Robin, de Simon Curtis (Reino Unido)
Lady Bird, de Greta Gerwig (EUA)
Last Flag Flying, de Richard Linklater (EUA)
Marshall, de Reginald Hudlin (EUA)
Mudbound, de Dee Rees (EUA)
A Forma da Água (The Shape of Water), de Guillermo Del Toro (EUA)
The Square, de Ruben Östlund (Suécia/França/Alemanha)
Three Billboards Outside Ebbing, Missouri, de Martin McDonagh (EUA/Reino Unido)
A Marca da Maldade (Touch of Evil), de Orson Welles (EUA)
Wormwood, de Errol Morris (EUA)

NOVOS DIRETORES | COMPETIÇÃO:

Bitter Flowers, de Olivier Meys (Bélgica/França/Suíça)
The Cakemaker, de Ofir Raul Graizer (Alemanha/Israel)
Charleston, de Andreï Cretulescu (Romênia/França)
The Charmer (Charmøren), de Milad Alami (Dinamarca)
Hunting Season (Temporada de Caza), de Natalia Garagiola (Argentina/França/Alemanha/Qatar/EUA)
In the Shadows, de Dipesh Jain (Reino Unido/Índia)
Killing Jesus (Matar a Jesús), de Laura Mora (Colômbia/Argentina)
A Família (La Familia), de Gustavo Rondón Córdova (Venezuela/Chile/Noruega)
Life Guidance, de Ruth Mader (Áustria)
Los Perros, de Marcela Said (Chile/França)
Never Steady, Never Still, de Kathleen Hepburn (Canadá)
No Date, No Signature (Bedoune tarikh, bedoune emza), de Vahid Jalilvand (Irã)
Oblivion Verses (Los Versos del Olvido), de Alireza Khatami (França/Alemanha/Chile/Holanda)
The Reconciliation, de Maciej Sobieszczański (Polônia)
Scary Mother (Sashishi deda), de Ana Urushadze (Geórgia/Estônia)
They, de Anahita Ghazvinizadeh (EUA)

Clique aqui e confira a lista completa com os filmes selecionados para o Chicago International Film Festival 2017.

Foto: Daniel Chiacos.

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